Configurar Eclipse+Yagarto

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Configurar Eclipse+Yagarto

Mensagempor _blackmore_ » 02 Jan 2011 15:20

Colegas foristas,

Depois de 6 meses longe de tudo no fim do mundo, estou de volta, com vontade e necessidade de aprender e recuperar o tempo perdido.
Estou decidido a fazer alguma aplicação com ARM, e resolvi utilizar ferramentas gratuitas, o Eclipse e o Yagarto para programar e compilar ... porém começam as dúvidas...

- como instalar o Yagarto? fiquei com dúvida se fiz o certo ( http://sourceforge.net/projects/gnuarmeclipse/ )
- como indicar ao Eclipse que deverá utilizar o Yagarto como compilador?
- como selecionar o tipo de ARM que será utilizado? como sei a qual ARM estou compilando?

Agradeço qualquer ajuda referente ao assunto do tópico.

abrax!

edit:

Estou usando win vista 32 bits.
Editado pela última vez por _blackmore_ em 03 Jan 2011 00:13, em um total de 1 vez.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor fanl » 02 Jan 2011 18:58

Sr Blackmore,

O Eclipse funciona como um front end apenas, ele é uma boa IDE, mas na hora de compilar ele nada faz além de chamar um terminal e dar o comando make all na raíz do seu projeto, para que o programa seja compilado adequadamente você precisa do compilador arm-elf-gcc (Win Arm do yagarto) e o make tools (yagarto também disponibiliza).

Utilizar ou não o eclipse nada muda na compilação, tratando-se de ferramentas gratuítas, onde usa-se o gnu arm portado para windows.

A vantagem do yagarto é que eles modificaram o win arm para que o eclipse seja capaz de fazer debugging on chip, mas é um tanto chato fazer o debugging funcionar, depende de muitas variáveis.

Terminando a parte de programação e compilação, necessita-se de alguma ferramenta para enviar o código para o chip.

No meu blog tem um tutorial para ajudar nisso, nada muito aprofundado, mas serve para dar umas direções:
http://selivre.wordpress.com/2010/12/28 ... nte-livre/

Se você quiser ler pouco, vá em http://www.yagarto.de/#download e baixe e instale os 3 arquivos.
Depois pega o flashmagic para poder enviar o código pro chip.

Para testar a sua toolchain baixe um dos códigos no meu blog e rode o comando make na pasta que tem o arquivo Makefile. Se compilar sem erros é porque sua toolchain está boa.

Então, para responder a sua última pergunta, o tipo de arquitetura que se usará no cross-compiling, é definido na hora de chamar o arm-elf-gcc, usando a flag -mcpu=arm7tdmi, por exemplo. Quem faz isso, geralmente, é o makefile, porque é ele quem chama o compilador e organiza o processo.

Quanto ao eclipse, no inicio é chato para gerar o primeiro projeto, leia no link do meu blog os passos para fazê-lo.

Att.
fanl
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 02 Jan 2011 20:02

fanl

fico deveras agradecido por sua ajuda, mas por favor nada de Sr ... não tenho nem idade para isso e neste ambiente eu acho totalmente desnecessária esta formalidade.
Quero dizer que visitei seu blog, e este foi um dos motivos a tentar fazer alguma aplicação com ARM, nada complexo que demore anos, mas apenas que me possa ser útil e que eu desenvolva boa parte, afinal hoje em dia existe muita biblioteca pronta onde no meu caso não se faz necessário re-inventar a roda.
Fiz o download do Eclipse, do Yagarto e com um plugin fiz as intalações, e acredito que estejam certas.
Fiz tb o download de uma das suas aplicações disponíveis no blog e as dúvidas começam a aparecer, pricipalmente pq o arquivo não compilou, vou revisar a instalação, talvez existam ainda problemas.
Obrigado pela atenção, e parabéns pelo blog! está interessante, e acredito que agrega conhecimento para muitos que visitarem.

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor fanl » 02 Jan 2011 22:34

Opa, Blackmore,

Cole aqui a resposta ao comando "make" na pasta que tem o makefile, assim poderemos avaliar o erro juntos.

Att.
fanl
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 03 Jan 2011 01:42

olha ... eu segui o tutorial lah da pagina do yagarto e o exemplo de lá funcionou legal ... sem crise ... então entendo que não é problema na instalação.

o erro de apresenta com o seu código é

Código: Selecionar todos
make: *** [main.o] Error 2

abrax e obrigado por enquanto
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor fanl » 03 Jan 2011 17:38

Esse é um erro devido a makefile mal escrito, estranho !

Bom, sua toolchain está funionando, o que mais você precisa ?
fanl
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 03 Jan 2011 17:41

Esse é um erro devido a makefile mal escrito, estranho
:?

Bom, sua toolchain está funionando, o que mais você precisa ?
entender como se configura e programa o bixo !! hehe
agradeço por enquanto sua ajuda! :)
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor fanl » 03 Jan 2011 18:16

Qual a sua arquitetura ? Qual o chip?
fanl
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 03 Jan 2011 18:18

pretendo utilizar um circuito montado com 2138, serial, display alfanumerico, botoes, AD, RTC ...
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor fanl » 03 Jan 2011 19:30

Eis no link um código para você começar.

http://code.google.com/p/selivre/downlo ... z&can=2&q=

Para usar os outros periféricos recomendo que você baixe o "code boundle" da nxp, são bibliotecas com os acessos a periféricos programados.

Att.
fanl
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 03 Jan 2011 23:48

muito obrigado!! vou começar o quanto antes!

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para ARM