Visitei o tutorial sobre banco de dados do DicasBCB (http://www.dicasbcb.com.br/Banco_Dados/Tutorial.htm) e esse me foi muito útil (muito obrigado ao autor!!!). Procurei pelos vários posts sobre banco de dados no forum DicasBCB, mas mesmo assim ainda tenho algumas dúvidas.
1) Algum tempo eu perguntei em outro forum qual seria o melhor banco de dados para trabalhar e todo mundo respondeu MySQL (unanimidade), dizendo que o Paradox 7 já esta ficando obsoleto e tal. Pelo que eu entendi de MySQL, ele é mais voltado para banco de dados compartilhado por varias estações de trabalho, como eu pretendo fazer só em um computador ainda assim é recomendado usar MySQL??
2) Pelo que eu vi em alguns posts, a dificuldade maior em lidar com bancos de dados parece ser quando vc tenta usar o programa que você fez em um computador diferente. Tem que instalar algumas coisas no computador, levar dll e tal. Sera que todos os bancos de dados são assim??
3) O que eu conheço de banco de dados é praticamente zero, nada, nothing. O que eu sei de banco de dados aprendi usando Access da Microsoft, que é bem fácil e parece ser bem lógico e organizado (essa é minha opnião!!!).
Por exemplo, se eu quizer fazer um banco de dados para vender produtos com cadastro de clientes e pedidos no Access eu faria como na figura abaixo:

1 - Criaria 3 tabelas (cliente, produto e pedido)
2 - relacionava o nome do cliente(tabela cliente) com o solicitante do pedido(tabela pedido) e relacionava o código do produto (tabela produto) com o produto solicitado (tabela pedido). Em qual tipo de banco de dados passo fazer o mesmo, ou todos podem fazer a mesma coisa do Access??
Qual quer opnião já ajuda muito, obrigado!!!