Grandes jogos msx

Hardware e Software

Moderador: 51

Mensagempor msamsoniuk » 21 Abr 2010 00:41

eu tenho medo de voces! :(
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 21 Abr 2010 08:13

Wagner,

Depois de ficar meia hora tentando lembrar o nome do programa, lembrei. O programa Bits and Bytes era da TV Ontario-Canada, foi traduzido e apresentado pela TV Cultura nos anos 80.
Estes livros da editora Aleph tenho alguns digitalizados, mas podem ser baixados facilmente da internet.
Aqui no meu baú tem muita coisa velha ainda.....
Bom feriado MSX...... :)

Marcelo,

eu tenho medo de voces! Sad

Não precisa ter medo não, o pessoal é tudo véio loco mas não morde! :D

vtrx

A Microdigital e Unitron foram um dos melhores fabricantes clonadores que tivemos, em questão de qualidade do hardware. Até a CCE fazia clones de computadores de 8 bits, mas dava muito defeito com os asic feito por eles.
O MSX1 era facil de fabricar, tinha componentes faceis de achar no mercado. O MSX2 já mudava, principalmente a quantidade de memoria e processador de video que era outro feito pela Yamaha, esta linha me parece que não chegou oficialmente no Brasil.

Na época tinham pelo menos 20 empresas que fabricavam componentes e clonavam de tudo, de Apple a PC, tais como CCE, Microdigital, Sid, Dismac, Ecodata, Scopus, Sharp, Gradiente, Icotron, Nec, Milmar, Prologica, Cobra, etc. Mas com a abertura do mercado de informatica, aos produtos que vinham do Paraguay, feitos na China, muitas fecharam as portas e somente restaram algumas como a CCE que vende TV, Scopus faz acessoria, Sharp fechou e reabriu na Amazonia montando TV, , Gradiente que incorporou varias marcas,etc

Alguns modelos de micros e fabricantes:

http://www.mci.org.br/museu/acervo.html

Pra quem gosta de emular os micros no PC sem ter o Hardware, baixem o emulador tem o MAME:

http://www.mess.org/

Atraves deste emulador, dá pra simular MSX, TK, Comodore, TRS80, etc, desde que tenha as ROMs, que também podem ser baixadas na net.
enigmabox

Mensagempor vtrx » 21 Abr 2010 09:06

eu tenho medo de voces!

Heheh,conhecimento e experiência é a alma do negócio,microcontroladores é café pequeno.
Mais uma para rir,fiquei muito 'emocionado'quando comprei usado um DDPlus pois ja vinha com driver de diskete,então passei alguns jogos da fita para o Diskete e fiquei espantado como carregava 'rápido'...
É interessante como tem gente no mundo desenvolvendo muita coisa para MSX;
http://www.youtube.com/watch?v=hgjDp3vmUCM

Ricardo Oazem (Tecnobytes), esse cara é fera heim?

http://www.youtube.com/watch?v=GfMbWi3TBPM
Tudo escrito em MSX Basic...
vtrx
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 21 Abr 2010 12:27

O VSU é uma obra de arte, contudo a magia do MSX estava na bela obra feita com tao pouco em recursos de hardware. um chip de audio (como no PC virou uma placa de som soundblaster carissssima) ja vinha incorporado num miseravel chip Z80.

Aqui entre nós. o Z80 é um processador muito porcaria assim como o chip 6502 da AppleIIe que virou o 6507 do Atari 2600 (que foi feito para trabalhar com cartucho em vez de fita)

Mas de tao porcaria esse Z80 era que surgiu o NES, SNES, MegaDrive, TRS80, e muitos MP3/MP4 que empesteiam os trens de surbubio nos ouvidos da peaozada. É incrivel como um processador comum pode viver bem até os dias de hoje em muitos lugares.

Um microcontrolador é melhor que um processador em muitos aspectos, de toda forma, eu sou apaixonado pelo feio Hotbit. O VW FUSCA tb é um veiculo muito feio criado para um governo Nazista e tem legioes de fãs no mundo todo nao?

Mas como o Tópico desta conversa é jogos do MSX. Havia um jogo japones chamado PAYLOAD sobre um caminhao que tinha que viajar pelo japao fazendo entregas. Me divertia horas com ele no emulador sem saber nada de Japonês.
Imagem
e
Imagem
Coisa que nao ocorre conosco hj quando temos um manual ou datasheet em ingles medonho de um mcu que lemos na mesa do café da manha. mas quando eramos criancas que nao sabiam patavinas de inglês, nos divertiamos em todo jogo que aparecia pela frente!

A dica do mame eu gostei embora ele seja um tanto lento para msx.

Como alguem comentou aqui o Expert tb nao era nenhuma obra de arte, (Um computador dentro de um vídeo cassete), eu pensei neste comentário, mas quis contar para nao estragar as coisas.

Para nao deixar os adoradores do Expert apontarem os canhoes de Navarone para mim. Uma verdade deve ser dita:

A gradiente sabia fazer propaganda. Eu assinei por alguns anos a revista CPU MSX e em algumas capas tinha a propaganda abaixo que eu era apaixonado. Sempre quis ter uma mesa daquelas da propaganda abaixo.

Imagem

Inclusive o bloquinho de anotacoes quadriculado com instrucoes em assembly do MSX, hehehehe!

A propaganda do UnitronAP tb era otima

Imagem
Por muitos anos esta propaganda da revista MicroSistemas era capa de um caderno meu de anotacoes![/i]

O site abaixo esta cheio de naftalina, mas é bom para matar a saudade!
http://historiacomputacao.blogspot.com/2008_03_01_archive.html

EM TEMPO: Quem se lembra do Loderunner?

E pergunta aos MSXmaniacos: Qual é a origem do termo FUDEBA?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor msamsoniuk » 21 Abr 2010 12:48

assembler de Z80 eh uma pessima lembranca! jah tentou multiplicar e dividir numeros em assembler? e acessar o disk drive do msx entao? desenhar graficos no VDP? soh sofrimento! hehehe :D

eu lembro que depois dessa propaganda metade dos usuarios de msx por aqui migraram para amiga:

Imagem

mas obviamente, o custo e disponibilidade de ir ao paraguay e voltar com um debaixo do braco por aqui era muito menor que no resto do pais.

do ponto de vista tecnologico a maquina ainda eh impressionante e uma boa parte dos sistemas integrados de video e audio modernos tenta imitar de alguma forma a arquitetura bolada pelo jay miner.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 21 Abr 2010 13:07

5Kg! Agora ja sei pq os sacos de Arroz tem justamente 5Kg!

Agora, para apimentar um pouco, vamos comparar o MSX com o PC e depois mais uma palhinha de jogos para MSX:

Por que um MSX é melhor que um PC?

Há uma tendência moderna em se acreditar que quanto mais complexa a tecnologia, menos nos necessitamos dela. Eu diria mais, menos nos entendemos e dominamos ela. Seguindo uma direção lógica dos fatos, o resultado é obvio: A tecnologia que deveria simplificar as nossas vidas, acaba complicando.

Um exemplo pratico: Para rodar um jogo no MSX e num PC. Um jogo simples, tomando por base, e, para não dizer que vai ser uma comparado desleal, utilizar-me-ei de uma configuração avançada de MSX.

Atente para o detalhe de que usarei como parâmetro jogos comuns, mas que utilizam muito da capacidade de ambos os sistemas:

Procedimento no MSX:

1) Coloque o MSX na tomada.
2) Coloque o Televisor (ou monitor) na tomada.
3) Ligue a tecla "On" do televisor.
4) Ligue a tecla "On" do MSX.
4.a) Se você tiver Drive externo, ligue-o.
5) Coloque o disco "Space Manbow" no driver.
6) Verifique se o cartucho Megaram está no slot.
7) Escreva: run"s-manbow.bas" e digite enter.
8) Aguarde o carregamento do jogo.
9) Conecte o Joystick na porta 1 (sim, isso sim é plug-n-play!)
10) Jogue Space Manbow.

Procedimento no PC:

1) Ligue o estabilizador.
2) Ligue o monitor.
3) Ligue a CPU.
4) Espere o Scandisk terminar de verificar o HD, afinal de contas, seu Windows foi desligado incorretamente por ele mesmo, e você não teve direito de se defender contra isso.
5) Espere seu antivírus terminar a verificação diária.
6) Feche todos os programas que se abrem automaticamente sem você pedir.
7) Coloque o CD-Rom "Quake III" no respectivo Drive.
8) Instale "Quake III" no seu HD.
9) Baixe os patches do "Quake III" na Internet.
10) Reinicie o computador.
11) Espere o antivírus verificar tudo de novo (ele faz isso sozinho, afinal, o programador sempre acha o usuário muito burro).
12) Feche os programas que se abrem sozinhos sem você querer.
13) Rode "Quake III" pelo ícone que foi criado sabe Deus onde no seu micro.
14) Leia todos os avisos sobre violência, sangue, etc.
15) Faca Setup do jogo no seu micro, inclusive quanto a placa de vídeo.
16) Fazendo o Setup, você descobre que o seu DirectX não é o que o jogo quer.
17) Conecte-se na Internet.
18) Entre no site da Microsoft.
19) Responda a um simpático questionário de 300 perguntas.
20) Coloque seu e-mail pra eles poderem te vigiar.
21) Baixe o DirectX.
22) Instale o DirectX.
23) Reinicie o computador.
24) Feche o antivírus sem ele terminar de verificar nada.
25) Feche os programas malditos que se abrem sozinhos.
26) Tome um "Eno" pra gastrite passar.
27) Configure o DirectX.
28) Rode "Quake III".
29) Perceba que o DirectX esta certo, mas agora é o driver da sua placa de vídeo que não gostou do DirectX novo.
30) Entre na Internet.
31) Baixe o driver da placa.
32) Reinicie o micro.
33) Feche o antivírus pelo control+alt+del.
34) Feche os programas que insistem em se abrir, mesmo quando você configurou eles pra não fazerem mais isso.
35) Tome um comprimido pra ulcera.
36) Rode "Quake III".
37) Agora, finalmente, seu micro gostou do DirectX e do Driver da placa de vídeo, mas o Joystick não esta sendo identificado pelo jogo.
38) Saia do jogo.
39) Vá em "Painel de controle".
40) Reinstale o driver do joystick.
41) Rode "Quake III".
42) Tome um calmante tarja preta.
43) Se não der mais nenhum pau, jogue o jogo.

Este texto veio do maravilhoso site de MSX http://www.msxpro.com

Agora a palhinha: UM VIDEO DO PENGUIM ADVENTURE!

Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=5T3woiAcaE0
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor vtrx » 21 Abr 2010 16:01

assembler de Z80 eh uma pessima lembranca! jah tentou multiplicar e dividir numeros em assembler?

Mas para voce,na época,teria a opção de usar o MSXBasic...hehe.
Oque a maioria menos queria na época era ter que depender do paraguay para Soft e Hard,logo o paraguay?
Não teria uma referência melhor??
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 21 Abr 2010 16:53

hehehe basic nessa epoca jah era coisa de criancas! :)

bom, eu ia procurar uma referencia de antes da decada de 90, mas achei uma do seculo 21 mesmo:

http://www.atribunamt.com.br/2009/10/co ... o-em-2008/

sem comentarios... a "industria" nacional sempre foi uma completa farsa e a unica evolucao mesmo foi a queda na tributacao e diminuicao dos lucros das importadoras! :)

vtrx escreveu:
assembler de Z80 eh uma pessima lembranca! jah tentou multiplicar e dividir numeros em assembler?

Mas para voce,na época,teria a opção de usar o MSXBasic...hehe.
Oque a maioria menos queria na época era ter que depender do paraguay para Soft e Hard,logo o paraguay?
Não teria uma referência melhor??
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 21 Abr 2010 17:34

Oque voce fez ou faz para mudar isso alem de Googlar,ja que voce 'domina' as novas tecnologias e tal ja que para voce Basic naquela época era 'coisa de criança' voce deve ser referencia nacional em programação né?hehe.
È muito fácil meter o pau e não contribuir em nada.
vtrx
Dword

Mensagempor tcpipchip » 21 Abr 2010 18:07

Por falar em MSX, onde anda o RENATO DEGIOVANNI, da revista MICRO SISTEMAS ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 21 Abr 2010 18:16

fazer mais do que eu jah fiz? bom, eu nao gosto de ficar citando exemplos, bem pq eh contra a politica das empresas em que trabalhei... mas certamente hoje vc tem uma vida muito melhor e mais confortavel em funcao de alguma coisa que eu inventei! :D hehehe

vtrx escreveu:Oque voce fez ou faz para mudar isso alem de Googlar,ja que voce 'domina' as novas tecnologias e tal ja que para voce Basic naquela época era 'coisa de criança' voce deve ser referencia nacional em programação né?hehe.
È muito fácil meter o pau e não contribuir em nada.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 21 Abr 2010 20:17

programei em basic do 12 aos 15 anos e particularmente gosto da linguagem, apesar de prerir c hoje em dia, sempre achei esses comentarios maldosos injustos, ate que tem fundamento, mas eh chato ouvir isso para quem soh tinha o qbasic e gwbasic disponiveis.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Abr 2010 03:26

eu aprendi basic quando estava no primeiro grau ainda, em 1986! :)

curiosamente, a escola em que eu estudava tinha um laboratorio de cp400 da prologica. o problema eh q o basic nessas maquinas era profundamente limitado, nao se compara ao basic mais moderno rodando em um amiga ou pc. para conseguir velocidade em pequenos jogos e demos, era necessario entupir o codigo com estruturas de dados que continham codigos de maquina montados na mao. isso era totalmente sujeito a erros e desanimava bastante, mas de qq forma, aprendi asm para Z80, 68000 e 8086, q eram os processadores das maquinas da epoca.

somente em 1993, quando entrei na faculdade, eh q fui aprender as coisas com muito mais formalismo... percebi entao que precisava de algo mais eficiente, robusto e estruturado que asm ou basic, entao aprendi pascal no primeiro semestre, C no segundo e nunca mais programei em basic na vida (e evito asm ao maximo, para nao comprometer a portabilidade do codigo).

no fim das contas, fiquei apenas com C, awk e verilog.

mastk escreveu:programei em basic do 12 aos 15 anos e particularmente gosto da linguagem, apesar de prerir c hoje em dia, sempre achei esses comentarios maldosos injustos, ate que tem fundamento, mas eh chato ouvir isso para quem soh tinha o qbasic e gwbasic disponiveis.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 22 Abr 2010 07:18

Eu tenho ainda guardado o CP200 que ganhei de Natal em 1982, nele aprendi BASIC e linguagem de máquina (HEXADECIMAL), sim voce digitava

0 REM ................................... SEGUENCIA DE CÓDIGO HEX...

e depois

x= rnd usr(0) para executar o programa :)

Lembram ?

E o DANCING DEMON no CP500 ?

http://meiobit.com/11982/arqueologia-di ... no-cp-500/

T+

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor enigmabox » 22 Abr 2010 07:42

Marcelo,

Marcelo Samsoniuk
MensagemEnviada: Qua Abr 21, 2010 4:53 pm Assunto:
hehehe basic nessa epoca jah era coisa de criancas! Smile

eu aprendi basic quando estava no primeiro grau ainda, em 1986! Smile

Eu também aprendi em 1986 o Basic e assembler, mas foi em plataforma Apple II plus, onde tinha mais recursos que o CP400. Por isso que tu deve ser raiva do Basic!
Concordo que Basic era coisa de criança, pois eu tinha 13 anos e estava no ginasio...hehe
Meu pai tentou me colocar na escola de informatica com 11 anos, mas a professora não deixou e me disse que eu era muito criança pra aprender Basic...hehehe :)
Também aprendi o assembler Z80 no Apple II plus, usando a placa CP/M com processador Z80.
Em 1988, voltei a fazer outro curso, mas de Cobol, foi em máquina PC e servidor IBM dos bem antigos....
:shock:
enigmabox

AnteriorPróximo

Voltar para MSX