STM32 Primer

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor mamga » 08 Dez 2007 10:42

fiz o pedido ontem do meu PRIMER... agora eh soh aguardar as 6 semanas... ehehe
mamga
Nibble

Mensagempor tcpipchip » 08 Dez 2007 13:31

Alguem levantou o custo das peças isoladas?
tcpipchip
Dword

Mensagempor Kremer » 10 Dez 2007 10:33

Ander_sil escreveu:Kremer, ele tem conector Jtag. Como faz para gravar o hex nele.

Olá Ander_Sil

A princípio, os pinos de jtag não estão exteriorizados nesta placa do Primer, mas sim conectados à um hardware desenvolvido pela prórpia raisonance chamado de R-Link. Este é o hardware deles para acesso às memórias do chip, e por tanto para programação e debug. Este hardware está onboard, potanto o kit já vem prontinho pra mexer e debugar até 32K de código (limite de software da raisonance para versão standard). Voce acessa ele pela porta USB do Primer onde está escrito DEBUG.
Estive brincando com fotos em bmp neste final de semana utilizando o exemplo do Freertos postado no site www.stm32circle.com . Acabei tendo que fazer uma pequena aplicação em C++ para abrir um arquivo bmp e entregar um arquivo .h com a delcaração dos RGB´s de cada pixel em hexadecimal, pronto para ser utilizado pelas funções draw disponíveis. Funciona que é uma beleza, quem quiser é só falar. Um detalhe é que o arquivo precisa estar em 16bpp´s (bits por pixel) uma vez que o display exige isto e claro, precisa ser menor ou igual a 128x128 pixels que é o tamanho do display. Na tela fica até apresentável...

Kremer
Kremer
Nibble

Mensagempor CCandido » 12 Dez 2007 15:37

gostaria de saber mais sobre circleOS
se ele executa exe compilados
qual o tamanho maximo dos exes
qual compilador usar
quais as limitaçoes
e onde guardar os exes( cartao ou pendrive )
obrigado,
CCandido
Byte

Mensagempor Kremer » 12 Dez 2007 21:46

Ola Candido

Até onde estive olhando, vejo que o Circle OS é mais do que um scheduler apenas, pois carrega uma biblioteca de funções pré armazenadas e organizadas de tal forma que o seu projeto não precisa ter em sua imagem tais funções, economizando espaço de flash para o caso de multilplas aplicações. Ao invocá-las, o circle disponibiliza para você utilizar. Por isso você precisa desenvolver seu código em função do circle, ou então pode utilizar seus próprios métodos para mexer por exemplo com o display, mas nesta segunda opção você estará utilizando mais memória flash.
Ele implementa um esquema de file systme (FS2) para armazenar as aplicações
No site stm32circle você pode encontrar mais detalhes sobre tudo isso que você gostaria de saber. Existem diversos projetos disponíveis no site, inclusive um tutorial de como iniciar uma aplicação para o circle, todos funcionais pois inclusive testei cada um e o tamanho de cada aplicação demo destas varia mas não é superior a 10K. O circle OS 1.7 tem cerca de uns 20K + ou menos. Como o limite para debug do Ride7 é de 32K, o tamanho de cada aplicação não pode ser muito grande pois senão o demo não seria passível de debug. Contudo, creio que o que limite o tamanho da aplicação é o total da flash interna menos o tamanho do OS, pois o mesmo implementa o sistema de arquivos na flash interna.
É claro que se você quiser modificar algo, pelo fonte é passível, porém é com certeza vai dar um belo trabalho dependendo do volume da modificação.
Vale a pena citar que a documentação é bem feita, incluindo a documentação do próprio circle, com descrições detalhadas de uso de cada função disponível, e o pessoal do forum é bem pre disposto a ajudar.

Kremer
Kremer
Nibble

Mensagempor tcpipchip » 29 Fev 2008 16:17

Pessoal

Como esta o PRIMER 32 ? Funcionando bem ?

A interface grafica eh boa para jogos ? O som eh satisfatorio ?

Quero ver se coloco 2 alunos para trabalhar nele este semestre...

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor msam » 04 Mar 2008 09:46

Funciona bem.
O som é muito baixinho pelo menos para meu ouvido.
Usa 16 bits de cor acho bem razoável.
A avnet está com preço bem melhor.

tcpipchip escreveu:Pessoal

Como esta o PRIMER 32 ? Funcionando bem ?

A interface grafica eh boa para jogos ? O som eh satisfatorio ?

Quero ver se coloco 2 alunos para trabalhar nele este semestre...

TCPIPCHIP
msam
Bit

Mensagempor Cláudio » 04 Mar 2008 14:44

Só me interessei e vi este tópico agora, já que acabei de começar a estudar os ARM.
Mas não consegui entender muito bem a "filosofia" do Primer. O software que faremos para rodar no Primer irá controlar diretamente o periférico (Display, acelerômetro, etc) ou irá chamar algum serviço do CircleOS? No segundo caso, após a validação do seu programa no Primer, como seria por exemplo a utilização do código no projeto real?
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor Kremer » 05 Mar 2008 10:33

Cláudio escreveu:Só me interessei e vi este tópico agora, já que acabei de começar a estudar os ARM.
Mas não consegui entender muito bem a "filosofia" do Primer. O software que faremos para rodar no Primer irá controlar diretamente o periférico (Display, acelerômetro, etc) ou irá chamar algum serviço do CircleOS?

As duas coisas, se você quiser reinventar a roda já existente no código disposto pelo CircleOS, fique avonts. Neste caso, não se faria necessário gravar a imagem do OS, mas sim apenas a do seu firmware.

Cláudio escreveu:No segundo caso, após a validação do seu programa no Primer, como seria por exemplo a utilização do código no projeto real?

Se voce estiver programando para o CircleOS, então você precisa seguir certas regras, senão vai dar pau. Estas regras vão desde como invocar a sua aplicação, passando pelas funções disponíveis na imagem do OS que sua aplicação poderá usar, até como retornar o controle para o OS e fechar a sua aplicação.
Voce pode usar o código presente no OS em sua aplicação normalmente, como se estivesse em algum outro arquivo (tipo include). Na realidade, no projeto da sua aplicação, voce precisa incluir o elf do CircleOS e o elf do FAT, pois o primeiro serve para se usar as funções do Primer, e o segundo serve para o armazenamento da aplicação na memoria.
Kremer
Nibble

Mensagempor petgomes » 05 Mar 2008 11:41

Estou interesado em adquirir esse kit mas estou com algumas dúvidas.

As blibliotecas estão disponíveis para aplicações reais ou somente para o primer?

Os softwares que acompanham o primer podem ser usados em aplicações reais?

O primer tem algum tipo de saída para ligar outras placas de I/Os ou outras?

Ele pode ser usado em uma aplicação real? Quais são suas limitações?

Como faço para adquiri-lo?

Desculpem as perguntas, pois sou iniciante neste assunto.

Grato.
petgomes
Nibble

Mensagempor freelancer » 21 Mar 2008 17:52

Galera preciso comprar este Kit para fazer meu TCC da faculdade.
Que loja teria o preço mais em conta e seria mais rápido a entrega. Preciso disto o quanto antes.
freelancer

Mensagempor mamga » 24 Mar 2008 08:29

O meu eu comprei pela ALFAN, saiu por R$ 135,00 mas demorou quase 2 meses para chegar...
mamga
Nibble

STM-32 CIRCLE OS

Mensagempor tcpipchip » 09 Set 2008 14:51

Estou quebrando a cabeca aqui com o STM-32 CIRCLE OS...
Alguem ja conseguiu programar a terceira serial do STM32-PRIMER para enviar dados seriais a 19200,N,8,1
Acho que tem alguma configuracao de Handshacking que nao deixa enviar :(
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 15 Set 2008 17:33

Desculpe, é na terceira serial do STM32...que nao consigo enviar...
Alguem conseguiu ai ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor Maia » 16 Set 2008 09:08

Parece que por aqui ninguém ainda. Tenta no fórum do STM32. http://www.st.com/mcu/forumsid-23.html
Abraços,
Maia
Maia
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para ARM