na verdade as interfaces graficas sao quase que completamente vetoriais! ou seja, todos os botoes e textos sao desenhados em realtime, o que fornece agilidade e flexibilidade. bitmaps existem, mas nao chegam a ocupar a tela toda e normalmente nao passam de icones pequenos. quando muito, um background fixo onde vc vai sobrepor imagens vetoriais de botoes e outros elementos.
isso eh algo meio obvio, pq se o sistema tem 100 telas, vc nao iria armazenar 100 bitmaps nem fabim? sem falar que quando vc aperta os botoes, existe uma reacao grafica. e hoje em dia eh cada vez mais comum a utilizacao de elementos vetoriais 3d com texturizacao via hardware. tambem eh muito comum a utilizacao de overlays, permitindo misturar elementos vetoriais e bitmaps via hardware.
por isso que eu falo... se vc tem um arm potente com display e nem quer perder muito tempo, tem que partir para um android:
http://www.youtube.com/watch?v=ZVmmoeP0No8
daih vc jah comeca com um x0 lah na frente de todo mundo!
as vezes parece que eh irreal neh, pq android tah ali no celular... mas saca soh o android rodando em um mero imx233, placa de desenvolvimento nua mesmo, com serial, ethernet e display:
http://www.youtube.com/watch?v=NuMuE2DbHj0
fabim escreveu:Meo.
Assim.
Estas gui, existem varias formas de se criar. Uma que eu acho que seria o most!!! Seria um aplicativo que pegaria uma imagem compactada na flash e jogaria isto em formato BMP...
Por exemplo.: Ja observou que uma JPG de 800*600 16 bits em high resolution tem coisa de alguns K.? 100K , 150K etc ?
Enquanto um BMP de 800*600 e 16bit, daria aproximadamente, 960000 bytes. Quase um Mega Byte.
Estas GUI´s, ou interfaces gráficas são nada mais nada menos do que imagens BMP sem qualquer tipo de compactação. ISto mesmo, BMP a mesma feita do paint brush, ou corel draw, ou photo shop... Sem exceção.!!!
Você abre o paint brush, vai em new e cria ao invés de um fundo de trabalho em mm, cria em pixel..
E trabalha a imagem com texturas etc.
Você puxa as linhas guias, e ja sabe as coordenadas XY de toque do touch screem.
Exemplo, quando você jogar um teclado BMP na tela, o seu programa sabe que é aquela imagem que ta lá, e fica o tempo todo lendo o ADC do touch, fazendo um calculo simples que converte em pixels XY.
Você tocou lá na imagem no "5", o seu programa enxergou o toque no pino de atenção da interface do touch screem, entrou no filtro de posição.
X é > que e < que tal ?
X é > que e < que tal ?
.....
.....
....
X é > quee < que tal ? SIM!!!!{
E y?
é maior que tal e menor que tal ?
é maior que tal e menor que tal ?
é maior que tal e menor que tal ?
...........
é maior que tal e menor que tal ? SIM!!!!{
bt_precionado = 5;
return;
}
}
tendeu ? é facil facil cara.. Sem crise nenhuma!!!