Marcado de Trabalho - ARM

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor lrfad2 » 19 Dez 2007 07:51

eu vi isso tb maia...
As principais erratas apontam para periféricos mais dedicados como: conversor AD, ethernet, USB, etc... Fico um pouco mais aliviado, pois por enquanto não pretendo utilizá-los.

Mas o que vc faria? Utilizaria o LPC2138 agora e depois modificaria? Ou já arriscaria a modificação?
"Quem come de tudo, está sempre mastigando"
lrfad2
Byte

Mensagempor Maia » 19 Dez 2007 08:44

Compre só os da revisão B.

I want to take the opportunity to apologize to you and the other
LPC2300/2400 users for the issues that we had with the Rev "-" and Rev
"A" versions of our parts. We realize that we caused all of you many
difficulties with these errata, which is why we worked so hard to fix
them as quickly as possible. We are now shipping Rev "B" versions of
all LPC2300/2400 microcontrollers in volume and they have fixed most of
the known errata. You can find the updated Errata Sheets at:

http://www.standardics.nxp.com/support/ ... ers/?searc\
h=LPC23&type=errata&Search.x=13&Search.y=19
<http://www.standardics.nxp.com/support/documents/microcontrollers/?sear\
ch=LPC23&type=errata&Search.x=13&Search.y=19>
http://www.standardics.nxp.com/support/ ... ers/?searc\
h=LPC24&type=errata&Search.x=12&Search.y=10
<http://www.standardics.nxp.com/support/documents/microcontrollers/?sear\
ch=LPC24&type=errata&Search.x=12&Search.y=10> )
Maia
Byte

Mensagempor Kremer » 20 Dez 2007 08:16

Maia escreveu: We are now shipping Rev "B" versions of
all LPC2300/2400 microcontrollers in volume and they have fixed MOST OF the known errata.

O que me mata é este MOST OF...
O negócio é deixar a turma testar e usar quando estiver bem estável.

Abraço
Alex
Kremer
Nibble

Mensagempor msamsoniuk » 20 Dez 2007 14:07

pois eh, eu acho estranho estes microcontroladores com core ARM terem um indice de defeitos tao grande, q chega a comprometer as principais funcionalidades. a uns cinco anos jah eu e um colega estavamos fazendo uma analise p/ selecionar um componente p/ um gateway voip e acabamos optando por um 68EN302 pq um similar baseado em core ARM simplesmente apresentava defeitos de fabricacao em tudo q era importante (controlador DRAM, ethernet, etc).

em relacao ao uso de microcontroladores 32 bits, de forma geral acho q jah eh uma realidade na industria a muito tempo, ao menos p/ grandes industrias e industrias do segmento de alta tecnologia. conheco muitos casos de empresas nacionais q jah usavam microcontroladores 32 bits a 10 anos atras, justamente em funcao da necessidade de rodar software mais elaborado e complexo do que era possivel em componentes mais limitados e de uso mais comum, como o PIC ou 8051.

obviamente para pequenos fabricantes era mais dificil justamente pela complexidade de se usar algo orientado a barramento externo, mas hoje nao parece existir justificativa, visto q existe microcontroladores de 32 bits que integram flash, sram, perifericos, ethernet e ateh phy no mesmo encapsulamento, sem nenhuma necessidade de outros componentes externos.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 31 Dez 2007 11:54

Maia

Mostre o pau (o link), senão a cobra sai por ae andando
:lol:
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor 51 » 31 Dez 2007 22:47

Cheguei atrasado,mas gostaria de dar minha resposta à pergunta inicial:
Na minha opinião processadores como o os ARM não precisam ser estudados da mesna forma que os de 8 bits, a não ser que alguém queira programa-los em assembly, o que não me parece viavel na maioria dos casos, ou então usa-los para fazer o serviço de um x51 ou PIC em C, por mero mkt, sem um SO por tras.
Os ARM´s estão mais para um x86 e seus sucessores do que para microcontroladores, o caminho que eu sugiro é escolher o modelo pelos MIPS e perifericos que vc precisa e ai descobrir quais as ferramentas e qual Linux que melhor se encaixa nele e começa à brincar, pouco importa a forma de setar um bit de i/o ou outros detalhes de baixo nivel, esqueça isso, se vc perder tempo com isso não vai chegar à lugar algum, é muito mais importante o conhecimento das ferramentas, da mesma forma que um PC, do que as entranhas da cpu.
Outra coisa, essa estoria de compatibilidade entre os core ARM é furada...quando vc estiver trabalhando com eles vc vai entender, sinceramente nunca entendi como grandes fabricantes de chips embarcaram nessa estoria de usar ARM, uma arquitetura, pelo que eu vi, inferior à um Z80 ou à um 68000, guardadas as devidas proporções e épocas.
Mais um detalhe, nunca vi um chip, tirando os micoxip, com tantos bugs.
(deve ser a dificuldade de depurar o hdl que eles usam...)
51
Administrador

Mensagempor mamga » 09 Jan 2008 10:53

Pessoal... obrigado por todas as respostas... me ajudaram muito e decidi que vou continuar com meus estudos... comprei um livro no amazon chamado "ARM System-on-chip architecture" e estou lendo... estou aguardando tambem chegar meu STM32 Primer para fazer uns testes.

Vlw
mamga
Nibble

Anterior

Voltar para ARM