Cortex M0+ Nxp e Freescale

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor msamsoniuk » 14 Mar 2012 22:53

na verdade eu questionei usar apenas 64 transistores para um registro de 32 bits pq nao tem como fazer um flip-flop com 2 transistores: eles tem pelo menos 8 e flip-flops mais elaborados vao ter muito mais (em um projeto meu de ASIC, usei 12 transistores p/ ter um flip-flop bombadao com reset assincrono e tri-state).

alem disso, a ideia de que ter menos transistores implica em menor consumo eh totalmente falsa: celulas de memoria NMOS possuem apenas 4 transistores e tem corrente de standby incrivelmente maior que as celulas de memoria CMOS com 6 transistores.

lembrando ainda que as condicoes de uso de uma celula de memoria e um flip-flop sao totalmente diferentes: as celulas de memoria ficam organizadas em arrays bidimensionais e possuem delays muito variaveis, diferente dos flip-flops que podem ser organizados em arrays lineares e possuem delays muito controlaveis, sem falar nas capacidades de reset assincrono e outras firulas.

RobL escreveu:Não. É necessário um Flip Flop para cada bit.
Um Flip Flop elementar tem 2 transistores. Para 32 bits seriam 64 transistores. No entanto, cada registro de 32 bits, deve ter um FlipFlop muito mais elaborado, portanto deve ter muito mais transistores, fora as portas lógicas para acesso ao registro.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 15 Mar 2012 08:48

Em sua redação, antes da edição, estava claro o questionamento se não tinha apenas 2 transistores. Houve então um erro de digitação de sua parte em vez de 2 seriam "mais de 64" !!!

alem disso, a ideia de que ter menos transistores implica em menor consumo eh totalmente falsa: celulas de memoria NMOS possuem apenas 4 transistores e tem corrente de standby incrivelmente maior que as celulas de memoria CMOS com 6 transistores.

Assim como válvulas consomem muito mais que o primeiro transistor !!!
Por exemplo, se a ARM fizer um FlipFlop com 2 válvulas o consumo será extremamente maior que um micro de 68K feito pela Freescale com um trilhão de transistores com certa tecnologia.
Obviamente ninguém fará uma comparação dessas.
Brasília te espera.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 15 Mar 2012 08:55

Robl.
Eu vou ser o primeiro a te zoar o cocu, quando muito rápido eu sei que você irá fazer.

Postar alguma coisa sobre uC melhores que PIC!!!

Bhá , seu bundão !!! Você postou sobre cortex M0+ !! Aí falei que um dia tu ia falar de outra coisa, "qualquer coisa é melhor que pic", que não fosse pic !! Alá Alá!! Manézão !!!

hehehehe

Ta vendo !!!! Eu falei que ia te zoar !!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 15 Mar 2012 09:02

Fabim eu até concordo com seu ponto de vista, quanto a usar um CM4.
Também sei de sua aversão a coisas pequenas. Estou apenas preocupado com o tamanho do negócio que andas manipulando. Penso que 32bits já está de bom tamanho.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 15 Mar 2012 09:07

RobL escreveu:Fabim eu até concordo com seu ponto de vista, quanto a usar um CM4.
Também sei de sua aversão a coisas pequenas. Estou apenas preocupado com o tamanho do negócio que andas manipulando. Penso que 32bits já está de bom tamanho.

Então, fica fraw !!!
Quando as outras coisas veem que to tamanho do PC do meu processador eles correm de medo!!! hehe
Meu barramento de PC é dual quad de 64 bits.. Não te preocupes com isso, logo vou ter aversão por 32.
Quer dar uma olhada no meu 2 * 4*64 ? eu só ponho 32 pra você não se assustar .. hehehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 15 Mar 2012 09:15

Esse negócio de tamanho não é minha praia. Me deixe fora disso.

Cuidado, a eficiência dos meus 8 bits pode fazer você mudar de ideia.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 15 Mar 2012 09:29

RobL escreveu:Fabim eu até concordo com seu ponto de vista, quanto a usar um CM4.

Então, fica fraw !!!
Quando as outras coisas veem que to tamanho do PC do meu processador eles correm de medo!!! hehe
Meu barramento de PC é dual quad de 64 bits.. Não te preocupes com isso, logo vou ter aversão por 32.
Quer dar uma olhada no meu 2 * 4*64 ? eu só ponho 32 pra você não se assustar .. hehehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Mar 2012 10:29

eh que a diferenca entre NMOS e CMOS eh construtiva, ou seja, se vc construir um chip hoje com NMOS usando a mesma tecnologia de CMOS, ele vai continuar consumindo mais corrente, mesmo tendo menos transistores!

veja a diferenca de um inversor NMOS e CMOS:

http://people.cs.umass.edu/~weems/CmpSc ... image9.gif
http://people.cs.umass.edu/~weems/CmpSc ... mage10.gif

a versao NMOS tem menos transistores, mas consome mais corrente de standby. e pior ainda: quanto mais veloz vc quiser que ele opere, mais corrente de standby ele vai consumir.

RobL escreveu:Em sua redação, antes da edição, estava claro o questionamento se não tinha apenas 2 transistores. Houve então um erro de digitação de sua parte em vez de 2 seriam "mais de 64" !!!

Assim como válvulas consomem muito mais que o primeiro transistor !!!
Por exemplo, se a ARM fizer um FlipFlop com 2 válvulas o consumo será extremamente maior que um micro de 68K feito pela Freescale com um trilhão de transistores com certa tecnologia.
Obviamente ninguém fará uma comparação dessas.
Brasília te espera.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Mar 2012 10:40

o que eh um "dual-quad" fabim?!?

tenho medo de imaginar entao que seria este "microcontrolador" aqui:

Imagem

24 cores de 64 bits e 3 controladores DDR3 de 64 bits.

fabim escreveu:

Então, fica fraw !!!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 15 Mar 2012 10:51

Sam, o microchip pensa em fazer algo deste tipo ai.

Piadinha de nerd.

Vai fazer um de 10 nucleos de 32 bits, só que com CACHE D E I compartilhado entre todos...
Mano, ve só.
fabim
Dword

Re: .

Mensagempor B-EAGLE » 15 Mar 2012 11:09

muy bom esses bixinhos...

tcp, conseguistes amostras da freescale ou nxp?

tcpipchip escreveu:Pois é...recebi umas amostras...mas nem todos os footprints estao no mercado ainda :(
B-EAGLE
Word

Mensagempor tcpipchip » 15 Mar 2012 22:10

NXP
tcpipchip
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 17 Mar 2012 12:47

RobL escreveu:Eu não esperava uma solução para pequenas baterias tão cedo. Ninguém fez.
Se a ARM fez, ainda que um limitado micro de 32 bits, porém, bem superior aos de 8 e 16 bits é sem dúvida revolucionário.
Sem dúvida, a economia de energia, vai depender do programador em talvez ter que ligar um periférico, usar e desligar, pois 32 bits envolvem muito mais parte física que 8 bits. Grosseiramente teríamos pelo menos 32 flip flops, ou seja 64 transitores contra 16 transistores em 8 bits, isto para cada conjunto de 32 bits (não memo). Não é tarefa simples consumir o mesmo ou menos que um micro de 8 bits e ainda com clock maior.
É revolucionário do ponto de vista Físico, pois envolveu muito conhecimento de silício e juntar fazendo funcionar o que há de melhor, inclusive conseguindo acessar I/O com um ciclo.
Não peder de vista que se trata de um micro para simplificar aplicações que vinham sendo feitas com máquinas com 8 bits. Simplificar compiladores, etc.

Na verdade os ARM da ST já são usaveis com bateria. Não são um MSP430 mas dão conta do recado.

Uma comparação interessante: http://www.eetimes.com/discussion/guest ... wered-apps

Abs
luisf.rossi
Byte

Mensagempor RobL » 17 Mar 2012 16:40

Código: Selecionar todos
 ARM Cortex-M0+ Implementation Data*
180ULL(7-track, typical 1.8v, 25C)   90LP (7-track, typical 1.2v, 25C)     40G(9-track, typical 0.9v, 25C)
 Dynamic Power    52 µW/MHz           11 µW/MHz (9µA/MHz)                     3 µW/MHz
 Floorplanned Area    0.13 mm2                   0.04 mm2                    >0.01 mm2

Estamos falando disso aí.
Imagine trabalhar com apenas 1Mhz em uma aplicação com 32 bits.
Estamos falando de baterias tipo botão.
Claro que ARM CM3 são usados em celulares com baterias de "avião" .
RobL
Dword

Anterior

Voltar para ARM