visual TFT

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

visual TFT

Mensagempor cortex » 03 Mar 2011 20:37

pessoal existe algum programa para utilizar no arm para desenvolvimento de interfaces como este que foi mostrado hoje no webseminário da microgênios para desenvolvimento com o mikroc?

http://www.visualtft.com.br

achei bem interessante e facil de utilizar! no caso do arm como eu faria este desenvolvimento? Existe algum programa que converte imagens em hex?
cortex
Byte

Mensagempor fabim » 04 Mar 2011 07:53

Meo.
Assim.
Estas gui, existem varias formas de se criar. Uma que eu acho que seria o most!!! Seria um aplicativo que pegaria uma imagem compactada na flash e jogaria isto em formato BMP...
Por exemplo.: Ja observou que uma JPG de 800*600 16 bits em high resolution tem coisa de alguns K.? 100K , 150K etc ?
Enquanto um BMP de 800*600 e 16bit, daria aproximadamente, 960000 bytes. Quase um Mega Byte.

Estas GUI´s, ou interfaces gráficas são nada mais nada menos do que imagens BMP sem qualquer tipo de compactação. ISto mesmo, BMP a mesma feita do paint brush, ou corel draw, ou photo shop... Sem exceção.!!!

Você abre o paint brush, vai em new e cria ao invés de um fundo de trabalho em mm, cria em pixel..
E trabalha a imagem com texturas etc.

Você puxa as linhas guias, e ja sabe as coordenadas XY de toque do touch screem.

Exemplo, quando você jogar um teclado BMP na tela, o seu programa sabe que é aquela imagem que ta lá, e fica o tempo todo lendo o ADC do touch, fazendo um calculo simples que converte em pixels XY.
Você tocou lá na imagem no "5", o seu programa enxergou o toque no pino de atenção da interface do touch screem, entrou no filtro de posição.

X é > que e < que tal ?
X é > que e < que tal ?
.....
.....
....
X é > quee < que tal ? SIM!!!!{
E y?
é maior que tal e menor que tal ?
...........
é maior que tal e menor que tal ? SIM!!!!{
bt_precionado = 5;
return;
}

}

tendeu ? é facil facil cara.. Sem crise nenhuma!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor cortex » 04 Mar 2011 08:05

maaasssa fabim!!! no caso se eu quiser movimentos eu trabalho com telas!!
legal fabim!! brigadão pela explicação!!!
cortex
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 04 Mar 2011 13:05

na verdade as interfaces graficas sao quase que completamente vetoriais! ou seja, todos os botoes e textos sao desenhados em realtime, o que fornece agilidade e flexibilidade. bitmaps existem, mas nao chegam a ocupar a tela toda e normalmente nao passam de icones pequenos. quando muito, um background fixo onde vc vai sobrepor imagens vetoriais de botoes e outros elementos.

isso eh algo meio obvio, pq se o sistema tem 100 telas, vc nao iria armazenar 100 bitmaps nem fabim? sem falar que quando vc aperta os botoes, existe uma reacao grafica. e hoje em dia eh cada vez mais comum a utilizacao de elementos vetoriais 3d com texturizacao via hardware. tambem eh muito comum a utilizacao de overlays, permitindo misturar elementos vetoriais e bitmaps via hardware.

por isso que eu falo... se vc tem um arm potente com display e nem quer perder muito tempo, tem que partir para um android:

http://www.youtube.com/watch?v=ZVmmoeP0No8

daih vc jah comeca com um x0 lah na frente de todo mundo! :)

as vezes parece que eh irreal neh, pq android tah ali no celular... mas saca soh o android rodando em um mero imx233, placa de desenvolvimento nua mesmo, com serial, ethernet e display:

http://www.youtube.com/watch?v=NuMuE2DbHj0

fabim escreveu:Meo.
Assim.
Estas gui, existem varias formas de se criar. Uma que eu acho que seria o most!!! Seria um aplicativo que pegaria uma imagem compactada na flash e jogaria isto em formato BMP...
Por exemplo.: Ja observou que uma JPG de 800*600 16 bits em high resolution tem coisa de alguns K.? 100K , 150K etc ?
Enquanto um BMP de 800*600 e 16bit, daria aproximadamente, 960000 bytes. Quase um Mega Byte.

Estas GUI´s, ou interfaces gráficas são nada mais nada menos do que imagens BMP sem qualquer tipo de compactação. ISto mesmo, BMP a mesma feita do paint brush, ou corel draw, ou photo shop... Sem exceção.!!!

Você abre o paint brush, vai em new e cria ao invés de um fundo de trabalho em mm, cria em pixel..
E trabalha a imagem com texturas etc.

Você puxa as linhas guias, e ja sabe as coordenadas XY de toque do touch screem.

Exemplo, quando você jogar um teclado BMP na tela, o seu programa sabe que é aquela imagem que ta lá, e fica o tempo todo lendo o ADC do touch, fazendo um calculo simples que converte em pixels XY.
Você tocou lá na imagem no "5", o seu programa enxergou o toque no pino de atenção da interface do touch screem, entrou no filtro de posição.

X é > que e < que tal ?
X é > que e < que tal ?
.....
.....
....
X é > quee < que tal ? SIM!!!!{
E y?
...........
é maior que tal e menor que tal ? SIM!!!!{
bt_precionado = 5;
return;
}

}

tendeu ? é facil facil cara.. Sem crise nenhuma!!!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 04 Mar 2011 13:23

hehe, o cara entregou que tem LINUX por tras do Android :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 04 Mar 2011 13:34

Marcelo.
Eu to falando de pic... e armizinho....
Eu não estou falando de SO com drive dedicado a criar componentes vetoriais, e com biblioteca de texturização...

Como um servidor/creat de gui funciona quem ja leu alguma coisa aqui sobre linux e windows ja sabe como o negocio funciona.

Criar um programinha pra gerar linhas, quadrados, numeros da biblioteca ja pré criada , e isso atraves de matrizes de vetores é simples bagarai. Quero ver é dar textura pra preenchimento etc.. hehehe
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Voltar para ARM