Mbed: alguém já está usando ?

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mbed: alguém já está usando ?

Mensagempor marcelo campos » 23 Set 2010 10:30

Alguém já está usando o mbed? http://mbed.org/
Imagem

Comprou onde ?

Que estão achando ?

abraços
marcelo campos
Word

Mensagempor rcakto » 23 Set 2010 12:06

era o que eu estava querendo fazer... se alguem for comprar me da um toque... adorei ele XD
rcakto
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Set 2010 12:23

Bem bolado

Bem interessante

Imagem
Pinos I / O NXP LPC1768

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 23 Set 2010 12:28

Much Bad.. pelo preço, é que escreveram errado, trocaram A por E.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor polesapart » 24 Set 2010 11:52

Eu ganhei um, não faço idéia de quanto tempo vai levar pra chegar... e tomara que a receita federal não me crie problemas :P
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor RobL » 25 Set 2010 11:01

Eu desisti do Mbed pelo simples fato dos pinos do JTAG e outros não estarem disponíveis. Preferí a placa do LPCXpresso1768, pois tem menor preço muito menor e posso usá-la com um Ulink2 no Keil se necessário ou qualquer outro emulador / compilador, ou seja, fico com uma placa com mais liberdade de uso.
Deve verificar se o compilador online do mbed e emulação lhe interessa. Observar que a placa não vai permitir outra forma de uso.
Há um porém, o mbed não tem limite para download do seu código. Se for preferir o Xpresso, devido ao compilador, este é limitado em 128Kb para download, ilimitado para programar, mais que 128Kb, só pagando.
No entanto, a placa Xpresso pode ser usada, como placa alvo, com qualquer compilador/emulador.
RobL
Dword

Mensagempor polesapart » 25 Set 2010 11:44

Pois é, eles acertaram nuns pontos mas noutros ficou meio estranho. Pode-se argumentar que a idéia é uma ferramenta de prototipagem rápida de software e que talvez por isso fosse dispensável a jtag, mas eu faço muito uso da mesma para debug justamente nos estágios iniciais, quando vou escrevendo módulos de código + testes, e ela me ajuda muito a pescar o que está ocorrendo de errado nesta fase.

Quando a coisa está ficando mais estável, eu geralmente já consigo pegar bugs simplesmente com tracemarkers ou inspeção visual, e a jtag vai progressivamente perdendo a importância. Lembro das dores de cabeça que foram meus dois primeiros trabalhos com arm, onde eu não tinha a opção de um debugger de verdade e estava ficando careca mais rápido que o normal tentando pescar onde diabos estavam ocorrendo os problemas.

O pessoal que bolou o Xpresso acertou neste ponto, inclusive, incluindo no kit uma placa só para fazer a bridge usb <-> jtag/swd.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor RobL » 25 Set 2010 11:57

Creio que não houve erro e acertos. O fabricante é o mesmo, Embedded Artists. O alvo é diferente.
Com o Mbed é muito mais fácil iniciar seu primeiro protótipo. Sem configurar ou carregar programa algum, etc. É muito prático, fora poder carregar os 256Kb de código di gratis!!!
Por exemplo, o mbed, o vejo como ideal para cusros, escolas, indústrias, casa da sogra, sim principalmente, etc.
Imagine um netbook na casa da sogra com o mbed!!! Coisa melhor?
RobL
Dword

Mensagempor rcakto » 25 Set 2010 12:15

olha.. se for para trabalho em casa....e para "testes" nada lhe impede de procurar na net um registro.. mas se for uma empresa.. com certeza tem dinheiro para pagar o registro.... mas so pagaria se fosse um registro unico.. se for por ano nao pago, registro de outra forma ou procuro um gratuito melhor XD....
rcakto
Word

Mensagempor xultz » 25 Set 2010 14:14

O mbed é um arduino mais bombado. O alvo é o mesmo: iniciantes, principalmente em faculdades. A idéia é focar menos nos detalhes (imagine começar um projeto novo com um micro novo, sempre tem que gastar horas e mais horas comendo bit com farinha, lendo o datasheet). Ele tem pouco hardware disponível (seriais, SPI, USB, ethernet, AD, DA e poucas GPIO, e só), tudo com device drivers prontos, não precisa sequer baixar e configurar compilador, porque ele é online, grava via USB e o bagulho tá rodando. Vendo no video que tem driver até prá postar coisas no Twitter, dá prá ter uma noção de quanta coisa já tem pronta.
É óbvio que prá produto, isso aí não tem o menor sentido, mas prá iniciar um incauto na arte da eletrônica embarcada, é uma mão na roda.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor rcakto » 25 Set 2010 15:15

sinceramente, so iria usar algo desse genero para projetos bestas de eletronica por pura diversao, como o classico "ao abrir uma porta envia mensagem online" ou "se postarem no twitter a campainha toca" e por ai vai...
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 25 Set 2010 15:17

P****, TCPIP/UDP se tornou trivial assim quando?

Eu nao curto essas paradas, que o que vc paga em termo de perfomace pela facilidade eh muito discrepante.
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 25 Set 2010 19:18

Opa, desculpa, rcakto, vc programa PC ne? Eh que em MCU, do que vi ate hoje, comunicacao sobre internet, eh complexa, tanto para se impletar sua pilha TCP/UDP, tanto com para lidar com os problemas que aparecem em funcao de terceiros.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 26 Set 2010 00:50

ouvi falar que os ARMs da freescale vao vir com aceleracao de protocolo na ethernet, ou seja, um hardware que vai ajudar a montar frames IP, TCP e UDP. daih a vida vai ficar trivial hein!

mastk escreveu:Opa, desculpa, rcakto, vc programa PC ne? Eh que em MCU, do que vi ate hoje, comunicacao sobre internet, eh complexa, tanto para se impletar sua pilha TCP/UDP, tanto com para lidar com os problemas que aparecem em funcao de terceiros.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 26 Set 2010 08:56

Mais um detalhe positivo para o Mbed é a forma de plugar, um padrão.
Já estão aparecendo uma série de placas de outros fabricantes para ele.
Isto vem de encontro ao objetivo do Mbed, focar o desenvolvimento de forma simples e imediata. O usuário poderá escolher o que quer plugar como periférico, fora outras placas que permitem colocar seus próprios componentes.
E para terminar é isso mesmo, dá para usar em qualquer lugar, basta um netbook com um browse, onde não caberia um eclipse.
RobL
Dword

Próximo

Voltar para ARM