Página 1 de 1

Phyton : Que é isso ?

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 13:58
por andre_luis
Sei que é uma linguagem de script.
É mais uma moda, ou tem algum diferencial ?
Tem futuro, na opinião de alguem ?

+++

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 14:16
por joao
Bom, o que eu posso dizer é que ela é muito fácil de aprender e usar. Eu usei mais ela para fazer tarefas simples do dia a dia, como fazer um build e depois o teste de um código.

Também é possível usar tanto em windows como em linux. E dá para colocar modo gráfico nela, usando GTK se não me engano.

Se é boa? eu acho ela uma mão na roda quando precisa fazer scripts de modo rápido e fácil. Mas ainda uso mais o perl, por ter usado por mais tempo.

Dá fazer um SW comercial com ela? Cara, dá até que dá, mas acho que não é o foco. Sei que tem empresa que trabalha com essas linguagens(Perl, Python, rugby) mas não sinto confortável em fazer um código muito grande com elas, já que OO não é o forte.

Quem sabe alguém possa lhe dar mais vantagens/desvantagens do que apenas a minha vivencia com essa linguagem.

[]'s

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 14:52
por andre_luis
Ok, mas é Free ?

Eu instalei, acredito, o Phyton-machine ( python-2.6.1.msi ) se é que se pode dizer assim; mas não instalou nenhuma IDE.

Onde baixo isso ?

+++

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 15:03
por joao
Sim, o python é free.

Para usar ele eu uso editores comuns para programação. Nenhuma IDE em específico.

Nem sei se existe IDE para ele. Provavelmente deve ter.

Para ver se instalou corretamente, rode no command line:
python

Se achar tá rodando!

dai é só fazer um arquivo qualquer e começar a diversão.
esse site aqui parece interessante:
http://aprendendocompython.blogspot.com/

Pois tá mostrando o básico.

[]'s

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 15:07
por joao
Ok, dando uma zoiada no google eu achei um que é específico para python, mas nunca use então não posso dizer se é bom:
http://drpython.sourceforge.net/

Quer minha dica? Use qualquer editor que faça identação e que mostre "tela colorida".

E depois veja exemplos e mais exemplos para entender o jeito!

:)

[]'s

Re: Phyton : Que é isso ?

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 16:24
por msamsoniuk
eh modinha com certeza! uma dentre tantas outras modinhas atuais que acham que vao dominar o mundo da programacao hehehe :)

o grande problema destas linguagens intermediarias (melhores que VB, mas nao boas como C) eh que elas normalmente sao iniciadas em cima de algum conceito muito bom, mas nunca sao terminadas. sempre falta algo e os desenvolvedores originais, felizes da vida onde chegaram, largam tudo e deixam para tras. alguns comecam a trabalhar em novas linguagens, justamente para resolver problemas da antiga, outros vao simplesmente criar galinhas, de modo que outros desenvolvedores nao conseguem dar continuidade. algumas simplesmente surgem pq o cara nao gostou de algona sintaxe e por ae vai, logo surge uma nova modinha... portanto isso responde a outra questao: nao tem muito futuro, simplesmente pq vai surgir algo melhor amanha! opa, amanha pode ser hoje: a nova moda eh ruby (python eh obsoleto).

se vc quer algo garantido, fique com VB ou C. certamente nao vai surgir nada melhor que C, da mesma forma que nao vai surgir nada pior que VB hahaha :)

andre_teprom escreveu:Sei que é uma linguagem de script.
É mais uma moda, ou tem algum diferencial ?
Tem futuro, na opinião de alguem ?
+++

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 20:46
por Peters
Acho q se fosse muito ruim, empresas como a Google, não a usariam como principal linguagem.
Usei-a por pouco tempo, apenas em projeto de pesquisa, para modelagem matemática. Atualmente não é meu foco de trabalho.
Até onde lembro, um dos pontos fortes era justamente a OO, e a forte indentação de código, que _realmente_ força a escrever códigos legíveis e portanto de fácil manutenção, ajudando bastante em grande projetos.
Na época estudei bastante com o material desse cara [1]. Pelo que ví agora a pouco, o material está ainda melhor e mais amplo agora.

[1] http://www.fem.unicamp.br/~labaki/

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 21:08
por barboza
Só sabia que o TRAC foi feito em Phyton

http://trac.edgewall.org/wiki/TracInstall

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 21:31
por Jorge_Francisco
Eu programo em C++ a muito tempo e não tive dificuldade com esta "nova" linguagem, na verdade não tive com nenhuma(java,php,etc), mas não voltaria pra VB tão cedo. Hoje programo em Python para celulares da Nokia, o único problema é a forma de organização das funções em blocos sem aspas.

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 21:34
por Jorge_Francisco
Peters escreveu:Até onde lembro, um dos pontos fortes era justamente a OO, e a forte indentação de código, que _realmente_ força a escrever códigos legíveis e portanto de fácil manutenção


Isto eu discordo completamente, me dá dor de cabeça direto, pqp, eu tenho a minha tabulação e me guio pelas aspas.

MensagemEnviado: 28 Jan 2009 01:08
por msamsoniuk
acho que depende muito... vc pode analisar pelo fator "popularidade":

http://www.langpop.com/

por sinal eu nem sei de onde C aparece no topo, jah que tem pessoas que fogem de C como vampiros da cruz! em todo caso deve ter algum fator que torna C popular, quer as pessoas gostem ou nao dessa linguagem... e certamente C nao eh modismo hehehe

podia analisar tambem o fator "empregos disponiveis":

http://www.eweek.com/c/a/IT-Management/ ... Right-Now/

claro, ninguem sabe se sao empregos para 20 anos ou para 1 ano, se sao para ganhar bastante ou pouco, se sao no provedor internet da esquina ou em um fabricante de aeronaves.

agora, pegando um historico mais vasto de popularidade, temos outros resultados:

http://www.tiobe.com/index.php/content/ ... index.html

claro, tudo sob criterios no minimo suspeitos. como eles mesmo falam, nao estao classificando qual eh a melhor ou pior linguagem, mas sim as mais populares. isso efetivamente nao quer dizer muita coisa em termos praticos!

alguma linguagens populares (ou da moda), podem ser realmente uma fria, como VB! e por outro lado, VHDL, por exemplo, eh totalmente impopular, mas certamente hoje em dia eh algo tao estrategico e essencial quanto C em grandes empresas.

bizarramente, me parece que o maior valor agregado ainda eh representado pelo cobol! :)

ateh alguns anos, 90% das transacoes financeiras dependiam de codigo em cobol, que era utilizado em 75% de todo processamento comercial no mundo, a partir de algo em torno de 250 bilhoes de linhas de codigo, que valem um estimado de 2 trilhoes de dolares.

muita coisa com quase 50 anos de idade, mas pelo que vi, existe um mercado muito mais vasto e lucrativo em torno do cobol do que se imagina!

em contrapartida, o que ainda sobrou rodando clipper, basic ou pascal? eram todas populares linguagens na decada de 80 e hoje ninguem mais usa ;)

MensagemEnviado: 28 Jan 2009 08:23
por andre_luis
Beleza pessoal,

Então, creio que pra rezumir, podemos dizer assim ?


VANTAGENS :
-------------
- Free
- Ser fácil

DESVANTAGENS :
-------------
- Ter que instalar um interpretador pra executá-lo
- Recursos limitados, se comparados à outras ferramentas.



Correto ?

MensagemEnviado: 28 Jan 2009 10:08
por Peters
andre_teprom escreveu:Beleza pessoal,
VANTAGENS :
-------------
- Free
- Ser fácil

DESVANTAGENS :
-------------
- Ter que instalar um interpretador pra executá-lo
- Recursos limitados, se comparados à outras ferramentas.


Concordo quase completamente. A questão de limitado depende muito da aplicação;.

MensagemEnviado: 28 Jan 2009 11:00
por msamsoniuk
ser livre nao vejo como vantagem, visto que apenas um numero limitado de linguagens eh proprietaria e nao possuem opcoes de livre acesso. ser facil nao me parece tambem o caso, visto que php eh mais facil ainda. vantagens reais seriam python ser um bom front-end OO para bibliotecas em C.

ao mesmo tempo, as desvantagens nao sao totalmente corretas. python eh um excelente front-end para bibliotecas em C, pois vc encontra virtualmente qq biblioteca C adaptada para python hoje em dia. quando comparado a outras linguagens, como perl ou php, certamente vc faz muito mais.

sobre a questao do interpretador, eh verdadeiro para todas as linguagens, mas o interpretador python eh particularmente grande. e pense em algo muito grande, pq mapear funcoes em python para tudo quanto eh biblioteca C eh uma redundancia gigantesca que tem o seu preco.

andre_teprom escreveu:Beleza pessoal,

Então, creio que pra rezumir, podemos dizer assim ?


VANTAGENS :
-------------
- Free
- Ser fácil

DESVANTAGENS :
-------------
- Ter que instalar um interpretador pra executá-lo
- Recursos limitados, se comparados à outras ferramentas.

Correto ?

MensagemEnviado: 20 Fev 2009 17:24
por teixeiramg
Olá!

Creio que é uma linguagem que se adequa ao modo de alguns programadores trabalhar.

Por ser de fácil aprendizagem é uma mão na roda para inciantes, mas creio que não irá ditar padrão como C e Pascal.

É uma escolha pessoal, já que há muitas linguagens atualmente, mas eu, pessoalmente, ficaria com o suporte que C e C++ oferecem, por serem linguagens amplamente utilizadas.

T+

Marcelo