MOR_AL escreveu:Olá Rodrigo.
Vou dar uma olhada no editor Notepad. Grato.
Vou ver também o VB.NEt.
Com relação a "mais recursos". Estou em um estágio inicial. Acredito não conhecer grande parte dos recursos do VB6.
Desculpe a minha ignorância neste assunto, mas o que vem a ser a plataforma Dotnet e é mais estável em que sentido?
MOR_AL
é um framework criado pela MS. resumo: o código gerado pelo VB.NET, VC#, etc... não é mais um executável, ele é um código MSIL, a pessoa que quer rodar o aplicativo feito em dotnet tem que ter o framework em seu PC, isso não é problema pois todos windows novos já vem com o framework instalado.
o código MSIL, qdo carregado na máquina pela primeira vez, é compilado para o PC do cliente, e depois é executado.
o código gerado pelo Dotnet é do tipo Management, ( gerenciado ), para não ocorrer problemas de acesso ilegal de memória, tornando o sistema instável.
os códigos gerados por dotnet geralmente não precisam ser instalados nem registrados no registro do Windows. se você fizer um código para o dotnet 2 por exemplo e no PC existir o dotnet 2 instalado, vc num precisa se preocupar com o registro de componentes externos, versões de dlls, etc.,.
isso ocorre no vb6, se vc for instalar em uma outra máquina, vai ter que verificar todas as dlls, que seu código depende, etc...
eu disse para vc aprender exatamente pq vc está no estágio inicial, e já que é pra aprender, aprende a linguagem nova, o tempo de aprendizado será mais curto, pois se vc pretende criar mais aplicações em VB, com o tempo vai ter que migrar para o VB.Net, e então vai ter que "aprender di novo" , o Vb6 e o VB.net são um pouco parecidos na linguagem, "um pouco" , mas o Vb.net tem mais recursos, é orientado à objetos, acessa toda a facilidade da plataforma dotnet além de ser tecnologia mais nova, sai fora do vb6 hehehe.
se você usar o Vb.net por exemplo, e depois quiser fazer um site em asp.net, vc poderá usar a linguagem do Vb.net
se vc quiser criar aplicações do tipo flash , vc pode usar o Silverlight da MS, e usar o Vb.net para programar.
etc...
leia mais no google, eu num sou expert, só estou dando umas dicas hehe
até + bom aprendizado.