KIts e gravadores do ebay valem ? ou melhor fazer um ?

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

KIts e gravadores do ebay valem ? ou melhor fazer um ?

Mensagempor emersonsantosrj » 16 Abr 2010 16:45

Gente , realmente fico nessa duvida, queria comprar algo para iniciar, mas tenho visto tantos kits de preços todos do basicao ao sofisticado com tela e linux e o escambau. Bem, os linux eu não preciso no momento pois meu uso sera em automatacao (contatoras e afins) , vi alguns kits com o lpc1768 (que gostei pois tem um hardware especifico que quero) mas fico pensando se nao seria melhor montar um kit mais adequado e quem sabe ate vende-lo. Pensei nisso pois nao preciso de um sistema de pequeno porte tipo funcionando a pilha .. o uso seria de uma CLP .. logo a placa poderia ter componentes não SMD até para facilitar a soldagem e aquisição de componentes.
Quem ja comprou esses kits e gravadores pelo ebay , por acaso tiveram algum problema ?
A ideia de fabricar um kit mais especifico a automacao poderia ser uma boa tambem ?
Fico chateado pois qdo procurei kits nacionais eu achei umas coisinhas tao mixurucas ... e o preço hein ?! sem comentarios. Por isso esse pensamento de projetar um kit.
Quem puder me dar uma opiniao , agradeço.
emersonsantosrj
Bit

Re: KIts e gravadores do ebay valem ? ou melhor fazer um ?

Mensagempor msamsoniuk » 16 Abr 2010 18:16

vc eh um engenheiro ou um saco de batatas? eh melhor fazer, obvio! :)

emersonsantosrj escreveu:Gente , realmente fico nessa duvida, queria comprar algo para iniciar, mas tenho visto tantos kits de preços todos do basicao ao sofisticado com tela e linux e o escambau. Bem, os linux eu não preciso no momento pois meu uso sera em automatacao (contatoras e afins) , vi alguns kits com o lpc1768 (que gostei pois tem um hardware especifico que quero) mas fico pensando se nao seria melhor montar um kit mais adequado e quem sabe ate vende-lo. Pensei nisso pois nao preciso de um sistema de pequeno porte tipo funcionando a pilha .. o uso seria de uma CLP .. logo a placa poderia ter componentes não SMD até para facilitar a soldagem e aquisição de componentes.
Quem ja comprou esses kits e gravadores pelo ebay , por acaso tiveram algum problema ?
A ideia de fabricar um kit mais especifico a automacao poderia ser uma boa tambem ?
Fico chateado pois qdo procurei kits nacionais eu achei umas coisinhas tao mixurucas ... e o preço hein ?! sem comentarios. Por isso esse pensamento de projetar um kit.
Quem puder me dar uma opiniao , agradeço.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MarcusPonce » 16 Abr 2010 20:41

Acho que esta dúvida todos já tiveram ou tem (ou terão...)

Uma maneira de decidir é pensar nos números: o CI é TQFP, será necessário mandar fazer uma placa dupla face em uma empresa. Vamos colocar aí pelo menos R$400,00 para a placa nua chegar na sua mão. Claro que depende de onde, depende do tamanho da placa, etc. mas fazendo 03 unidades ou fazendo 05 unidades e fotolitos vai ser difícil ficar mais barato, até porque a placa não vai ser tão pequena assim, pois a idéia é fazer uma placa com circuitos interessantes. Possivelmente até mais caro.
Mais o preço dos componentes.
Mais o custo do seu tempo. Claro que você já vai criando os patterns, vai aprendendo os detalhes do uC (alimentação, xtal, reset), vai poder reaproveitar esta parte do esquema, etc. Isso teria que fazer na hora do projeto para o seu cliente mesmo que primeiro comprasse um kit, portanto é reaproveitável. Mas uma parte do seu tempo não é reaproveitável. Gastaria para fazer o kit e teria custo.

Também pode usar 01 placa e vender as outras para recuperar os R$, mas aí tem que dar suporte para quem comprar. Mais tempo gasto...
Será que compensa ?

Veja que você pode ficar no meio-termo comprando um kit mais simples e depois testar o que interessa construindo o resto até mesmo em placa padrão. Conhece a MBED da NXP que usa o LPC1768 ?
http://search.digikey.com/scripts/DkSea ... 68-4916-ND
MarcusPonce
Byte

Mensagempor MarcusPonce » 16 Abr 2010 21:01

Mas aquela placa "RM-NXP-LPC1768-Cortex-development-board-JLINK-On-board" do ebay realmente parece interessante com aquele preço... e tem outras com TFT.
MarcusPonce
Byte

Voltar para ARM