Assim como muitos, eu utilizei o Delphi para criar aplicacoes de configuracao dos produtos que projetei. Em 2004 ou 2005, eu resolvi abandonar o Delphi e parti para o .NET com C#.
Muito produtivo, a classe System.IO.SerialPort me atendia bem, depois as classes de Socket.
Na minha opiniao a grande vantagem que o .NET possuia em relacao ao JAVA era permitir carregar DLLs WIN32 de forma muito simples, dessa forma, ficava muito facil utilizar drivers legados de hardware como controladoras seriais, placas de captura...
Nos ultimos anos, eu cheguei a utilizar C++ com QT para desenvolver algumas coisas, embora o C++ te obrigue a ter mais cuidado do que o C#. Dividindo bem a camada de hardware da camada de aplicacao, dava ate pra reutilizar as bibliotecas baremetal na aplicacao QT e vice-versa. Coisa muito bonita.
Porem, agora, o paradoxo do acesso a aplicacao vem deixando de ser monousuario e standalone, alterando os requisitos dos sistemas e nos fazendo dar uma revisada geral nas ferramentas buscando uma que atenda a estes novos requisitos.
Inicialmente, so por birra mesmo, eu queria ficar so com C++ como linguagem de desenvolvimento. Encontrei um framework chamado WT, ele permite escrever aplicacoes web em c++, mas a API nao me agradou muito.
Pensei em utilizar ASP.NET, porem as licensas no lado do servidor nao atenderiam a todos os meus clientes.
Nem pensei em JAVA ou algo que envolvesse JAVA, tenho trauma como javeiros.
Ja que a minha restricao de C++ como unica linguagem havia sido deixada de lado, resolvi dar uma olhada em duas solucoes bem populares, o AngularJS e o Codeigniter.
Angular pareceu bem produtivo, mas sinceramente eu prefiro ter ferramentas no backend do que no frontend.
Entao, acabei optando pelo Codeigniter, deixando aqui minha recomendacao para esse framework.
Claro, que para desenvolver aplicacoes web o paradigma de desenvolvimento muda bastante, surge o cliente/servidor.
Mas resumindo, o Codeigniter junto com bom template bootstrap permite criar aplicacoes web poderosas e que, na minha opiniao, superam as coisas que faziamos com Delphi la por 2004.
Entao, minha dica e, use PHP e aprenda a modelar bem um banco de dados.
Existem excecoes, claro!
Se for fazer algo com grande vazao de dados ou processamento, eu fico com o QT.
Desculpem a falta de acentos, nao tenho mais acesso a teclado assim.