Borland C++ 5.5.1 - Free

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Borland C++ 5.5.1 - Free

Mensagempor MOR_AL » 29 Mar 2013 14:54

Olá pessoal!
Estou reestudando a linguagem C.
Lendo o livro "C Completo e Total", já começaram a aparecer os programas e estou tentando instalar o Borland C++ 5.5.1, que é free.
Baixei e instalei o programa sem problemas.
Li que é necessário:
1 - Criar um arquivo bcc32.cfg. Criei corretamente.
2 - Criar um arquivo ilink32.cfg. Criei corretamente.
3 - Informar o caminho em Meu Computador > Propriedades > Avançado > Variáveis de ambiente > PATH e C:Borland\BCC55\bin;. Criei corretamente.
Agora ocorrem os problemas:
1 - Tentei duplo-clicar em bcc32.exe e aparece a tela preta durante 1 segundo e retorna para a tela anterior (no Windows)
2 - Abri uma janela em DOS e fui até o diretório Bin, do C++ e digitei bcc32.exe. Apareceu um monte de linhas com informações sobre complementos e inclusive que faltava a inclusão do nome do arquivo.cpp.
3 - Peguei um arquivo bem simples na net (alô mundo em inglês) e repeti a entrada, agora com o nome do arquivo. Deu erro. Ora 1, ora 2. Dependia se incluia ou não alguma coisa no arquivo.
4 - Entendi que é só o compilador e não tem editor. Mas, há uns 10 anos, eu escrevia os programas com o editor. Tudo do Borland. Não havia discriminação. Ao chamar bcc32 abria uma tela para editar, compilar, rodar, etc. Na época não era o XP, que tenho hoje.
5 - Em um sítio, encontrei que tinha que baixar um editor de texto (Ediplus). É free por um mês. Editei o programa, criei um arquivo e chamei o bcc32 com o nome do arquivo. Deu erro. Semelhante ao anterior.
Não estou conseguindo abrir o Borland C++ 5.5.1, para criar o programa .cpp, editar, salvar e rodar.
Já alterei as propriedades do arquivo bcc32.exe com todas as combinações possíveis e nada feito.
Bom.
Finalmente desisti do Borland e vou tentar outro programa/fabricante, mas se alguma boa alma puder me auxiliar, ficarei grato.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Borland C++ 5.5.1 - Free

Mensagempor KrafT » 29 Mar 2013 15:19

Bom, nada como se render à Microsoft com o Visual Studio Express:

http://www.microsoft.com/visualstudio/p ... s-products

Para um programador Clipper Summer 87, foi um choque aprender C# (no meu caso), mas graças ao incentivo da existência ao suporte natural às portas seriais, mesmo que seja CDC, e a indicação do Aquino, consegui superar esse tabú e hoje uso o ambiente normalmente.

Vantagem: Compatibilidade.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Mar 2013 19:14

Eu não sei que problemas são estes que voce citou com o BCB.
Tenho várias versões e nunca ocorreu isto,nem no Win7.
A ferramenta borland é muito boa pois gera um executável só e independente de Dlls ou frameworks,ja o o Visual studio...
http://bcb-tools.com/Downloads/Borland/BCBv50.zip
* simply extract and copy all files to a blank CD, labelled "CPB50.R1C"
* there is an install key in the file CDRom-Key.txt

Tenho exemplo para USB nativo (HID) para te passar quando precisar.
PS:Essa versão do link é free.
vtrx
Dword

Mensagempor KrafT » 29 Mar 2013 19:42

Lucas 9:60
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Mar 2013 20:09

vtrx escreveu:Eu não sei que problemas são estes que voce citou com o BCB.
Tenho várias versões e nunca ocorreu isto,nem no Win7.
A ferramenta borland é muito boa pois gera um executável só e independente de Dlls ou frameworks,ja o o Visual studio...
http://bcb-tools.com/Downloads/Borland/BCBv50.zip
* simply extract and copy all files to a blank CD, labelled "CPB50.R1C"
* there is an install key in the file CDRom-Key.txt

Tenho exemplo para USB nativo (HID) para te passar quando precisar.
PS:Essa versão do link é free.

O Visual Studio permite trabalhar com outras linguagens não só o C#. Na versão 2010 que eu utilizo, você pode trabalhar com:
-Visual Basic
-C#
-C++
Além de ser possível utilizar o C++ tanto para gerar código nativo, utilizando MFC ou a API nativa do windows bem como utilizar c++ para gerar código para o dotnet framework.
Essa questão de gerar um arquivo só, não demostra o quanto uma tecnologia ou ferramenta é boa ou não. No fundo, você utilizando um compilador qualquer dentro do Windows, ele com certeza vai utilizar as chamadas de sistema e bibliotecas nativas ao máximo que puder* e não vai ficar criando coisas do zero.
A grande questão hoje são as compatibilidades pois hoje é comum encontrar usuários que ainda utilizam o WinXP e outros que já estão no Win8. As trivialidades do sistema como criar janelas, salvas em arquivos e coisas do tipo não se alteram. Mas quando se entra na parte do COM, COM+, uso do protocolos SOAP, XML e coisas mais cheio de camadas afrescalhadas trabalhar com tecnologias mais novas e que foram concebidas para tal faz mais sentido.
Não que o borland c++ seja ruim, ele é bom, mas tem coisa mais atual e melhor.

* QT usa só o básico e faz tudo na munheca, mas para o programador isso(ou isto) está encapsulado.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Mar 2013 20:19

Não estou gerando controvérsia,eu utilizo quase todas as ferramenta de programação pois trabalho a um bom tempo com isso,mas tive muitos problemas quando distribuí para várias tipos de sistema ,onde não era eu que definia oque deveria ser instalado,quando o windows tinha que ser atualizado ou precisava baixar um frame work pois não era aceitável isso em algumas empresas e eu não iria discutir com os cliente,apenas passava o executável e mais nada.
Não sei se sabe o Skype,que a MS comprou(8.5 bilhões de dólares),é feito em Delphi e aindam perguntam se Delphi/C++ Borland é interessante(tecnologia velha?),que ironia né?
vtrx
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Mar 2013 20:48

vtrx escreveu:Não estou gerando controvérsia,eu utilizo quase todas as ferramenta de programação pois trabalho a um bom tempo com isso,mas tive muitos problemas quando distribuí para várias tipos de sistema ,onde não era eu que definia oque deveria ser instalado,quando o windows tinha que ser atualizado ou precisava baixar um frame work pois não era aceitável isso em algumas empresas e eu não iria discutir com os cliente,apenas passava o executável e mais nada.
Não sei se sabe o Skype,que a MS comprou(8.5 bilhões de dólares),é feito em Delphi e aindam perguntam se Delphi/C++ Borland é interessante(tecnologia velha?),que ironia né?

Mas com certeza o skype não utiliza um componente Voip que é arrastado para um formulário e que faz a mágica acontecer. Ali deve ter milhares de horas de codificando nas suas bibliotecas para implementar os serviços que a aplicação disponibiliza. Mas a grande maioria de nós, não irá implementar aplicativos que fazem isso, no dia-a-dia o mais comum são as aplicações onde queremos utilizar os serviços disponibilizados pelas chamadas e bibliotecas de sistema e queremos integras com outras DLLs que compramos/baixados de terceiros. Nesse ponto o uso de tecnologias como o dotnet são uma mão-na-roda.
É muito divertido passar o final de semana programando em C compilando com o GCC, escrevendo no VIM e debugando com o CGDB, mas imagina a situação: O cliente tem pede para fazer um sistema que irá cadastrar todos os crachás que entram em uma tabela denominado acessos, com base nesses dados tu precisará conectar a outro banco de dados buscar os dados dos usuários e no final de cada dia disparar uma job que manda e-mail para cada um deles informando que o crachá não foi devolvido e mais algumas coisas...
Dá pra fazer isso tranquilamente até utilizando com MASM, mas a grande questão é que utilizando o C# em conjunto com o dotnet ou utilizando Java fica mais mais rápido.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor MOR_AL » 29 Mar 2013 22:13

Pessoal!
Estou tentando estudar o C, ou C++. A parte ANSI C, que me interessa.
A minha finalidade é poder programar os uP com essa linguagem. Então, a dúvida é se o Borland C++ V5.5.1, tem IDE ou é apenas o compilador e se roda em uma janela do DOS. Achei! O Borland C++ v5.5.1 é apenas um compilador do tipo "Linha de Comando".

Baixei o devcpp5.0beta_setup.exe e o codeblocks-12.11RC1-mingw-setup.exe.
Lí que o devcpp5.0beta é muito bom e o mais indicado. Vou tentar instalá-lo.
[]'s
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 29 Mar 2013 23:06, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Mar 2013 22:47

com certeza o skype não utiliza um componente Voip que é arrastado para um formulário e que faz a mágica acontecer

Aquino,com certeza voce não conheçe Delphi ou não conheçe a experessão RAD e a Microsoft é burra tambem.

Moral,te passei um link com um Borland totalmente funcional IDE RAD,não entendo o seu questionamento ja que pediu um auxílio,vai te ajudar muito na hora de migrar para microcontroladores,postei o modo mais fácil de começar,além do mais,voce vai poder programar o Firmware do PIC e o Software no PC facilmente principalmente usando USB nativo,voce vai apenas 'arrastar' um componente no formulário e a mágica estará começando...
Para instalar,basta seguir o arquivo txt auxiliar e terá ícone no desktop e menu iniciar.
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 29 Mar 2013 23:10

vtrx escreveu:
com certeza o skype não utiliza um componente Voip que é arrastado para um formulário e que faz a mágica acontecer

....
Moral,te passei um link com um Borland totalmente funcional IDE RAD,não entendo o seu questionamento ja que pediu um auxílio,vai te ajudar muito na hora de migrar para microcontroladores,postei o modo mais fácil de começar,além do mais,voce vai poder programar o Firmware do PIC e o Software no PC facilmente principalmente usando USB nativo,voce vai apenas 'arrastar' um componente no formulário e a mágica estará começando...
Para instalar,basta seguir o arquivo txt auxiliar e terá ícone no desktop e menu iniciar.

Valeu vtrx!
Vou baixá-lo!
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Mar 2013 23:35

Só desculpe a ignorância, mas o que vem a ser "RAD"?

É a abreviação de Rapid Application Development.
É o famoso arrastar componentes num formulário,entre outras coisas,tipo oque se utiliza muito (botões,edits etc),voce não precisa necessariamente reprogramar códigos para itens que se repetem,voce os 'arrasta' para o Fomrulário que está programando,apenas 'seta' alguns parâmetros.
Ficou muito conhecido com o Delphi.
Sobre o link,eu baixei ha um tempo atraz para ajudar o Fabim com HID e eu gravei num CD e instalei,não lembro se precisa gravar num CD.

PS:Caso não consiga instalar,o ISO do compilador está no Link abaixo,é só gravar num CD ou DVD:

http://www.4shared.com/file/voOSjhG-/vs2008.html
Editado pela última vez por vtrx em 30 Mar 2013 08:39, em um total de 2 vezes.
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 30 Mar 2013 06:58

vtrx!
Baixei e tentei instalá-lo. Deu problema. Resolvida (esta parte!). Era o meu Kaspersky que bloqueava!

Acho que já tinha instalado o Borland C++ 5.5.1. Mas desinstalei ele pelo uninstall do Windows.
Agora dá problema mais adiante. Vou ter que sair, mas depois eu peço ajuda.[]'s
De qualquer modo vou baixar o ISO do compilador.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 30 Mar 2013 08:17

Não esqueça de postar a versão do Windows e se puder poste um 'print' do erro.
vtrx
Dword

Mensagempor RobL » 30 Mar 2013 10:00

Pessoal!
Estou tentando estudar o C, ou C++. A parte ANSI C, que me interessa.
A minha finalidade é poder programar os uP com essa linguagem.

Cara, por que não instala uma IDE de qualquer microcontrolador e trabalhe com os exemplos dela ? Já tem tudo que é necessário !!!

Para microcontrolador, particularmente, o uso de ponteiros me aproxima do poder de fogo de um Assembly.
Sugiro, portanto, se dedicar exclusivamente aos ponteiros. Em C com uso dos ponteiros, para quem já programou em assembly, se sentirá em casa.
Nota: O comentário generalizado no planeta é que muitos desistem da linguagem C devido aos ponteiros. Realmente os ponteiros espetam sim, mas só no primeiro contato, depois você espeta tudo com eles!!!

Sugestão de IDE para brincar:
CodeRed para LPCXpresso da NXP baseada no Eclipse e muito exemplo em C. Free Gcc. (excelente). Linux e Win
Peso Leve Studio 4 (obsoleto mas funciona) Free Gcc (WinAvr ou AvrGcc). Só Win (um absurdo)
Peso pesado, Atmel Studio 6 (um dia para baixar) muitos exemplos. Free Gcc (WinAvr ou AvrGcc). Só para Win (um absurdo).
Todas essas tem o editor de texto incorporado.
Para praticar C, instale o eclipse ou use um editor bonito como o NotePad++ (não é o notepad do win) e rode o GCC para Win, já que quer trabalhar com windows.
Simplesmente use o editor, salve como meuprog.c e dispare no gcc na janela do win32 : gcc meuprog.c -o meuprog
Pronto, gerou um meuprog.exe . Isso para win32 (aquela janela preta modo texto). Mas para aprender C não precisa modo gráfico.

Outra sugestão:
Já deu pra notar que você não quer instalar um Linux em dual boot no seu PC.
Mas se quiser aprender e muito, tem que entrar no mundo livre da criação Linux.
Baixe um Live CD do Ubuntu, de preferência o 12.04 e de um boot a partir do CD no seu PC.
Você poderá brincar com tudo por lá em C (gcc) e nada está instalado no seu PC. Vai rodar em memo virtual. Claro que vai carregar tudo muito lento. Depois de carregar, o programa roda em velocidade tolerável.
Tirou o CD seu pc está lá com o seu Win. Se algo acontecer com seu Win, não foi o CD do Ubuntu, foi coincidência.
Aliás, pelo CD do Ubuntu, você pode salvar seus arquivos Win, quando seu Win der pau.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 30 Mar 2013 10:13

Opa! Por que não ? Deve existir um plugin do C para a IDE da Microchip que você já deve ter instalado aí. Inclusive você já pode brincar com um chip conhecido seu.

NOTA: no post acima esqueci de deixar claro que ao usar o CD do Ubuntu, após selecionar o idioma, tem algo como testar o ubuntu e outra opção "instalar". Não é para instalar.

Ah!!! Cuidado : Linux é uma droga que causa dependência severa. Sua saúde ficará prejudicada e pode perder até a família. Avisei.
RobL
Dword

Próximo

Voltar para Visual C++/C/C++/C#