Mais um iniciante em ARM

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mais um iniciante em ARM

Mensagempor rocknroll » 05 Mar 2012 10:12

Bom dia a todos,

Estou começando a estudar ARM e gostaria de uma ajuda de vocês. Na verdade já estou começando a estudar há uns 5 anos, mas sempre encontro uma desculpa para dar uma pausa.

Fiz uma pequena pesquisa de mercado com relação a kits de desenvolvimento e modelos/fabricantes para decidir por onde começar.
Pelo o que vi, os modelos na NXP e ST são mais comuns, pelo menos no âmbito de estudos.

Foi ai que me lembrei que na minha gaveta eu tinha uma plaquinha da ST (STR7xx), que alguns aqui devem ter. Plaquinha na qual foi baseado o livro da Fabio Pereira. Eu tenho o livro e tenho a plaquinha, pronto está ai tudo o que preciso, porém... Qnd me deparei com a porta paralela no tal gravador Wiggler, já quase pausei meus estudos novamente.

Gostaria de saber de vocês qual das linhas devo começar, ST ou NXP. Um outro ponto é como gravar estes caras.

Estava pensando em pegar um desses jlinks clones da segger, porém o Fabim citou um bug que me deixou meio pé atrás. Fui no eBay e lá tem ulinkII (acredito que clones) e como pretendo usar o Keil, pareceu-me uma solução interessante.

Como minha grana está meio curta, preciso pensar bem antes de investir nestes estudos. Não dá para comprar um kit de desenvolvimento de R$800,00. Quero comprar um gravador confiável, este ulinkII está na casa dos 37,00 Obamas... No pior caso se for usar um NXP compro um daqueles kits xinglings...

O que vocês acham?

http://www.ebay.com/itm/ULINK2-USB-JTAG-Emulator-ARM9-Cortex-Keil-Ulink-II-Debug-Adapter-ULINK-2-New-/370565048821?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item564765e9f5

Abraço
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor Francesco » 05 Mar 2012 18:39

Então, o gravador é vinculado com a IDE. Nesse caso, com o Keil. Se você tiver o keil para ARM instalado, vai fundo. Agora, se não tiver, veja o que é mais fácil para você. As vezes pode ser instalar o IAR e utilizar o JTag da Segger.

Outra dica que te dou é o Kinetis, da Freescale. Ele já tem um chip para Jtag na placa. Basta colocar um cabo USB e ser feliz. Ele é vinculado com o IAR na versão que limita em 32K.
Francesco
Word

Mensagempor fender » 06 Mar 2012 19:15

Tem versao full para o Kinetis?
fender
Byte

Mensagempor Francesco » 06 Mar 2012 19:16

Basta comprar o software.
Francesco
Word

Voltar para ARM