Qual arm posso usar?

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Qual arm posso usar?

Mensagempor psilva » 21 Dez 2006 14:26

Pessoal boa tarde,

Tenho um produto a fazer e estou inclinado a usar arm para isso, até mesmo por que preciso de uma cpu com bom poder de processamento.
Minha necessidade inicial é ter flash e sram interna mas também possuir barramento para acesso a memória externa tanto para dados quanto para execução de programas.
Eu procurei no site da Atmel vi boas cpus mas nenhuma delas com a características acima.
Fui no site da www.nxp.com, mas infelizmente não consegui achar nada, apesar que pelo que vejo nesse forum tem chip da nxp que deve atender a essa minha necessidade, se algum dos colegas puder me ajudar ficarei muito grato.

Paulo
psilva
Bit

Re: Qual arm posso usar?

Mensagempor Viktor » 21 Dez 2006 14:29

Procura algum LPC22xx
Viktor
Byte

Mensagempor microeletronica » 22 Dez 2006 08:09

microeletronica
Byte

Mensagempor microeletronica » 22 Dez 2006 16:07

Nao sei se eh o caso, mas pode considerar este tambem:
"NXP LPC3180 microcontroller"
http://www.standardics.nxp.com/support/ ... u.lpc3000/

http://www.standardics.nxp.com/products ... pc3180.pdf
http://www.standardics.nxp.com/support/ ... &type=user

ou este:
LPC2468 - recem lancado, mas com ev. boards no mercado a um mes.
http://www.standardics.nxp.com/support/ ... pc2468.pdf
microeletronica
Byte

Qual arm posso usar?

Mensagempor psilva » 23 Dez 2006 10:44

Muito obrigado pessoal,Viktor e microeletronica, voces me ajudaram muito mesmo.

Pelo que vi entre Atmel e Philips, me parece que os arm da Philips atendem ao meu projeto de uma forma mais completa.
Eu tenho mais algumas dúvidas, uma delas em um desses posts eu já vi que tem, que é o gcc como compilador isso pra mim é ótimo.

Não querendo abusar dos colegas, eu gostaria de saber o seguinte:
1 - O que é modo Thumb?
2 - A Philips tem um roadmap onde consta o codigo dos chips e uma breve descrição onde voce pode fazer uma escolha mais adequada,pois percebi que eles tem um monte de arms com caracteristicas semelhantes, e tah dificil escolher, tem muita coisa boa.
3 - Esse chips que voce me indicaram acima é possivel rodar linux neles?
4 - Os precos são bons, é facil comprar no Brasil, ou lá fora?

Desculpem-me o monte de pergunta mas acho que essas ai respondidas me completa a pesquisa do chip para esse projeto.

Muito obrigado de antemão.

/PSilva
psilva
Bit

Re: Qual arm posso usar?

Mensagempor Viktor » 23 Dez 2006 11:43

psilva escreveu:1 - O que é modo Thumb?
2 - A Philips tem um roadmap onde consta o codigo dos chips e uma breve descrição onde voce pode fazer uma escolha mais adequada,pois percebi que eles tem um monte de arms com caracteristicas semelhantes, e tah dificil escolher, tem muita coisa boa.
3 - Esse chips que voce me indicaram acima é possivel rodar linux neles?
4 - Os precos são bons, é facil comprar no Brasil, ou lá fora?

1.- Os ARM com arquitetura V4 possuem dois conjuntos de instruções, ARM e THUMB. O conjunto de instruçÕes ARM é mais poderoso, porém cada instrução ocupa 32bits. O modo THUMB é composto por instruções de 16bits.
Você pode fazer um mix de ambos no seu programa. Querendo desempenho use ARM. Querendo código enxuto use THUMB.
3.- Sim
4.- Você acha no Brasil.
Viktor
Byte

Mensagempor psilva » 23 Dez 2006 13:19

Obrigado Viktor.

Que beleza, já me sinto iniciado em arm, legal isso dos modos.
Vou fazer uma comparação dentre eles, e eleger o cara, apesar que já andei vendo coisas com o lpc2294 e me simpatizei muito com ele. e tambem o lpc2138 para substituir o atmega128 que uso em alguns produtos, e o arm tem um preço pouco maior com muitissississimo mais recursos o custo beneficio está melhor.

Feliz natal para todos os colegas, e obrigado pela ajuda.

PSilva
psilva
Bit

Mensagempor microeletronica » 27 Dez 2006 20:08

Os LPC2101 / 02 / 03 e 04 / 05 / 06 sao bem baratos, bem mais baratos que os ATMega128.
Confira suas caracteristicas em :

http://www.nxp.com/pip/LPC2101FBD48.htmlhttp://www.nxp.com/pip/LPC2106BBD48.html

A philips divide tudo em User Manual e Datasheet. Dah uma olhada nos specs, ve qual te satisfaz - se for sem memoria externa sugiro o 06 pra desenvolvimento. Dai, quando pronto o produto, faz com um 03,02.

A pagina pra vc escolher o melhor ARM7 da Philips, microcontrolador LPC21XX [e>>
http://www.nxp.com/products/microcontrollers/32bit/index.html

Respondendo a outra pergunta- Voce acha sim no brasil e os precos sao bem baixos.
Vc consegue rodar Linux sim nesses ARMs. Dah uma olhada no site da Olimex e vc vai ver umas placas la que os caras fizeram com ARM7 e colocaram linux neles. A philips nao dah suporte nisso. Isso ja eh coisa de professor pardal mesmo.

[]s
microeletronica
Byte

Mensagempor microeletronica » 27 Dez 2006 20:24

Do livro ARM System On Chip Architecture

The Thumb instruction set addresses the issue of code density. It may be viewed as a compressed form of a subset of the ARM instruction set. Thumb instructions map onto ARM instructions, and the Thumb programmer's model maps onto the ARM programmer's model.

Implementations of Thumb use dynamic decompression in an ARM instruction pipeline and then instructions execute as standard ARM
instructions within the processor.

Thumb is not a complete architecture; it is not anticipated that a processor
would execute Thumb instructions without also supporting the ARM instruction set. Therefore the Thumb instruction set need only support common application functions, allowing recourse to the full ARM instruction set where necessary (for instance, all exceptions automatically enter ARM mode).

Thumb is fully supported by ARM development tools, and an application can mix ARM and Thumb subroutines flexibly to optimize performance or code density on a routine-by-routine basis.
microeletronica
Byte

Mensagempor psilva » 30 Dez 2006 15:34

Pessoal

Muito obrigado a todos pela ajuda, realmente foi excelente pra mim que não conhecia nada de arm.

Pelo que pude notar, acho que está valendo muito a pena trabalhar com arm, eu vi muitos deles melhores que algumas cpu que tenho usado e com preco bom.

grande abraco a todos e um feliz ano novo.

PSilva
psilva
Bit

Mensagempor microeletronica » 03 Jan 2007 07:57

Vale a pena sim, barato e poderoso :)
microeletronica
Byte

Voltar para ARM