por polesapart » 12 Mar 2014 10:11
Qt tem uma API bem completa. As vezes a implementação é meio bloated (cheia de firulas), mas isto depende do foco. Há extensões bacanas, usei uma biblioteca para gerar charts na UI de um protótipo de osciloscópio e foi mamão com açúcar.
Antigamente, a Qt tinha uma licença bastante sacaninha que te obrigava a licenciá-la (a um custo proibitivo para nós sul-americanos) para apps comerciais. Isto mudou, felizmente, mas pra mim foi tarde demais: eu já tinha feito muitas apps em gtk,inclusive com port para win32, e hoje eu dou manutenção (eventual, felizmente) em pelo menos 6 projetos com esta tecnologia. Nada contra a gtk, inclusive alguns aspectos (a maneira como ela dispõe e determina o tamanho de widgets, ao menos) me parecem mais intuitivos, mas se o foco é usar aquela metodologia RAD, Qt + Qt designer é mais produtivo e completo em recursos do que gtk + glade. Em alguns projetos eu fui por este caminho e paguei o preço, noutros eu codifiquei a UI "braçalmente" e por muito tempo foi mais fácil manter do que me virar com versões bugadas do glade ui designer. Hoje o glade está mais estável e completo, mas ainda assim, não é o Qt Designer...
Pra aplicações embarcadas, os requisitos de hardware por um lado não são exatamente modestos, mas por outro lado desde o surgimento dos smartphones tem hardware acessível a um custo viável que dá conta "com a mão nas costas". Eu não cheguei a testar este port da Qt para Android, pelo que li é a qt nativa com um translador de mensagens/chamadas de API nativa do android, geralmente este tipo de solução tem gargalos de performance incontornáveis.
Mas desde que comecei a brincar com o codenameone.com (que gera apps ao menos pra android, ios, blackberry, windows phone), qualquer outra coisa tem parecido num patamar inferior (do ponto de vista da produtividade). Se o foco for aplicações móveis (tão somente), vale a pena olhar. Leva um tempo pra pegar a idéia básica da coisa, mas é muito produtivo, na sequência.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures.