mimimi ?! mi ?! ???? mimi ??

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor chipselect » 23 Mar 2010 21:59

o bom do visual studio eh que voce consegue fazer as coisas funcionarem pra ontem, tem help em tudo que eh buraco.

o bom do gcc com eclipse e etc eh que voce consegue classificar melhor os profissionais, pois nem todo mundo que sabe .NET vai se dar bem com c/c++ e java...
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 23 Mar 2010 22:38

mas "para ontem" significa "sem tempo", o que implica em "sem verba", "sem organizacao", "sem planejamento", "sem qualidade" e por aih afora :P

chipselect escreveu:o bom do visual studio eh que voce consegue fazer as coisas funcionarem pra ontem, tem help em tudo que eh buraco.

o bom do gcc com eclipse e etc eh que voce consegue classificar melhor os profissionais, pois nem todo mundo que sabe .NET vai se dar bem com c/c++ e java...
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 23 Mar 2010 22:41

Marcelo Samsoniuk escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:
MarcusPonce escreveu:Mas a comparação poderia ser Visual Studio contra Linux...

Mas o Visual Studio num é Sistema operacional!

acho que ele esta corretissimo, pq o visual studio soh roda em windows e vc obviamente vai extrair o melhor de um eclipse com gcc rodando eles no linux ou em qq outro unix (rodar eclipse e gcc em windows eh tapar o sol com a peneira! hehehe). nao eh uma solucao difundida em pequenas empresas pq linux eh unix e acaba sendo mais complicado de administrar, mas certamente eh a solucao mais robusta, solida e confiavel do que o ambiente da microsoft! :)

é verdade, eu concordo, eu mesmo já formatei meu pc e instalei o linux 1.0 pois linux é tão bom, mas tão bom, que quando foi feito já tava pronto pra tudo.

E realmente, programar com o Eclipse rende mais que usar o Visual Studio, eu acho perca de tempo ficar usando o visual stuido para criar formulários do que usar o Eclipse com GCC e criar no código, via código você aprende mais, ainda mais se você num tiver que pagar as tuas contas no fim do mês, você pode gastar um mês para criar uns 2 formulários com listbox, lista de dados, lista com imagens, fotos no Eclipse tudo via código, e depois ficar rodando e acertando as posições, mas pelo menos você terá aprendido alguma coisa, e você num vai ter perdido uns 10 minutos para fazer a mesma coisa usando o visual studio.

Mas claro que nem tudo é perfeito, pode ser que se você num for muito experiente, você não consiga instalar o Eclipse com o GCC no Linux, mas isso é bobagem, e também pode ser que depois de pronta a tua aplicação num rode em todas as distros linux, mas isso é outra bobagem, já que programas para linux são feitos somente para programadores você num precisa se preocupar que o cara que vai usar vai dar um jeitinho de instalar.

Mas... tempo num custa nada hoje em dia né!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 23 Mar 2010 22:55

Marcelo Samsoniuk escreveu:mas "para ontem" significa "sem tempo", o que implica em "sem verba", "sem organizacao", "sem planejamento", "sem qualidade" e por aih afora :P

chipselect escreveu:o bom do visual studio eh que voce consegue fazer as coisas funcionarem pra ontem, tem help em tudo que eh buraco.

depois vc conta pra nós o segredo para se mudar para o planeta onde vc vive!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 24 Mar 2010 00:58

Rodrigo_P_A escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:

acho que ele esta corretissimo, pq o visual studio soh roda em windows e vc obviamente vai extrair o melhor de um eclipse com gcc rodando eles no linux ou em qq outro unix (rodar eclipse e gcc em windows eh tapar o sol com a peneira! hehehe). nao eh uma solucao difundida em pequenas empresas pq linux eh unix e acaba sendo mais complicado de administrar, mas certamente eh a solucao mais robusta, solida e confiavel do que o ambiente da microsoft! :)

é verdade, eu concordo, eu mesmo já formatei meu pc e instalei o linux 1.0 pois linux é tão bom, mas tão bom, que quando foi feito já tava pronto pra tudo.

mas o pior eh que verdade! :) hahaha

eu comecei no linux com o kernel 1.1 e tudo jah funcionava bem!

no fundo, o desafio maior no linux nunca foi fazer o kernel funcionar em um PC padrao e o problema sempre foi expandir a portabilidade para outras plataformas e configuracoes mais diversas de hardware.

quanto as aplicacoes, tudo devidamente testado e vastamente disponivel. quando instalei pela primeira vez o linux, o X jah estava na versao 11 fazia meia decada. nao havia kde ou gnome, mas em uma epoca em que o melhor que a microsoft tinha era a porcaria do windows 3.1, o motif e o openlook representavam um salto quantico em termos de interface grafica! :)

algumas aplicacoes de lah para cah mudaram de nome: o web server da ncsa foi substituido pelo apache e talvez no futuro este o seja pelo nginx. o gcc, make, awk, etc jah estavam lah faz tempo e continuam ateh hoje.

comparativamente, o windows ateh agora nao ficou pronto neh?

E realmente, programar com o Eclipse rende mais que usar o Visual Studio, eu acho perca de tempo ficar usando o visual stuido para criar formulários do que usar o Eclipse com GCC e criar no código, via código você aprende mais, ainda mais se você num tiver que pagar as tuas contas no fim do mês, você pode gastar um mês para criar uns 2 formulários com listbox, lista de dados, lista com imagens, fotos no Eclipse tudo via código, e depois ficar rodando e acertando as posições, mas pelo menos você terá aprendido alguma coisa, e você num vai ter perdido uns 10 minutos para fazer a mesma coisa usando o visual studio.

esse treco ae eh o pre-OSX rodando em uma workstation carissima em 1991 (versao 2.0 essa, pq a primeira versao jah estava pronta desde 1987!) :

http://www.youtube.com/watch?v=viLnOVBbcsE

isso ae eh o steve jobs, que sempre foi averso a programacao e comandos, pilotando uma workstation unix pelo mouse apenas! e eh aquele negocio neh, se perder para o steve jobs desenhando formularios, vai empatar com quem? :D

Mas claro que nem tudo é perfeito, pode ser que se você num for muito experiente, você não consiga instalar o Eclipse com o GCC no Linux, mas isso é bobagem, e também pode ser que depois de pronta a tua aplicação num rode em todas as distros linux, mas isso é outra bobagem, já que programas para linux são feitos somente para programadores você num precisa se preocupar que o cara que vai usar vai dar um jeitinho de instalar.

sei lah, hoje em dia cobram tanta coisa na faculdade para o cara sair engenheiro e depois o cara vem dizer que nao sabe mexer num linux basico? o cara le um livro de eletromagnetismo e nao consegue ler um manual de unix? acho que tem algo buslescamente errado com essa gente ae hein! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 24 Mar 2010 08:02

mimi!! mim imimmimimimumimimimemememeimu ?

MUMIX ? mimum mu uuuuuuuuuuu!! MIMI

MIMI
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Mar 2010 09:07

Rodrigo_P_A escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:

no fundo, o desafio maior no linux nunca foi fazer o kernel funcionar em um PC padrao e o problema sempre foi expandir a portabilidade para outras plataformas e configuracoes mais diversas de hardware.

quanto as aplicacoes, tudo devidamente testado e vastamente disponivel. quando instalei pela primeira vez o linux, o X jah estava na versao 11 fazia meia decada. nao havia kde ou gnome, mas em uma epoca em que o melhor que a microsoft tinha era a porcaria do windows 3.1, o motif e o openlook representavam um salto quantico em termos de interface grafica! :)

algumas aplicacoes de lah para cah mudaram de nome: o web server da ncsa foi substituido pelo apache e talvez no futuro este o seja pelo nginx. o gcc, make, awk, etc jah estavam lah faz tempo e continuam ateh hoje.

esse treco ae eh o pre-OSX rodando em uma workstation carissima em 1991 (versao 2.0 essa, pq a primeira versao jah estava pronta desde 1987!) :

isso ae eh o steve jobs, que sempre foi averso a programacao e comandos, pilotando uma workstation unix pelo mouse apenas! e eh aquele negocio neh, se perder para o steve jobs desenhando formularios, vai empatar com quem? :D

sei lah, hoje em dia cobram tanta coisa na faculdade para o cara sair engenheiro e depois o cara vem dizer que nao sabe mexer num linux basico? o cara le um livro de eletromagnetismo e nao consegue ler um manual de unix? acho que tem algo buslescamente errado com essa gente ae hein! :)

A questão não é Ler um manual, a questão é praticidade!

Não vou discutir mais sobre isso, o cara falar que um editorzinho de textos com sintaxe colorida é mais prático do que um ambiente de desenvolvimento completo, num tem mais o que falar....
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor fabim » 24 Mar 2010 09:12

Por este e outros motivos eu ainda utilizo DELPHI PC, KEIL ARM, MIKROC PIC.
KEIL eternamente
DELPHI tudo indica que daqui uns 10 anos, os programadores delphi vão ganhar o mesmo que um programador cobol main frame ganha hoje.
MIKROC é um dos melhores compiladores que ja vi, e é tão bão que até sabe quando tem ***** rodando, e assim ferra os programadores.

Eu amo muito isso, e num deicha não rodrigo !! num deixa não !!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 24 Mar 2010 09:53

ehehe, eu acho entao que quase tudo que eh comercial eh feito em windows, pq quase tudo nao funciona direito, trabalhei num sistema bancario e dava medo do sistema (na epoca tinha tela unix mas acho que devia ser fake,eheheh...), tinha que ficar conferindo relatorio, etc, a operadora de celular vivia me mandando contas erradas e contas para pagamento, mesmo eu levando o comprovante de pagamento dizendo que JA paguei a conta, com o comprovante na mao e vendo a cara de tacho dos atendentes...

o sistema publico entao... nem se fala
chipselect
Word

Mensagempor MarcusPonce » 24 Mar 2010 10:14

Senhores, quando escrevi que a comparação poderia ser com Linux eu estava e ainda estou realmente curioso saber de quem já fez funcionar uma placa/equipamento completo com o Visual Studio como é que foi.

Eu tenho experiência com Keil e Linux, uso cada um para projetos de complexidades diferentes, pois no passado já usei de ARM7 até o mais recente que é Cortex A8. O VS parece interessante, talvez seja o melhor para alguns tipos de projetos. Se o custo/benefício compensar, mesmo comparando com os outros e levando em conta o tempo necessário, eu também vou aprender a usar.

Sei que esta comparação pode tomar rumos filosóficos, preconceituosos, defesas do tipo "meu time de futebol é o melhor", gosto pessoal, etc. Mas acredito que o ideal é ser objetivo, caso contrário gastaremos tempo à toa.

O Rodrigo defendeu a idéia de que é mais fácil fazer uma interface gráfica usando o VS. A pergunta é: o VS lida com a interface de LCD gráfico dos ARMs de uma maneira fácil sendo necessário apenas configurar ? Estou curioso para saber com relação aos ARM7, ARM9, Cortex, etc.

Outro item mais geral: qual a facilidade do VS para controlar a interface USB HOST ou OTG para usar um pendrive ? Um mouse ? Um teclado de PC? Um adaptador WiFi ? Qual o ARM mínimo ( ARM7, ARM9, Cortex M3, A8, etc. ) ?

E usando o VS dá para fazer uma interface colocando um webserver na placa com ARM e ethernet para que do PC eu possa dar um http://... e ver um formulário bonito com combos, etc... Qual o ARM mínimo?

É fácil debugar no VS rodando o programa na placa passo a passo ? Tem que ser qual ARM no mínimo ? Qual adaptador precisa ter, serve Segger J-link ? SDW, JTAG, algo junto no firmware e via porta serial ou TCP/IP?

As perguntas são muitas, o tempo é curto, não espero receber todas as respostas, mas agradeço qualquer informação de quem teve experiência real, pois lendo no site tudo é uma maravilha.

PS: Aproveito para complementar sobre o Linux: o Eclipse pode não ser tão bom quando a interface do VS, mas nele já dá para debugar rodando passo a passo o software na placa via TCP/IP. Não é 100% perfeito, mas é útil.
Sobre as variações entre distros: na grande maioria dos equipamentos embedded isso não é o mesmo problema dos PCs, pois você escreve um aplicativo que só vai rodar na distro que você já sabe qual é, provavelmente foi você mesmo que definiu.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 24 Mar 2010 14:07

hahaha essa "tela unix" ae nao era no *clipper* nao? :)

chipselect escreveu:ehehe, eu acho entao que quase tudo que eh comercial eh feito em windows, pq quase tudo nao funciona direito, trabalhei num sistema bancario e dava medo do sistema (na epoca tinha tela unix mas acho que devia ser fake,eheheh...), tinha que ficar conferindo relatorio, etc, a operadora de celular vivia me mandando contas erradas e contas para pagamento, mesmo eu levando o comprovante de pagamento dizendo que JA paguei a conta, com o comprovante na mao e vendo a cara de tacho dos atendentes...

o sistema publico entao... nem se fala
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 24 Mar 2010 15:33

Rodrigo_P_A escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:

A questão não é Ler um manual, a questão é praticidade!

Não vou discutir mais sobre isso, o cara falar que um editorzinho de textos com sintaxe colorida é mais prático do que um ambiente de desenvolvimento completo, num tem mais o que falar....

mas quem usa editorzinho colorido eh o visual studio... no linux eu nem uso isso, quando muito uso tags! mas uso muito mais coisas que nao existem no visual studio. por isso, dizer que eh um ambiente de desenvolvimento completo soh pode ser piada! :)

bate um tab-tab num bash de linux vc tem por baixo uns 4 mil aplicativos, a maioria voltada para desenvolvimento de todo tipo! varia desde a2p (awk to perl) ateh o zsh (um shell que permite fazer conexoes tcp em scripts, entre outras coisas).

claro, o usuario tipico de windows nao sente falta destas 4 mil aplicacoes pq esta acostumado a baixos padroes, tipo pede algo para o cara, nada dah para fazer ou entao demora 3 semanas... dae vc escreve 3 linhas de script no unix e pronto, sai em 3 minutos.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 25 Mar 2010 17:43

não era clipper não, era unix mesmo, aplicativo em cobol....

quanto ao Visual Studio para aplicações embarcadas, isso eu não sei, só usei linux embarcado em equipamentos, mas o que o pessoal geralmente faz muito rápido é pegar esses netbook da vida e botar no equipamento, pq vc tem memória, peças de reposição e recursos com uma certa folga.

a velocidade de desenvolvimento usando linux embarcado contra um netbook enfiado num equipamento grande é muito grande, linux é meses, windows é semanas, ou até dias... mas isso pra sistema que precisa de acesso a internet, interface gráfica interativa, banco de dados e bastante multimídia.
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 25 Mar 2010 18:36

uma vez eu vi um camarada ae projetar uma aplicacao de banco de dados no windows em delphi... tudo coisa rapida e tal, mas passou alguns meses comecou a dar crash nas bases de dados por algum motivo obscuro... sem falar na interface, q era muito ruinzinha!

dae o cara pediu para dar umas dicas para ele. a primeira que fizemos foi trocar o delphi pelo c++ builder, pq de qq forma ele programava tao mal em pascal que pouca diferenca iria fazer! hehehe mas para mim obvio que faz diferenca total no caso de manipulacao de ponteiros em strings! a segunda coisa foi chutar fora o banco de dados generico e trocar por um bom banco de dados sql... e dae comecamos a modelar a aplicacao no promptzao de comando do sql hehehe o cara sofreu, mas aprendeu os conceitos e escreveu todas as queries detalhadamente ao inves de usar funcoes pre-fabricadas. bom, nao dava para fazer muito pela interface pq windows eh windows, mas demos uma boa melhorada na funcionalidade, as custas de bastante codigo e testes! e no final ficou muito bom e nunca mais deu pau... a desvantagem eh que demorou um tempao para ficar pronto hehehe

mas eh aquele negocio: tempo == qualidade. se vc nao gasta um tempo desenhando no rascunho, escrevendo no quadro a ideia para discutir, implementando um modelo para simular, testar e por ae vai... fica dificil sair algo que preste! :P

chipselect escreveu:não era clipper não, era unix mesmo, aplicativo em cobol....

quanto ao Visual Studio para aplicações embarcadas, isso eu não sei, só usei linux embarcado em equipamentos, mas o que o pessoal geralmente faz muito rápido é pegar esses netbook da vida e botar no equipamento, pq vc tem memória, peças de reposição e recursos com uma certa folga.

a velocidade de desenvolvimento usando linux embarcado contra um netbook enfiado num equipamento grande é muito grande, linux é meses, windows é semanas, ou até dias... mas isso pra sistema que precisa de acesso a internet, interface gráfica interativa, banco de dados e bastante multimídia.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 26 Mar 2010 06:49

Uma coisa que me fazendo perder os poucos cabelos que me restam:

Eu aprendi a mexer com ARM num LPC2148 (pelo menos pensei que havia aprendido).

Criei algumas funções genéricas como acesso a display, teclados, leituras de A/D e muitas outras. Fui montando uma biblioteca pro futuro.

Depois pulei para o LPC2368 e a biblioteca de funções que havia feito para o 2148 não serviu pra nada pois os endereços e os nomes dos registradores mudaram.

Então, criei algumas funções genéricas como acesso a display, teclados, leituras de A/D e muitas outras. Fui montando uma biblioteca pro futuro. (again).

Agora estou brincando com o LPC1768 que é pino a pino compativel com o 2368.

Bom, as funçoes que havia feito para o 2368 nao servem pra nada, mudaram novamente os nomes dos registrafores e a forma de acessar eles, a sintase etc.

Ou seja, a cada novo chip da mesma familia, tem que escrever tudo de novo, de forma diferente.

A perda de tempo nisso é enorme e cansativa.

Vão pra P#@$%$# os caras que inventaram esse tipo de "compatibilidade".

.
proex
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM