Bueno...
Nesse mundo ARM as dúvidas são muitas principalmente por causa da quantidade. Quando eu comecei a estudar, achei melhor comprar um Kit pronto. Os NXP estão aí, relativamente fáceis de se conseguir em pouca quantidade por um preço bom. Ferramentas? Compiladores, pra brincar tem o IAR (até 32KiB), o Keil (parece que até 16KiB) em suas versões grátis; claro, têm outros, mas estes são os mais disceminados pelo que entendi. Tem o GCC pra ARM. Eu passei um trabalhão tentando fazer funcionar o GNUARM (GCC + Cygwin + Eclipse + Insight) e não tive sucesso. Daí resolvi usar o Keil, é o mais fácil pra quem está começando, é praticamente como mexer com MCUs comuns de 8 bit, faz o teu programa, compila e pronto (não to usando depurador). Ontém instalei o YAGARTO (
www.yagarto.de) que utiliza o GCC e o Eclipse também, baixei um exemplo o taquei o Ctrl + B no Eclipse, compilou direitinho, gerou o .map e o .hex. Resta fazer funcionar o depurador, mas aí é o próximo capítulo. Por enquanto gravo o chip (to usando um LPC2148) pela serial, usando o programa da NXP, agora não me lembro o nome, mas é Flash "alguma coisa".