ARM - STR711 codes

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

ARM - STR711 codes

Mensagempor microeletronica » 06 Dez 2006 18:46

Boa noite Senhores,

Gostaria de perguntar se algum de voces conhecem um site, indicariam links que contenham exemplos do GNUGCC pro STR711.

Gostaria principalemnte de exemplos referentes a interrupcoes pra Serial, de borda, de timer, de pwm, Funcionamento da USB.

Tenho o Kit - aquele barato, mas ate agora nao tive tempo de estudar o funcionamento do chip e gostaria de ver alguns exemplos antes mesmo de ir a fundo no datasheet como fiz com LPC.

[]s;

Obrigado
;)
microeletronica
Byte

Mensagempor xultz » 06 Dez 2006 19:12

Provavelmente você terá tudo isso quando o Fábio publicar seu livro (mas pelo jeito vai ser pro compilador IAR e não gcc, o que é uma pena).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 07 Dez 2006 07:22

Bom,

O livro vai tratar do IAR e GCC, inclusive toda a parte introdutória dos ambientes e a descrição da configuração (linker, makefile, etc) já está pronta.

No entanto, a maioria dos exemplos vai utilizar o IAR mesmo, porque ainda tenho problemas com a gravação dos chips através do ambiente Eclipse utilizando o software fornecido pela ST.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor microeletronica » 07 Dez 2006 19:26

Mas Fabio, passa ai uns links pra começar a estudar
;)
microeletronica
Byte

Mensagempor joe-adb » 08 Dez 2006 01:09

Fábio,

O problema da integração do Eclipse com o software da ST ocorre em que etapa?

Pergunto porque creio que seria muito interessante se você abordasse o Eclipse + ferramentas GNU para desenvolvimento (gcc, gdb, etc), já que este ambiente, além de livre e gratuito, pode ser utilizado para outros microcontroladores também (por exemplo, o MSP430, que você também aborda no seu livro).

Até hoje, sei do gcc compilar:
AVR, AVR32, MSP430, 68HC11, ARM, MIPS

Além disso, creio que seja possível integrar o Eclipse com o sdcc, que também é bem parecido com a filosofia do gcc (livre, gratuito, portável) e compila:
8051, Z80, HC08, PIC16, PIC18

Acho um ambiente assim muito mais interessante para o público do seu livro (em maioria composto por estudantes, hobbystas e pequenos desenvolvedores) do que uma ferramenta como o IAR, que é pago (ou limitado demais, quando utilizado como versão gratuita).
joe-adb
Bit

Mensagempor tpfslima » 08 Dez 2006 09:28

Concordo contigo Joe.
Acho tambem que os livros deveriam abordar mais os dispositivos e menos os compiladores. No livro que tenho aqui em mãos, do Daniel de Souza, nao gostei da abordagem dada ao ARM7 da Philips, achei pequena demais.

Ele se ateve muito ao compilador...
Seus exemplos eram rechados de funcoes prontas que soh quem utilizou o IAR MakeAPP entendia, sendo que eu estava interessado no micro...
Mas como era unico no mercado, e por ser unico... é bom!
O que tem sobre o micro é muito bom.

Mas beseou-se muito no livro da Hitex... que eu ja conhecia ...
Ufff,... (Mais do mesmo)

Sei la... IAR- > Fica muito limitado pra trabalhos de quem nao tem muito dinheiro... Eu defendo tambem o que joe falou.;;;

Estou ansioso pelo livro do Fabio...
:)
Thiago P. F. S. Lima
Engenheiro Eletronico
São Paulo - SP
tpfslima
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 08 Dez 2006 11:25

Discordo de vocês ...

Um livro sobre MCUs tem sim de abordar as ferramentas de programação, pois são elas que facilitam ou dificultam o seu trabalho.

Em se tratando de ARMs então, aí a coisa é bem pior pois há muito trabalho envolvido (configuração do linker, arquivos de inicialização, etc).

Mas o meu livro não utiliza funções prontas e nem o MAKEAPP, eu não sou partidário deste tipo de solução. Acho que elas tendem a gerar código ineficiente e mascaram a realidade.

Sobre o Eclipse, eu estou utilizando o pacote fornecido pela ST, o livro tem um tutorial sobre a utilização do Eclipse e a configuração do makefile e linker, além de mostrar a operação do GDB e Insight.

Como eu já disse, a maioria dos exemplos do livro está sendo escrita para o IAR, mas não é difícil adaptar os exemplos para compilar no GCC. O programa de gravação da ST não funciona no meu PC e por isso não pude implementar alguns programas no GCC.

Além disso, estou explorando alguns recursos que não consegui implementar no GCC.

Acho que para quem está aprendendo, o IAR é uma ferramenta muito mais simples e eficiente.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor tpfslima » 08 Dez 2006 22:33

Entendo...
Thiago P. F. S. Lima
Engenheiro Eletronico
São Paulo - SP
tpfslima
Bit

Mensagempor microeletronica » 08 Dez 2006 22:35

Fabio, acho que um livro deve abordar principalemente o dispositivo e utilizar a linguagem C como algo portavel... Nao dependente de um MakeIAR ou de um compilador CCS. A menos que este livro tenha como proposito falar sobre o compilador tambem...

Mas em um livro chamado microcontroaldores ARM7 - Dai acho que seria mais legal falar bastante sobre os micros ARM disponiveis, focar, claro em um... e claro, como vc expos, fazer exemplo com um compilador em especifico, ou alguns compiladores...

Mas acho que seria bem interessante que o codigo fosse estruturado, facilmente portavel... Como sao os micro OS por ai, por exemplo.;

Isso é o que eu acho... Mas vale lembrar tambem que é opiniao.. Nunca escrevi um livro... Nao tenho experiencia niosso.
microeletronica
Byte

Voltar para ARM