ajuda no cortex m3 e keil

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

ajuda no cortex m3 e keil

Mensagempor cristian » 17 Jul 2011 20:01

estou a dias correndo atras de informaçoes , exemplos , tutorias , bibliotecas e etc

e so acho informaçao quebrada , nao tenho muito dinhiro pra investir comprando kits prontos , entao fiz meu proprio kit , ate agora ja conseguir sozinho um pouco de USB , UART , AD do LPC1343 mas nada de display cartao SD ou algo mais concreto

parece q ninguem usa os cortexM3 ou ate mesmo o Keil , pq com pic mesmo vc acha de tudo na net

optei por usar cortex pois ouvir falar q é muito melhor do q ARM e mais facil

mas nao acho forum em portugeus e os que acho nao responde perguntas so fica emrolnado , sera q este assunto é trancado a sete chave , se form é melhor nao usar este micorcontraldor pq na hora H nao vai ter ajjuda

se alguem quiser me vender as bibliotecas para usar em :

SDcard
Usb , pois o que tenho nao transmite e recebe ao mesmo tempo
RTOS,
Uart por soft ( achei na Nxp mas ainda nao testei)
LCD grafico T6963
e por ai vai

dependendo do preço eu pago por estas informaçoes

mas nao estou parado , estou traduzindo o ajuda do Keil e fuçando na net

ate +
cristian
Word

Mensagempor Maia » 17 Jul 2011 21:31

Olá,
Dá uma olhada nessas páginas. Tirei informações boas daí.

http://code.google.com/p/lpc1343codebase/source/browse/#svn/trunk

http://code.google.com/p/32bitmicro/wiki/LPC13xxSampleSoftware

Em PT não conheço fórum mas em EN tem esse que é muito bom.

http://tech.groups.yahoo.com/group/lpc2000/

Abraço,
Maia
Maia
Byte

Re: ajuda no cortex m3 e keil

Mensagempor fabim » 18 Jul 2011 08:06

cristian escreveu:estou a dias correndo atras de informaçoes , exemplos , tutorias , bibliotecas e etc

e so acho informaçao quebrada , nao tenho muito dinhiro pra investir comprando kits prontos , entao fiz meu proprio kit , ate agora ja conseguir sozinho um pouco de USB , UART , AD do LPC1343 mas nada de display cartao SD ou algo mais concreto

parece q ninguem usa os cortexM3 ou ate mesmo o Keil , pq com pic mesmo vc acha de tudo na net
optei por usar cortex pois ouvir falar q é muito melhor do q ARM e mais facil

mas nao acho forum em portugeus e os que acho nao responde perguntas so fica emrolnado , sera q este assunto é trancado a sete chave , se form é melhor nao usar este micorcontraldor pq na hora H nao vai ter ajjuda

se alguem quiser me vender as bibliotecas para usar em :

SDcard
Usb , pois o que tenho nao transmite e recebe ao mesmo tempo
RTOS,
Uart por soft ( achei na Nxp mas ainda nao testei)
LCD grafico T6963
e por ai vai

dependendo do preço eu pago por estas informaçoes

mas nao estou parado , estou traduzindo o ajuda do Keil e fuçando na net

ate +

Mano, tu cometeu todos os erros possiveis.rsrs
CM3 não é muito melhor que um ARM, ele é um ARM otimizado...
Uai, pic esta no mercado a mais de 20 anos, os cortex num tem nem 3 anos direito, quer documentação igual pic ?
Em português, documentação, coisa pronta ?? a maioria dos Brasileiros só tem competência para PIC, não generalizando eim, pelo amor de DEUS!!!!! Sem discuções !!!!!

Cara, conselho simples.
Pegue o User Manual do modelo que esta usando, pegue o assunto que lhe interessa, e leia calmamente o que ele esta esplicando pra ti.

Melhor ainda, vá ao site na NXP na area de app notes e exemplos, baixe-os-os, e vá vendo o que o programa faz, e o que o UM esta falando.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor cristian » 18 Jul 2011 11:55

entao é isso q estou fazendo , imprimo as pag referente ao assunto e vou lendo (traduzindo)

agora eu tenho 2 LPC2368 q devo ter quimado tentando gravar pelo FlashMagic

pois um aqueceu nao sei pq e outro ligeui direto na porta serial sem MAX232(sera q queimou ??)

ai um amigo meu mandou um lpc1343 fiz a placa e com uns exemplos no keil consegui enviar dados pela serial ler um AD e conectar o USB mas mesmo assim um pouco limitado

to apostando tudo nos CORTEX M3 e agora estou errado ?

estou querendo algum exemplo de um codigo funcionando pra poder estudar ...

peguei os exemplos da keil e estudei e ja fiz algumas coisas , como falei acima

mas nao tenho um SDCARD um DISPLAY GRAFICO ( t6963 )
um USB q transmita e receba sem cortes ,

e vc Fabim sumiu do msn ( bloq-me ?) o que vc usa cortex-m3 ou arm7 - 9 ou algo mais avançado , ajuda ai pow libera uns codigos pra ajudar ....

e vc Maia podemos trocar ideias pelo msn ? cristian-eng@hotmail.com
cristian
Word

Mensagempor luisf.rossi » 18 Jul 2011 12:31

Apenas complementando... de modo geral esqueça o português para eletrônica. 90% do que você vai achar está em inglês. Todos os datasheets, plicatipene notes e bibliotecas que você achar vão estar em inglês. E usar algum componente sem ler o datasheet e o manual não é um bom caminho.

PS: o que você diz em fazer a USB enviar e receber ao mesmo tempo? Se isso for literal, é impossível pois a USB é half-duplex....

Abs
luisf.rossi
Byte

Mensagempor proex » 18 Jul 2011 12:32

Nao use os exemplos da Keil, use os da NXP.

Procure pelo "LPC13xx_SampleSoftware.104.rar" Todos os exemplos deste aqui funcionaram pra mim.

Mas lembre-se, o 1343 tem 32kB de flash e 8KB de ram. Se seu programa vai precisar de RTOS + Display Grafico + SDCARD + USB + Serial.......nossa, será que cabe tudo isso?

.
proex
Dword

Mensagempor cristian » 18 Jul 2011 13:17

nao vou usar tudo de vez , estou aprendendo a usar os perifericos pra depois decidir o q fazer ....

realmente praticamente nao existe documentaçao em portugues .... tava falando de foruns em portugues como este ....

sobre o usb pensei q era full-duplex , mas no pic da impressao q é full , mas nao fiz o teste como fiz nesse , pois coloquei 20bytes sendo enviados constantemente e em seguida transmitir , ele para de enviar e vai receber do PC , mas a questao é que ele nao continua de onde parou tipo assim

TEMP=23,6C se acontece a interrupçao ele ja começa assim MP=23,6C , ele perde todos os primieiros dados e o final do anterior ...

estou estudando os arquivos sugeriidos por vcs , mas ainda falta um q funcione com t6963c e sdcard , os que tem aqui so da erros e minha cabeça nao esta conseguindo achar os problemas
cristian
Word

Mensagempor andre_luis » 18 Jul 2011 20:33

Cristian,

Código de drivers na linguagem C para o DISPLAY GRAFICO ( t6963 ) e para o SDCARD, por serem independentes da plataforma de Hardware, voce pode usar o de qualquer microcontrolador que voce achar na Web.

Eu por exemplo, já usei o mesmo programa para o LCD no Z84(zilog) e para o 51(atmel), mudando basicamente apenas o mapeamento das portas de I/O.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor proex » 19 Jul 2011 08:10

Cristian, USB não é full Duplex.

É apenas uma linha de transmisao bidirecional balanceada, como uma 485.

Se um dispositivo esta ocupando a linha para transmitir, outro dispositivo terá que aguardar a desocupação dela.

Como USB é muito rapida, pode dar a impressao de que é Full Duplex.
Outra coisa, no protocolo USB os bytes são transmitidas em frames.

Vc pode especificar que seu frame conterá 68 bytes, 32, 16, etc. Porém, vc não precisa obrigatoriamente encher esse frame com a quantidade de bytes especificada. Vc pode transmitir um unico byte dentro desse frame.

Para usar a USB, é criada uma Interrupção de Timer a cada 1mS.

Dentro dessa interrupçao é chamada a função USB_ISR que verificará se chegou coisa pela USB ou se tem coisas pra serem enviadas. Ela é usada também para manter os dispositivos USB conectados quando não há fluxo de dados.

Se vc estiver debugando a USB com o Jtag, e colocar um break point em qualquer ponto do código, vc interromperá o Timer e consequentemente irá provocar a desconexão do dispositivo USB.

.
proex
Dword

Mensagempor cristian » 20 Jul 2011 21:27

vou fazer outros teste no usb

estou estudando os codigos pra modificar se possivel
cristian
Word

Mensagempor fabim » 21 Jul 2011 08:02

cris, meu msn não é mais o fabioriksilva.
é fableach@hotmail.com

ADD lá.

Cara to usando ARM7-CM3-ARM9-ARM11-e cortex A8 beagleboard.

tipo profissionalmente ARM7-CM3, e para fuçançias o restante.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 22 Jul 2011 20:39

Já fizeste a placa com ARM11 ?????
tcpipchip
Dword

Voltar para ARM