nao tenho muita ideia nao, pois eh uma tecnologia bem diferente do que eu costumo encontrar: essa FPGA usa LUTs de 3 entradas (LUT3), enquanto a maioria das FPGAs antigas e/ou baratas jah usa LUTs de 4 entradas (LUT4) e as melhores usam LUTs de 6 entradas (LUT6). e mesmo assim, nao sei se elas possuem capacidade de armazenamento, ou seja, tipicamente uma LUT4 pode ser usada como memoria de 16x1 bit e LUT6 como memoria de 64x1 bit. mas isso depende da pre-construcao da LUT prever essa possibilidade e pelo que entendi, no caso dessa FPGA da microsemi (que era actel e agora eh microchip), me parece q como unidade de armazenamento ela equivale a apenas um unico flip-flop para cada LUT3.
e eh facil ver como escala o consumo no caso do RV32I, que eh o RISCV com 32 registros de 32 bits. como o RV32I possui instrucoes no formato "op r1,r2,3", ele precisa replicar o banco para ter duas leituras e uma escrita:
LUT6 = 64 LUT6
LUT4 = 2*32*2 LUTs = 128 LUT4
LUT3 = 2*32*32 LUTs = 2048 LUT3
de resto, eh logica. mas eh facil imaginar que o consumo dobra de LUT4 para LUT3: para mapear funcoes de 4 entradas, vc precisa de duas LUT3. e minha referencia eh que o darkriscv consome umas 1200 LUT6 e 1800 LUT4, portanto suponho que vai para umas 3600 LUT3, embora nessa conta tenha os registros tambem, ou seja, sairia 128 LUT3 e somaria 2048 LUT3, portanto iria para um total de umas 5300 LUT3. claro, isso eh um chutao bem forte, mas na area de FPGA nao tem muito como prever as coisas sem colocar a mao na massa. tem o fator de performance tambem: com LUT6 eu consigo 100MHz, com LUT4 cai para uns 66MHz usando tecnologia similar. mas quando usa LUT4 com uma tecnologia inferior, cai para uns 40MHz. considerando que usam LUT3 por conta da epoca, eu chutaria que estaria na faixa dos 40 ou 30MHz, mas tem que pensar que tem muito mais LUT3, entao o jitter eh muito maior, o que pressiona o clock para baixo, entao eu diria que 20MHz deve ser algo mais esperado. ah sim! tem o armazenamento interno: em uma FPGA com LUT4 eu tenho 4 miseras blockrams totalizando 64kbit, enquanto que nessa microsemi temos apenas 1/2 disso.
assim, somando tudo, e note que eh um p*ta chutao, diria que em tese caberia um darkriscv rodando a 20MHz e com 1/2 da rom/ram de uma configuracao tipica com modelos peh de boi da lattice e xilinx. mas tem que considerar fatores como roteamento tambem: comparativamente, os bancos de registros consomem apenas 64 LUT6 ou 128 LUT4, mas isso nao eh a historia toda, pq precisa rotear isso. e certamente rotear 64 ou 128 LUTs interconectadas eh muito mais simples do que rotear 2048. assim, provavelmente tem um custo de roteamento que deve fazer aquelas 5300 LUT3 chegarem talvez a 8 ou 10 mil LUT3, o que daih jah explode o tamanho do componente. essa resposta pode ser vista como uma boa interpretacao sobre pq usar xilinx: em FPGAs deles com LUT6, eu tenho projetos em que a sintese chega a atingir ateh 110% de ocupacao e as ferramentas da xilinx conseguem otimizacoes magicas capazes de enxugar isso para menos de 98% e sem perder performance. parte da magia eh realmente suprimir partes redundates, parte eh resultado de um auto-router que realmente funciona bem.
eu acho que um core de 16 ou 8 bits, com menos registros e menos complexidade, caberia de forma mais confortavel nessa FPGA. ela nao eh ruim como FPGA, soh eh um pouco outdated, o que mostra tambem que o RISCV nao eh solucao para todos os problemas. ah sim, o numero de LUTs poderia ser 1024 LUTs menor se usar o RV32E, que eh uma maracutaria muito usada em FPGAs com LUT4 e reduz os registros para 16x32 bit, ou seja, pela metade. tambem nao conheco o software de sintese dessa FPGA e isso eh um ponto importante, pq o software pode realmente fazer milagres! mas infelizmente o mais esperado seria um software meio capenga mesmo, entao eu nao criaria muitas expectativas. se fosse para apostar, eu continuaria apostando em xilinx pq tem produtos bons em praticamente todos os segmentos (LUT4 e LUT6). fico com um peh atras em relacao a intel, dois pes atras com a lattice e tres com a microsemi. tem a achronix tambem que promete bater de igual para igual com xilinx e intel, mas somente em segmentos pop e daih eu nao tenho grana nem para entrar na brincadeira