Uma IDE melhor que a da IAR !!!

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Uma IDE melhor que a da IAR !!!

Mensagempor ronaldo_verardo » 21 Fev 2008 16:52

Boa tarde amigos!!!

Gostaria de saber se algúm amigo sabe de alguma IDE ou melhor alguma interface de desenvolvimento que quando escrevo o código em C e em C++ ele me de a opção de como se fosse na IDE do Delphi que é só pressionar crtl+espaço e abre uma caixa cheia de opções do código mas que seja compatível com os projetos gerados pelo IAR ou que possa chamar o compilador da IAR ou que seja fácil modificar o projeto criado para depois de usar a IDE poder se modificar e se compilar no IAR ?

Abraços e aguardo a ajuda dos amigos e espero que tenha me feito entender.
ronaldo_verardo
Bit

Mensagempor Ander_sil » 21 Fev 2008 22:40

O IAR faz +- isso só que com funções da sua aplicação e que já tenha usado uma vez...
Do resto nunca vi uma IDE para microcontroladores com essas funções do Delphi e Builder.

at.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor chipselect » 22 Fev 2008 20:49

será que eclipse + cdt não faz?
chipselect
Word

Mensagempor ronaldo_verardo » 28 Fev 2008 08:16

Funções que eu me refiro seria quando se pressiona ctrl e barra de espaço enquanto se está escrevendo uma struct por exemplo e ele abre uma caixa com os items da struct entro outras coisas deste tipo !!!!!
ronaldo_verardo
Bit

IDE para µControladores

Mensagempor Witt » 05 Mar 2008 14:27

Basicamente conheço 3 IDEs:

DAC da Ristan Case;
Crystal Revs da SVG;
Eclipse CDT.
Dessas só o Eclipse é free.

Considero a melhor o DAC.
O Eclipse tb é muito bom e oferece uma integração com o IAR, porém é o mais complicado e precisa de vários plugins. Porém, depois que desvendar todos os mistérios, é só alegria.

Att.
Witt
Witt
Bit

Mensagempor eletroinf » 05 Mar 2008 20:25

O Eclipse é completinho, bonitinho, cheio dos recursos... agora, francamente, pra o que ele faz, o "rendimento" dele é uma porcaria -talvez porque é em Java. Dependendo do micro que instalar vai ser sofrível de usar...
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Witt » 05 Mar 2008 20:49

Concordo que o rendimento do software é muito baixo, mas é tudo relação custo benefício.
Vc pode pagar os US$900,00 do DAC ou os 700,00 do Crystal Revs.
Também pode comprar mais 1Gb de Ram pro PC e colocar o Eclipse. rsss

Lembrei do Notepad++ e do UltraEdit que utilizei por um tempo, mas eles ficam muito atrás dessas outras 3 IDEs.

Att.
Witt
Witt
Bit

Mensagempor chipselect » 05 Mar 2008 23:16

A recomendação adequada pra rodar o eclipse é ter pelo menos 1G de RAM e uma cpu moderna. Não vejo nada de absurdo nisso, qualquer notebook pé de chinelo já tá vindo com 512MB de RAM... e o Eclipse perto do Windows Vista é leve igual pluma.

Agora, se a plataforma de desenvolvimento é da década passada (tipo Windows 9x ou Linux daquela época, rodando em um PC que pode ser considerado museu), daí não dá nem pra cogitar usar o Eclipse.

Também acredito que o Eclipse sofre com a falta de plugins mais adequados para programação de microcontroladores, mas isso pode ser desenvolvido e adicionado ao eclipse. Acho ele um tiro de canhão pra programar microcontroladores pequenos... 90% dos recursos do eclipse não são necessários nestes casos.

A estrutura de projeto que o Eclipse cria é para softwares de porte médio e grandes, isso gera um overhead desnecessário quando o software é pequeno e que não precisa de muita organização.

Em java é normal um projeto ter centenas de arquivos fontes... só de testes unitários em geral são tranquilamente mais de 100 testes... duvido muito que alguém aqui no fórum vai se preocupar em fazer testes unitários para firmware e que alguma ferramenta que usem dê suporte a isso. Pode até ser que tenham suporte a CVS, mas isso também acho raro ser usado para desenvolvimento de firmware. Mas caso alguém precise desses recursos (e vários outros), o eclipse já tem embutido. E se alguém realmente estiver preocupado com qualidade de software, além dos recursos já existente no eclipse, tem o plugin Eclipse CS para checagem de padrões de código e o Javadoc que duvido existir algo similar fora do java.
chipselect
Word

Mensagempor Witt » 06 Mar 2008 08:12

Bem colocado sobre o desempenho e as necessidades de plugins do Eclipse chipselect.

Sobre a documentação e checagem de código, dê uma olhada no DAC e no Crystal Revs. Eles fazem isso para vc. Inclusive fluxograma a partir do código e, no caso do DAC, alguns debugs integrados com o compilador(disponível apenas para alguns compiladores). :-)

att.
Witt
Witt
Bit

Mensagempor eletroinf » 06 Mar 2008 09:58

O meu note tem 2 GB de RAM. O Eclipse come uns 100 MB ou mais. O processador é um Turion x2. E te digo, roda meio lento. Se tu quer uma IDE boa, tem o Dev C++. Esse sim eu gostei. Não deve ter todos os recursos do Eclipse, mas eu não gosto de frescura. To usando ele com o GCC arm do Yagarto.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor chipselect » 07 Mar 2008 23:02

eletroinf

As "frescuras" que tem no Eclipse não são realmente "frescuras" quando o assunto é software de médio e grande porte, pelo contrário, implicam diretamente na qualidade de software e impactam na produtividade também.

Eu rodo o eclipse num Celeron M410 (1.47GHz) com 1G de RAM, junto com o servidor Apache Tomcat 6.0 e o banco de dados PostgreeSQL, mais um antivirus... para programação WEB, funciona perfeito, similar ao Turbo C++ Explorer. Com pouca memória, o TC e o Visual Studio se saem melhor, daí não tem nem como pensar sequer em ter algo rodando em java, quanto mais uma IDE.

Tem as versões antigas do Eclipse, como a versão 2, que são muito mais leves. As versões 3 em diante são muito mais pesadas.

Para programar microcontroladores pequenos e sistemas limitados, não acho que o eclipse ou outra IDE similar seja uma boa escolha, nesse caso, a simplicidade do Dev C++ leva vantagem, pois não há necessidade de suporte para recursos como drag and drop, e dificilmente irá utilizar programação com threads, o que torna a deficiência do Dev C++ de depurar código concorrente praticamente irrelevante.

O suporte a programação em grupo também não fará falta neste caso, e isso diminui um pouco os efeitos da falta de suporte a documentação de código, uma vez que na maioria dos casos, apenas uma mesma pessoa irá trabalhar o código inteiro. Geralmente nestes casos, a qualidade de software é um item que não tem nenhuma importância, e o que pesa muito é a otimização do código.

Só acredito que, quanto maior o tamanho do software a ser desenvolvido, mais viável o Eclipse se torna e mais trabalhoso o Dev C++ se tornará.
chipselect
Word

Voltar para ARM