Análise de Engenharia - Desenv. plat. ultra baixo custo

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor mastk » 28 Jan 2011 19:57

ter a opção de vender so a placa eh uma boa, qualquer técnico em eletrônica com alguma pratica em bancada pode soldar tudo na boa, leve em consideração que haverá custa de montagem.

eu estou no presente momento estudando coldfire e z80 e anseio estudar power pc.
mastk
Dword

Mensagempor Francesco » 28 Jan 2011 19:58

Não é uma idéia ruim mandar a placa para o aluno montar. Fiz um kit de desenvolvimento para alunos de escolas técnicas e faculades, e realmente tem que ser DIP. Os alunos estão chegando ao final do curso sem soldar nada.

Outra possibilidade é fazer o que a AdaFruit faz, ela vende os kits só com os SMDs montados. O resto é contigo. Isso eu acho bacana, porque posso soldar tido em casa, menos SMD.
Francesco
Word

Mensagempor fanl » 29 Jan 2011 11:29

Pessoal,

Eu já havia ovido falar da LPCXpresso, mas por preconceito jamais imaginei que essa coisa custaria 20 euros!!!! E já vem com debugger!
http://selivre.wordpress.com/2011/01/29 ... to-barata/

Acho que agora, o enfoque do desenvolvimento da placa sugerida pelo tópico muda. Seria desenvolver uma base board modularizada para usar com o lpcXpresso.

Att.
fanl
Bit

Mensagempor fabim » 29 Jan 2011 20:17

fanl escreveu:Pessoal,

Eu já havia ovido falar da LPCXpresso, mas por preconceito jamais imaginei que essa coisa custaria 20 euros!!!! E já vem com debugger!
http://selivre.wordpress.com/2011/01/29 ... to-barata/

Acho que agora, o enfoque do desenvolvimento da placa sugerida pelo tópico muda. Seria desenvolver uma base board modularizada para usar com o lpcXpresso.

Att.

Olha fanl.
Vou tentar não ser o que a maioria pensa que sou,mais não sou , pois se fosse nem diria nada...

Cara, veja bem.
A nxp de olho nos impostos de outros mercados etc, se esforçou a lançar algumas plataformas de forma que o preço tivesse dentro de outros produtos que previamente foi feito uma pesquisa.... bom.

Sinceramente.
Porque raios de motivos, eu me esforçaria de montar um kit de ultra low high mega blaster price ? E ainda, pra vender isso ?
C ta achando mesmo que no brasil tem campo pra isso ? Meo da trampo não fiote.
Seja sincero, fora uma meia duzia aqui do forum que meche com arm/pic/atmerda, me diz um no seu dia a dia que você conhece que trabalha no nosso setor de atuação ?
A maioria aqui, não vive disso !!! é hobby e não ganha um centavo com isso!!! Tipo monta tudo atraves de esquemas da net etc....

Cara, resumindo.
A NXP pode,,,, pois ja viu o preço de 10/100/1000/10000 arms ? a diferença é gigante!!! E outra!!! CHINA!!! CHINA !!! Isso tem preço de banana!! Estes 20Euros pela demanda mundial da um lucro altissimo pra eles, isso não deve sair nem 6Euros de custo !!!
Fazer um kit, pros manos no brasil montar ? Esquece!!! Tem o Jtag!! A usa paralela, é um pau a mais!!!

Larga mão disso fiote, eu jamais montaria um kit de ultra low price pra vender!!! Se o cara num paga 70U$$ num kit chike, é porque é pé rapado, e pé rapado não da lucro , e não é cliente!!

Pense nisso.

Mesmo eu sabendo que voce esta com idéia de sair dos fins lucrativos penso eu, isso vai dar pano pras mangas!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 29 Jan 2011 21:08

Se me permitem, gostaria de corroborar as sábias palavras do Fabim.
No meu trampo tem alunos da PUC e UnicenP que reclamam de preço de kit. Powrra, eles pagam quase dois contos por mês de mensalidade e se peidam prá investir num kit. Já vi deles xerocando livros.
E os alunos do CEFET e UFPR? Eles não pagam mensalidade, e também se peidam prá comprar um Arduíno.
Vi quantos gastarem mais numa balada que num material que é importante prá própria carreira.
Tem um ditado que diz: "Faça software a prova de idiota, e somente idiotas vão usar". Adaptando, faça um kit simplinho e baratinho que qualquer mendigo possa comprar, e somente mendigos comprarão (e não farão nada com ele).
Eu acho que a gente tem que pensar algo do tipo: nós somos brasileiros, tudo na nossa vida gira em torno de bunda e cerveja, semo tudo índio mas não semo burro, vamo fazer uma fogueira e queimar todos os PICs que temos nas gavetas, vamo brincar de OMAP, Atom, e nas horas de folga com PowerPC. Eu acho que é isso que tem que ter a venda em alguma prateleira daqui.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Francesco » 29 Jan 2011 22:09

Xults, sei exatamente o que você quer dizer.
Me diga uma coisa, a PUC que você se refere é a do Paraná?

Eu acho o arduino uma ótima plataforma, principalmente para o ambiente de universidade e ensino técnico. Eu investiria nele, ainda mais com o Armuino (ARM) e Picuino (PIC18).
Francesco
Word

Mensagempor fanl » 29 Jan 2011 22:40

Pessoal, engenheiro como nós sempre serão sacudidos de acordo com a vontade das grandes companhias do mercado de placas de desenvolvimento. Somos pequenos capacitores em uma trilha onde a embedded artist+NXP é o gerador de sinais. Não há como competir nesse mercado, ainda mais agora que eles colocaram uma placa a 20 euros no mercado.

O objetivo aqui não é colocar um companhia lucrativa no mercado, o objetivo aqui é compartilhar conhecimento para pequenas e emergenes companhias assim como hobbistas, grandes empresas que comprem os kits, cursos e suportes caros.

A meta é encher o país de engenheiro com o mesmo conhecimento que o meu, encher o país de empresa capacitada a desenvolver sistema embarcado, derrubar as barreiras de aquisição do conhecimento nesse mercado. Tirar o poder dos que tem dinheiro. Porque a economia do futuro é o capitalismo descentralizado. O conhecimento não deve custar dinheiro em um mundo evoluído.

Quero providenciar uma solução barata de aquisição do conhecimento.
fanl
Bit

Mensagempor Francesco » 29 Jan 2011 23:11

Entendo seu objetivo, então vamos colocar alguns pontos para guiar nosso caminho:

1) Tem que ser ARM, não é?
2) Tem que ser baixo custo, não é?
3) Tem que ser fácil de montar, para ser montado pelos alunos/hobbistas, não é?

Então vamos para a solução...
Os preços dos ARM7 e os encapsulamentos na Digikey são:

LPC2101FBD48 - NXP - U$4,12
AT91SAM7S32B - Atmel - U$6,02
ADUC7021BCPZ62I - Analog - U$9,23

Se procurarem, verão que é mais ou menos esses os preços. Teria que ser um LPC2100 para ser barato. Além do mais, ele permite gravação pela serial. Não permite debug, mas facilita demais não precisar de um JTAG.

Ele é um LQFP de 48 pinos. É um SMD, e isso não temos como evitar.
Imagem

O que acha Fanl? Já é um começo?
Francesco
Word

Mensagempor fanl » 30 Jan 2011 00:42

Aí é que tá! Porque quebrar a cuca para baixar os custos que já estão baixos graças a LPCXpresso ?

O que podemos fazer baixo custo é as placas para conectar no lpcxpresso.
fanl
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 30 Jan 2011 01:57

Eu acho que quem quizer que aprenda a pescar ... :shock:
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Francesco » 30 Jan 2011 02:46

Eu já acho que, se você sabe não custa ensinar. Afinal de contas, você aprendeu com alguém.
Francesco
Word

Mensagempor MarcusPonce » 30 Jan 2011 10:58

Pensando em quem vai _começar_ a estudar microcontroladores no Brasil, acho que provavelmente vai começar pelos PICs. Acho que é porque temos muitos PICs em encapsulamentos DIP à venda aqui no Brasil (de simples até mais complexos), toda uma cultura de PICs nas instituições de ensino, usando apenas um PICKIT você consegue debugar o firmware em C rodando passo a passo dentro do PIC na sua placa padrão/montagem aranha e inspecionar as variáveis. Na internet achamos muitos projetos bem simples com PICs, já os ARMs tendem a ser mais complexos.

Mudar isso para alguém começar por um ARM é possível, mas acho bastante improvável.

Então eu acho que o kit ARM deveria mirar mais acima que os iniciantes e portanto o custo vai ser maior e o público alvo menor.
Também acho que teria que ser um kit para explorar temas que ficam melhor em um ARM que em um PIC. O foco poderia ser o pessoal que já usa PIC e quer conhecer as vantagens de usar ARM. Possivelmente seria um Cortex Mx e conter na placa algum circuito tipo JLINK para ajudar a debugar.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor xultz » 30 Jan 2011 11:30

Olha, eu acho que não vale a pena reinventar a roda. A Embedded Artists, Olimex, Sparkfun, fazem a mesma coisa, com a diferença que têm escala e consequentemente melhor custo. Além de uma comunidade de suporte em torno dos produtos.
O problema: você entra no site e vê uma Beagle Board, por exemplo, a US$149, e pensa: cacilda, a placa é um tesão, tem três cores, memória flash e ram, dá prá ligar direto na TV... só que vai custar mais de milão prá chegar aqui. O mesmo acontece com qualquer outro kit que possa imaginar.
Provavelmente eu esteja muito errado e sonhando alto demais, mas eu acredito que deva haver uma brecha na sangria desatada e desumana que é a política de impostos no Brasil, e por ser material de cunho didático, seja possível entrar no Brasil com carga de impostos muito menor. E os custos de transporte caem muito se trouxer de quantidade. E se estimular uma comunidade brasileira em torno destes kits, a tendência é uma aceitação bem melhor.

Algum jeito tem que ter.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mastk » 30 Jan 2011 11:59

Xultz, fanl, vejam bem.

Um kit que custa u$100, chega aqui por R$400,00 em media. O kit de u$20,00 vai sair por uns R$100,00, o dobro do objetivo do nosso amigo comunista Fanl.
mastk
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 30 Jan 2011 12:55

Eu já acho que, se você sabe não custa ensinar. Afinal de contas, você aprendeu com alguém.

Ensinar é uma coisa .. fazer tudo para o outro ... é outra coisa muito diferente ... :)
Dae outros reclamam q os técnicos que se formam não sabem nem diferenciar um resistor de um diodo ... ou mesmo soldar um circuito ... na internet tem uma infinidade de tutoriais sobre como fazer isso .. como fazer aquilo ... e mesmo assim ... uma infinidade de pessoas não absorve nada ... "...fiz assim pq o outro fez e funcionou agora eu também sei fazer" será? :shock:
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM