Codigo C - Questao de estética e praticidade

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor andre_luis » 06 Ago 2009 21:45

Marcelo Samsoniuk escreveu:um codigo bem escrito nem precisa de comentarios! :D

Apesar do tom de brincadeira, não deixa de ser uma realidade.
Escrever algo estruturado e inteligível é uma verdadeira arte. Os comentários sao algumas vezes desnecessários. Mera formalidade corporativa.
Voltando ao tema, realmente os recuros dos editores por vezes mais atrapalham que ajudam...ficar o tempo todo implodindo e explodindo funções é um saco.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor chipselect » 07 Ago 2009 08:08

Independente de o código ser tão bem legível que é cristalino e não precise de comentário, consta da boa prática de programação colocar um mínimo de documentação com pelo menos a descrição geral da função, caso o código seja realmente útil e tenha uma chance mínima de ser reaproveitado.

Otimizações extremas de código pode obscurecer sua legibilidade e isso não significa que o código esteja mal escrito.
chipselect
Word

Mensagempor xultz » 07 Ago 2009 09:01

Eu acho que isso é uma lenda. Por via das dúvidas, eu entupo meus códigos de comentários para me proteger de mim mesmo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 07 Ago 2009 10:55

eu acho que a documentacao vc tem q manter externa ao codigo... jah me aconteceu de gerar tag de codigo e aparecer codigo em arquivos html ou mesmo referencias completas dentro de comentarios (e como vou diferenciar os html puramente documentais dos html que sao compilados dentro do codigo? hehehe)... isso soh atrapalha, acho que codigo eh codigo, documentacao eh documentacao... e tem q ficar armazenado em repositorios separados! :)

chipselect escreveu:Independente de o código ser tão bem legível que é cristalino e não precise de comentário, consta da boa prática de programação colocar um mínimo de documentação com pelo menos a descrição geral da função, caso o código seja realmente útil e tenha uma chance mínima de ser reaproveitado.

Otimizações extremas de código pode obscurecer sua legibilidade e isso não significa que o código esteja mal escrito.
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para Visual C++/C/C++/C#