Banco de dados parecido com Access (Builder)

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Banco de dados parecido com Access (Builder)

Mensagempor __JEREK__ » 23 Dez 2006 04:43

Galera, sou novato em BCB e estou querendo fazer uma aplicação simples usando banco de dados.

Visitei o tutorial sobre banco de dados do DicasBCB (http://www.dicasbcb.com.br/Banco_Dados/Tutorial.htm) e esse me foi muito útil (muito obrigado ao autor!!!). Procurei pelos vários posts sobre banco de dados no forum DicasBCB, mas mesmo assim ainda tenho algumas dúvidas.

1) Algum tempo eu perguntei em outro forum qual seria o melhor banco de dados para trabalhar e todo mundo respondeu MySQL (unanimidade), dizendo que o Paradox 7 já esta ficando obsoleto e tal. Pelo que eu entendi de MySQL, ele é mais voltado para banco de dados compartilhado por varias estações de trabalho, como eu pretendo fazer só em um computador ainda assim é recomendado usar MySQL??

2) Pelo que eu vi em alguns posts, a dificuldade maior em lidar com bancos de dados parece ser quando vc tenta usar o programa que você fez em um computador diferente. Tem que instalar algumas coisas no computador, levar dll e tal. Sera que todos os bancos de dados são assim??

3) O que eu conheço de banco de dados é praticamente zero, nada, nothing. O que eu sei de banco de dados aprendi usando Access da Microsoft, que é bem fácil e parece ser bem lógico e organizado (essa é minha opnião!!!).

Por exemplo, se eu quizer fazer um banco de dados para vender produtos com cadastro de clientes e pedidos no Access eu faria como na figura abaixo:

Imagem

1 - Criaria 3 tabelas (cliente, produto e pedido)
2 - relacionava o nome do cliente(tabela cliente) com o solicitante do pedido(tabela pedido) e relacionava o código do produto (tabela produto) com o produto solicitado (tabela pedido). Em qual tipo de banco de dados passo fazer o mesmo, ou todos podem fazer a mesma coisa do Access??

Qual quer opnião já ajuda muito, obrigado!!!
__JEREK__
Byte

Re: Banco de dados parecido com Access (Builder)

Mensagempor alsell » 23 Dez 2006 07:16

Não tenho muita experiência, fiz algumas aplicações de banco de dados. Usei o BCB 6 e banco de dados Access. Fiz as tabelas no access e usei os componentes ADO do Builder. Simples de trabalhar. Uma das principais vantagens: tive que levar somente o executável e o banco de dados. Nenhuma dll ou configuração adicional.
alsell
Nibble

Mensagempor __JEREK__ » 23 Dez 2006 10:26

olá alsell, tudo bem??

poderia me dar mais uma informção sobre o ADO??

fiz um banco de dados no Access e conectei no Builder pelo ADOConnection, mas e depois disso, como faço para usar?? conhece algum exemplo que eu passa fazer download??

Obrigado!!
__JEREK__
Byte

Mensagempor alsell » 23 Dez 2006 14:44

vi que vc participa do DICASBCB, retirei a forma de conexão seguindo aquele exemplo no fórum. Depois, é só seguir os passos tradicionais de banco de dados, usar um ADOQUERY/ADOTABLE e um DataSource que fará sua conexão com os componentes e o campos do banco.
alsell
Nibble

Mensagempor __JEREK__ » 26 Dez 2006 20:38

alsell, poderia me dar mais algumas informações?? não consegui fazere funcionar ainda.

Eu conectei o banco de dados Access só que para isso tenho que criar o Alias no ODBC do Windows manualmente e tambem tive que instalar o "Borland Database engine" ( http://home.datacomm.ch/bauftrag/downloads/BDE5Inst.exe ) para evitar o erro $2108.

Vc tem que fazer esse procedimento para fazer seu database funcionar no computador sem o Borland C++ ???

Poderia me dizer como faz para conectar o ADOConnection no database do Access, eu pensei que sabia fazer mas na verdade não esta dando certo.

1 - Coloco um ADOConeection no Form1
2 - Vou no objetc Inspector e clico em ConnectionString
3 - Clico em Builde...
4 - Na aba conexão clico em usar sequencia de conexão
5 - Na aba "Fonte de dados de máquina" escolho o Alias criado por mim previamente

é assim que vc faz??

Obrigado
__JEREK__
Byte

Mensagempor helton » 27 Dez 2006 10:59

Bem...
Talvez eu esteja me atravessando na conversa...
Mas em relação a banco de dados pequeno, eu sempre utilizo o msde da microsoft , que é o SQL, só que FREE ( não confundir com Open Source ), tem qualidade, e lógico , algumas restrições...mas que eu nunca cheguei nem perto das restrições...
configurando o banco, não tem erro...
é só criar as tabelas usando SQL(um broker vai bem)...
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor alsell » 27 Dez 2006 13:07

Vc está no caminho certo. Apenas acredito que esteja errando o provedor. Utilize Microsoft Jet 4.0 Ole DB Provider, isto deve resolver seus problemas. Caso contrário, posso enviar um pequeno exemplo para vc.
alsell
Nibble

Mensagempor __JEREK__ » 27 Dez 2006 14:14

alsell, esse Microsoft Jet 4.0 é um componente que devo instalar no meu computador? vou procurar.

poderia me enviar o exemplo? ficaria muito grato!!
__JEREK__
Byte

Mensagempor alsell » 27 Dez 2006 14:24

Nas maquinas que coloquei meu aplicativo, levei somente o executável e o banco mdb. Tinha XP instalado e MS Office (incluindo access, acho que é este que fornece os arquivos necessários). Pode deixar que envio o exemplo.
alsell
Nibble

Mensagempor alsell » 27 Dez 2006 14:53

Não estou conseguindo enviar para seu email, sempre voltar.
Favor em enviar um email para alsell@bol.com.br para então poder responder e enviar.
alsell
Nibble

Mensagempor __JEREK__ » 27 Dez 2006 15:44

alsell, lhe envie o e-mail mas se não estiver conseguindo enviar pode colocar em um site tipo http://www.rapidshare.com/ para fazer o upload, depois é só colocar o link para download no forum.

mais uma vez muito obrigado!
__JEREK__
Byte

Mensagempor alsell » 28 Dez 2006 06:39

alsell
Nibble

Mensagempor __JEREK__ » 28 Dez 2006 06:53

E alsell, tá dando erro 404 file not found! será que tem que esperar um pouco pra baixar??
__JEREK__
Byte

Mensagempor alsell » 29 Dez 2006 07:17

Tá aqui, acho que consegui postar:
http://rapidshare.com/files/9374898/Exemplo.zip
alsell
Nibble

Mensagempor __JEREK__ » 30 Dez 2006 15:24

Alsell, consegui fazer o download. Muito bom, é realmente muito fácil com o ADO e o access era o que eu queria fazer mesmo!!

incluse testei o banco de dados em um coimputador que tem o Office instalado mas não tem o Access instalado e funcionou tambem.

Já estou com a mão na massa tentando fazer um banco de dados para eletrônica, valeu!!
__JEREK__
Byte

Próximo

Voltar para Visual C++/C/C++/C#