LCD alfanumérico para LCD Gráfico

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

LCD alfanumérico para LCD Gráfico

Mensagempor longo.251272 » 05 Mai 2015 14:17

Boa tarde pessoal,

Estou migrando do LCD alfanumérico para o LCD gráfico e surgiu algumas dúvidas. Já criei uma tabela de para desenhar os caracteres nele e está beleza apesar de ainda estar faltando os caracteres acentuados.

Vamos nas dúvidas.
1- No LCD alfanumérico quando o usuário vai editar algum valor numérico é habilitado o cursor do LCD para ele saber qual digito está alterando. No LCD gráfico qual o melhor caminho ?
2- Estou criando um menu onde uso um imagem para os itens não selecionados e outra para o item do menu selecionado, ficou bacana. A minha dúvida é onde gravo essas imagens pois apenas nessas brincadeiras já consumiu 150K da flash.

Valeu pessoal,
Ricardo Longo
longo.251272
Byte

Re: LCD alfanumérico para LCD Gráfico

Mensagempor xultz » 05 Mai 2015 14:30

Eu acredito que a maneira mais intuitiva pro usuário é desenhar um cursor do tipo uma barra vertical | e fazer ela piscar. A diferença é que quem vai fazer a piscada é teu firmware, escrevendo e apagando. Dá um trabalhinho. Por exemplo, eu não gosto de usar o cursor piscante do display alfanumérico, eu faço o cursor eu mesmo. Se o campo tiver valores já preenchidos (por exemplo, tem uma data do tipo 23/05/2015), eu faço o número que espero o usuário preencher piscar (por exemplo, faço o 2 do número 23 escrever e apagar, mantendo uns 70% do tempo escrito e só 30 apagado), e se o usuário aperta uma tecla, mantenho escrito por um segundo e depois volta a piscar, e assim por diante.

Quanto aos símbolos, você pode até colocar numa memória externa, mas eu estou achando que 150k é muita coisa, teria que dar uma olhada na lógica que você está usando prá armazenar as figuras.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor longo.251272 » 05 Mai 2015 15:00

Valeu pela dica, só estou pensando em como fazer esse cursor ficar piscando sem deixar o processo travado. Qualquer novidade posto aqui.
longo.251272
Byte

Mensagempor xultz » 05 Mai 2015 15:10

Aí vareia. Por exemplo, a primeira coisa que eu faço, geralmente, é criar uma interrupção de timer, geralmente a cada 1ms. Nesta ISR, eu faço debounce de teclas, e incremento alguns contadores, que uso como cronômetros genéricos.
Na tela em que ele espera o usuário apertar uma tecla, ele fica no loop infinito esperando uma tecla. Aí eu uso um desses contadores prá fazer um cursor. Ou seja, mostra o cursor na tela e zera o contador. No loop, fica esperando uma tecla e observando o contador, se passou de (por exemplo) 200, zera ele e apaga o cursor, depois espera chegar a (por exemplo) 50, zera e coloca o cursor, e assim por diante. Se o usuário apertou uma tecla, trata a tecla, e assim por diante.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para ARM