QT : Como gerar no WINDOWS um executável p/ LINUX ?

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

QT : Como gerar no WINDOWS um executável p/ LINUX ?

Mensagempor andre_luis » 25 Jul 2013 14:55

Pessoal,

Tenho num Laptop o Windows XP, e devido á algumas limitações, não posso por enquanto instalar o Linux.
Entretanto, de imediato eu gostaria de compilar dentro do ambiente Windows um programa que depois seria executado no Linux.

Estou usando o QT, compilando com o GCC.
Existe algum plugin que faça essa conversão em tempo de compilação, ou algo parecido ?

O motivo do questionamento é o fato de que estou com uma placa de desenvolvimento onde a instalaçao do QTcreator no próprio Linux já ocuparia quase toda a memoria, e por isso a geração do executável precisaria ser feita externamente no Laptop para depois ser carregado nela.

Não sei se estou fazendo uma pergunta pouco ou muito estúpida, mas a necessidade taí...
Alguém já passou por sitauação semelhante ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: QT : Como gerar no WINDOWS um executável p/ LINUX ?

Mensagempor Rodrigo_P_A » 25 Jul 2013 15:38

Pesquise sobre CrossCompiler / cross compiling.

é essa a saída, não existe conversor.

Para adiantar:
Você vai ter que ter uma versão do compilador NO WINDOWS que gere imagem para Linux para o ALVO que você quer, ARM ou Intel.

Posso adiantar que é possível, vai dar trabalho mas vai ficar bom.

Boa sorte
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor andre_luis » 26 Jul 2013 16:57

olá Rodrigo,

Realmente, depois de começar a procurar pelas palavras chave "cross-compiling" foi possível encontrar bastante coisa na Web, mas como você mesmo adiantou, o troço não vêm mastigado, e muita coisa vai ter de ser montado no braço, mas vou continuar procurando por um milagre.

Obrigado pela dica.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor joao » 09 Ago 2013 07:09

Ola Andre,

A melhor solução para ti é instalar um uma Virtual Machine, mesmo que seja super simples, sem IDE, apenas para compilar seu projeto em linux.

I já usei VMware Player e VirtualBox. O VirtualBox é simples de criar uma nova "máquina".

Com isso, voce vai ter no seu Windows, uma janela que estará emulando um linux. Lá voce poderá instalar o QTCreator e compilar o seu projeto sem precisar formatar ou reparticionar o seu disco.

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor andre_luis » 09 Ago 2013 08:12

Olá João,

Obrigado pela dica, mas como eu tinha mencionado anteriormente, o meu Laptop está no gargalo de recursos, e assim creio que a alocação de memória para a maquina virtual vai fazer a coisa parar de vêz, e por isso por enquanto eu gostaria de continuar tentando essa opção sugerida pelo Rodrigo ( a propósito, tive de parar de mexer com isso por enquanto, mas a pesquisa continua ).

E mesmo quando eu resolver essa questão do Laptop, tenho receio que a virtualização possa não ser a solução.
O fato é que meu PC é baseado numa plataforma Linux X86 e o código compilado iria rodar numa plataforma Linux ARM Cortex-A8.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 09 Ago 2013 08:53

Andre, sobre a dica do João, eu concordo, mas vou dar uns exemplos:
Se vc for compilar o kernel do linux, o mais fácil é usar uma maquina virtual com linux e as ferramentas de compilação cruzada instaladas no linux do x86 em uma máquina virtual.
Alem disso, tem alguns programas que para compilar usam vários scripts e estes scripts dao mais dor de cabeça do q fazer o compilador rodar em windows, pois eles usam ferramentas de linha de comando do linux. Mas num é impossível.

Mas, eu compilo meus programas no Windows mesmo, e outras coisas no linux.

Resumindo, acho q vc vai te e que usar tanto a maquina virtual com linux e tambem o windows
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor polesapart » 09 Ago 2013 10:24

Se for pra compilar um programa simples, Instala o shell do mingw ou do cygwin e um cross-compilador. Não é tao bom quanto ter uma VM, mas enfim.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor andre_luis » 09 Ago 2013 20:01

Seguinte,

Já que essa coisa toda envolve um certo grau de incerteza, acho que vou ficar com a opção mais garantida :

O fato é que a instalação do compilador na placa, até é possível, e assim dá pra gerar o executável ali mesmo.
Então, pretendo não o executar em modo Debug, para que, após compilado, possa ser instanciado em modo stand alone, sem estar amarrado ao QT.

Faz sentido isso, ou a economia de recursos seria desprezível ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 11 Ago 2013 18:55

Pessoal,

Acabei me rendendo ao VIRTUAL BOX, e o instalei no meu Laptop XP para emular um sistema Linux Ubuntu.
Alguém saberia estimar o quanto de HD e RAM seria necessário ser alocado para essa VM ?

Atualmente, a configuração dessa virtualização está em 10GB-HDD e 512MB-RAM.
Porém, como previsto, meu computador está quase parando, pois tenho apenas 2GB de RAM.

Pretendo instalar nesse sistema apenas os seguintes programas :

-----OpenCV,
-----QTcreator

( Não precisa ser algo preciso, mas apenas uma estimativa aproximada... )

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor barboza » 11 Ago 2013 20:01

Quanto ao HD você pode escolher alocação dinâmica... Só irá ocupar HD a medida que for instalando algo dentro da VM.
Quanto a RAM, é só uma questão de performance que você demanda. Terá que ser um equilíbrio entre os OSs.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Voltar para Visual C++/C/C++/C#