MSX x C

Hardware e Software

Moderador: 51

MSX x C

Mensagempor marcelo campos » 23 Ago 2012 12:21

Amigos

será que teríamos alguns jogos ou aplicações bem como compilador(es) C pro MSX, alguém já usou algo neste sentido ?

estive vendo mas tudo basic

valeu

Marcelo
"Há 10 tipos de pessoas: os que entendem números binários e os que não entendem..."
marcelo campos
Word

Mensagempor xultz » 23 Ago 2012 13:25

Me lembro vagamente que havia compilador C na época, mas pouca gente usava. C não era tão famoso assim, pelo menos nesta linha de computadores.
Como ele tinha o interpretador Basic na memória, programas simples eram escritos nele, os mais complexos, eram todos em Asm mesmo.
Ah, bons tempos aqueles...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor enigmabox » 23 Ago 2012 15:05

Dificilmente tu vai achar algo em C para o MSX, a maioria das revistas e livros da epoca ensinavam Basic e Assembly como meios de programação.
Fora do Basic eu chegue a programar em Pascal e Fortran no Apple II plus, pois tinha mais mercado que o MSX.
Mesmo os sistemas DOS e CP/M utilizados em varios computadores na decada de 80 como o do Apple, Sinclair Spectrum, MSX eram feitos em Assembly. Mas acho que o Basic Interpretado era mais usado devido estar na ROM e os computadores na época possuirem pouca memoria.
Pra ter ideia até o primeiro PC XT com 8088 tinha uma ROM com o interpretador Basic. Lembro de ter usado ainda no 286 o BASICA que era um compilador Basic.
Linguagem C eu só fui usar para o 8051 em um PC AT 486, não lembro de ter usado C para Z80 na época.
Hoje vc encontra compiladores como o SDCC que pode ser usado no Z80.
enigmabox

Re: MSX x C

Mensagempor Wagner de Queiroz » 23 Ago 2012 22:39

marcelo campos escreveu:Amigos

será que teríamos alguns jogos ou aplicações bem como compilador(es) C pro MSX, alguém já usou algo neste sentido ?

estive vendo mas tudo basic

valeu

Marcelo

Ola Marcelo, Realmente, vc não encontrará praticamente nada em C para MSX. Eu nao sei ao certo o que deseja fazer no msx que requeira algo diferente do BASIC interno ou assembler. Ja programei muito em MSX e assim, só em BASIC e as poucas rotinas em assembler que precisei era só chamar com o call do Basic.

Caso queira fazer coisas bizarras no msx, vc pode ler o Livro Vermelho do MSX
http://www.basic.msxall.com/modules/myd ... =61&cid=11

agora, se quer realmente C para MSX, REALMENTE conheço dois compiladores C, vc ainda deve achar aqui:

http://www.kameli.net/lt/devel.html

Para isso vc vai precisar do MSX-DOS.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Voltar para MSX