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C++ SystemC

Enviado:
12 Dez 2006 10:51
por Iran
Meus Amigos,
Aprendi um Czinho ralado para programar o 8051 usando o SDCC,
agora em janeiro pretendo dar uma estudada séria em C++ para
fazer programas para o PC.
Instalei o ambiente DevC++ e estou com uma apostila de Programação
Orientada a Objeto em C++ do André Duarte Bueno, UFSC-LMPT-NPC.
Gostei do ambiente e da apostila, pq os exemplo dela, com alterações
mínimas, compila e roda beleza no DevC++.
Pergunto então:
A apostila e o ambiente foram uma boa escolha?
SystemC, pelo que sei é usado para descrever hardware, inclusive
"melhor" que o VHDL, pois em programas como o MAX Plus e Quartos
só é possível testar a funcionalidade do seu hardware por simulação
através da excitação do circuito com formas de onda e observação
da resposta. Já se a descrição é feita em SystemC é possível tb por
simulação testar o desempenho através da aplicação de uma carga de
trabalho pesada ao circuito.
Não sei quase nada sobre C, e absolutamente nada sobre SystemC.
Pergunto então:
O que é mesmo SystemC ?
É uma biblioteca para o gcc ?
Se e verdade a questão anterior, pode-se utiliza-lá no windows
no ambiente DevC ?
Alguém usa SystemC é tem um pequeno tutorial ou a descrição de
um hardware simples nesta lingugem para servir de exemplo ?
Grato por qualquer orientação, FELIZ NATAL A TODOS !!!
Zé Iran.
Re: C++ SystemC

Enviado:
12 Dez 2006 18:28
por Jorge_Francisco
Iran escreveu:Meus Amigos,
Aprendi um Czinho ralado para programar o 8051 usando o SDCC,
agora em janeiro pretendo dar uma estudada séria em C++ para
fazer programas para o PC.
Instalei o ambiente DevC++ e estou com uma apostila de Programação
Orientada a Objeto em C++ do André Duarte Bueno, UFSC-LMPT-NPC.
Gostei do ambiente e da apostila, pq os exemplo dela, com alterações
mínimas, compila e roda beleza no DevC++.
Pergunto então:
A apostila e o ambiente foram uma boa escolha?
SystemC, pelo que sei é usado para descrever hardware, inclusive
"melhor" que o VHDL, pois em programas como o MAX Plus e Quartos
só é possível testar a funcionalidade do seu hardware por simulação
através da excitação do circuito com formas de onda e observação
da resposta. Já se a descrição é feita em SystemC é possível tb por
simulação testar o desempenho através da aplicação de uma carga de
trabalho pesada ao circuito.
Não sei quase nada sobre C, e absolutamente nada sobre SystemC.
Pergunto então:
O que é mesmo SystemC ?
É uma biblioteca para o gcc ?
Se e verdade a questão anterior, pode-se utiliza-lá no windows
no ambiente DevC ?
Alguém usa SystemC é tem um pequeno tutorial ou a descrição de
um hardware simples nesta lingugem para servir de exemplo ?
Grato por qualquer orientação, FELIZ NATAL A TODOS !!!
Zé Iran.
O Dev é bom,eu uso ele para escrever programas mais leves e entender bibliotecas nativas do windows(api),mas sugiro que tente fazer o download do c++ builder,não sei qual versão foi liberada.E um ótimo site com ótimas apostilas é o :www.dicasbcb.com.br!!!
Abraços,
Jorge Francisco

Enviado:
12 Dez 2006 21:54
por joe-adb
Iran,
Eu diria que a apostila foi uma escolha excelente.
Se você lê inglês, existem dois livros muito bons que seguem a mesma filosofia da apostila do André Bueno (eu tenho o livro dele, que na verdade é a apostila revisada e com mais exemplos... vale a pena MESMO e está pra sair a 2ª edição.. ampliada... é da Editora Novatec.. dá uma olhada no site) chamados Thinking in C++... eles podem ser baixados na internet gratuitamente (e sem infringir nenhuma licença... o autor disponiliza mesmo).
Eu prefiro trabalhar diretamente no GNU/Linux. mas se você está usando o Dev-C++ realmente vai ter acesso a muitas das ferramentas GNU disponíveis no Linux através do MingW... ou seja... é uma boa escolha também.
Quanto ao SystemC, você mesmo já respondeu a pergunta.
Ele não tem nada a ver com o C nem com C++, ou C#, ou qualquer outra coisa que você possa imaginar.
Ele nem é, tecnicamente, uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem de descrição de hardware (como VHDL ou Verilog, como você mesmo disse).
Portanto, ele não é uma biblioteca para gcc nem para qualquer outro compilador C... ele só recebe esse nome porque sua sintaxe lembra a sintaxe do C.
Espero ter ajudado.

Enviado:
12 Dez 2006 23:11
por Iran
Claro que ajudou Joe, já baixei os livros que sugeriu e vou dar uma olhada.
Jorge pq apenas para programas mais leves ?
Grato a todos, é bom poder contar com ajuda dos amigos.
Zé Iran.

Enviado:
13 Dez 2006 10:35
por Jorge_Francisco
Iran escreveu:Claro que ajudou Joe, já baixei os livros que sugeriu e vou dar uma olhada.
Jorge pq apenas para programas mais leves ?
Grato a todos, é bom poder contar com ajuda dos amigos.
Zé Iran.
Qdo disse mais leve,não disse inferior.No dev vc escreve tudo via código,ou seja,para fazer uma janela, um botão ou qualquer outro componente tem que escrever todo o código para gerar o mesmo,tudo tem que ser escrito:a fonte,o tipo,a cor,etc.Já no c++ builder vc "arrasta" os componentes para a tela do seu programa,não tem que escrever uma linha para criar componentes,somente os codigos para as funções de seu programa. A desvantagem do c++ builder é que gera um programa com tamanho maior e algumas vezes mais lento(nada perceptivel),a vantagem da api é que vc tem controle sobre tudo o que faz! .Ambos os compiladores(dev e builder) trabalham com a API do windows!!!

Enviado:
13 Dez 2006 10:46
por Iran
Entendi Jorge.
Grato pelas informações.
Zé Iran.

Enviado:
13 Dez 2006 19:25
por joe-adb
Jorge, isso não é necessariamente verdade.
Não sou grande conhecedor do Dev-C++ , mas já vi em alguns fóruns e comentários na internet que há um módulo que permite se criar componentes gráficos facilmente utilizando a biblioteca multiplataforma wxWidgets.
Se você fizer uma procura no Google provavelmente achará alguma coisa (procure por wxWidgets + Dev C++).
Além disso, há o Glade que, creio eu, roda no Windows também, e permite criar os componentes de forma gráfica também, assim como no C++ Builder.
além do mais, eu já criei várias interfaces gráficas na mão e realmente não creio que exista perda de produtividade em relação ao Builder (depende muito da habilidade do programador, dos objetivos dele, etc).
Explico: eu nunca fui muito fã do Builder e sempre me senti meio "perdido" usando ele.... já utilizando bibliotecas como GTKmm ou Fox, além de fazer programas multiplataforma (compilava o mesmo código para Windows e Linux), eu conseguia organizar meu código de forma muito melhor, pois tinha controle sobre as classes que estava usando e como elas estavam interagindo (coisa que nunca consegui fazer muito bem no Builder, com todos aqueles componentes jogados).
Acho que é questão de gosto, mas daí a dizer que o cara nunca vai fazer nada maior só porque não tem ferramentinha drag and drop... é limitar demais as opções não é não?

Enviado:
15 Dez 2006 14:01
por elbrenon
completando o q o joe disse,
existe um dev adaptado para utilização do framework wxwidgets, chamado wxDev. com ele vc faz tudo que faz com o builder só que a wxwidgets é independente de plataforma
com o wxDev da para você fazer janelas apenas arrastando os botões assim como no builder. Mas o builder é legal tbm, talvez este tenha menos bugs.

Enviado:
16 Dez 2006 14:45
por Jorge_Francisco
elbrenon escreveu:completando o q o joe disse,
existe um dev adaptado para utilização do framework wxwidgets, chamado wxDev. com ele vc faz tudo que faz com o builder só que a wxwidgets é independente de plataforma
com o wxDev da para você fazer janelas apenas arrastando os botões assim como no builder. Mas o builder é legal tbm, talvez este tenha menos bugs.
Tem uns anos que uso o builder,ja usei o wxwidgets,mas tinha alguns bugs,na boa,assim como o dev tem muitos bugs,o wxwidgets tem muito mais.Mas realmente,para projetos menores é a melhor solução!