Kleber escreveu:É impressão ou o programa em Delphi parece ser mais "limpo"?
Não é impressão não, voce esta certo. Olhando o Código Delphi, fica parecendo uma poesia !
Ao contrario do C que parece formula matemática /Quimica
Eu havia comprado o CBUilder3 e fui compilar um hello world, nossa ! um simples hellow word basicao chamou centenas de arquivos para compilar um executavel, e quase dois longos minutos para compilar.
No delphi nao mais que alguns segundos. (Em compensação o Executavel do C ficou menor) É o preço da beleza.
O C foi criado por um cientista
O Pascal foi criado por um professor para ensinar boas praticas de programação.
Olha que legal:
C++
- Código: Selecionar todos
//Declaração dos ponteiros para função.
typedef short _stdcall (*PtrInp)(short EndPorta);
typedef void _stdcall (*PtrOut)(short EndPorta, short datum);
HINSTANCE hLib; //Instância para a DLL inpout32.dll.
PtrInp inportB; //Instância para a função Imp32().
PtrOut outportB; //Instância para a função Out32().
Delphi- Código: Selecionar todos
Function inportb(EndPorta: Integer) BYTE stdcall; external ‘inpout32.dll’ name ‘Inp32’
Procedure outportb(EndPorta:Integer; Valor:BYTE); stdcall; external ‘inpout32.dll’ name ‘Out32’;
E olha que o Delphi ja carrega as DLLs sem pedir.
Não to querendo comecar uma briga tá. Nao tenho nada contra C. Eu uso tb. mas minha opinião sincera, prefiro fazer quase tudo no Delphi pq depurar codigo é uma chatice em qualquer lugar, pelo menos o Delphi, as linhas sao mais bonitinhas e mais claras de se ler.
A vantagem do C é a portabilidade, não duvidem disso, mas Quando O Lazarus melhorar, a portabilidade do Delphi vai começar a engatinhar. Pena que o Lazarus gera executaveis gigantescos