duvida RTC

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

duvida RTC

Mensagempor cortex » 21 Mar 2011 22:01

Olá amigos! estou dando uma fuçada no RTC do LPC1768, minha duvida é a seguinte, no RTC tem o Vbat para o relógio continuar funcionando se o LPC estiver desligado, como é o funcionamento para o LPC startar sem retornar o horario gravado na inicializaçã? por exemplo, eh possivel desligar um equipamento com RTC e depois de dalguns dias ao liga-lo ele retornar com o horário correto?
cortex
Byte

Mensagempor tcpipchip » 21 Mar 2011 22:09

Que tal um pino que sinalize teu programa deve ir para uma rotina para entrares com hora ?
tcpipchip
Dword

Re: duvida RTC

Mensagempor proex » 22 Mar 2011 07:13

cortex escreveu:Olá amigos! estou dando uma fuçada no RTC do LPC1768, minha duvida é a seguinte, no RTC tem o Vbat para o relógio continuar funcionando se o LPC estiver desligado, como é o funcionamento para o LPC startar sem retornar o horario gravado na inicializaçã? por exemplo, eh possivel desligar um equipamento com RTC e depois de dalguns dias ao liga-lo ele retornar com o horário correto?

Nâo mexa na Data e Hora na inicialização do RTC.
proex
Dword

Mensagempor cortex » 22 Mar 2011 08:21

tentei fazer isso, tirei da inicialização os valores configurados para data e hora, liguei o LPC, configurei a data e hora pelo incremento dos botões, desliguei o LPc e ele volta com a hora zerada! :cry:

com o Vbat ligado, o rtc continua em funcionamento? será que minhas variaveis globais podem está zerando os valores na hora da inicialização do LPC? vo dando uma fuçada geral por aqui!
cortex
Byte

Mensagempor proex » 22 Mar 2011 08:25

Vc precisa de duas funções para inicializar o rtc:

RTCInit();
RTCStart();
proex
Dword

Mensagempor cortex » 22 Mar 2011 08:49

hehehe funfou proex!! cara olha a burrice do cidadão, to me debatendo pois tinha no main o lugar que dava valores as variaveis da hora, ai tirei tudo e a porcaria continuava zerando, ai de bobera dei uma olhada na inicialização das tasks do RTOS, e tinha colocado lá a mesma rotina pra jogar valor pra hora! que burrro!! :D

valeu!!
cortex
Byte

Mensagempor fanl » 22 Mar 2011 15:51

Olha cortex, a memória do RTC geralmente é volátil, sem a bateria ela provavelmente vai zerar.

Mas o que eu te digo com certeza é: Sem a bateria, o relógio não vai contar o tempo.
fanl
Bit

Mensagempor cortex » 22 Mar 2011 16:34

fanl ele tá com bateria, ele tava zerando pois no start das task eu estava atribuindo valor zero as variaves de hora! apaguei e funcionou blz!
cortex
Byte

Mensagempor cortex » 22 Mar 2011 17:02

estou percebendo que meu rtc está atrasando um pouco, antes estava com capacitor de 18pf, atrazava muito, coloquei de 33pf, ta atrazando 1 minuto a cada hora +ou-, será que minha rotinha de apresentação da hora em display pode atrazar o relógio? ou uma coisa não tem nada a ver com a outra, e o problema está nos capacitores?
cortex
Byte

Mensagempor styg » 22 Mar 2011 22:03

cortez, uma coisa n tem nada a ver com a outra, tu só ta lendo pra mostra no display, nao da nada.

e quanto a alimentação, geralmente se liga a alimentação do rtc na bateria e no proprio Vcc, através de diodos, de modo que quando o equip estiver ligado o próprio Vcc alimente o RTC, p economizar um pouco da bateria 8)
Lucas
styg
Word

Mensagempor fabim » 23 Mar 2011 07:48

styg escreveu:cortez, uma coisa n tem nada a ver com a outra, tu só ta lendo pra mostra no display, nao da nada.

e quanto a alimentação, geralmente se liga a alimentação do rtc na bateria e no proprio Vcc, através de diodos, de modo que quando o equip estiver ligado o próprio Vcc alimente o RTC, p economizar um pouco da bateria 8)

Styg, nos LPCXXXX dentro ja existe este diodo.. olhe no bloco do rtc.. Não é necessario fazer a ligação de diodo externo.
O meu rtc estava com capacitor de 18pF e estava adiantando aproximadamente 14 segundos em 20 dias.
Eu troquei o capacitor por 47pF pela média algébrica racional do proex, e agora esta atrasando aproximadamente 11 segundos em 20 dias.
Acredito que o valor ideal é de 22pF ou 27pF, vou testar isto depois.. Agora não depois...

O amiguxo, voce tem certeza que inicializou o RTC pra funcionar com o cristal de 32.768khz ? Tem animalzim que configura pra clock interno.. hehehe
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor cortex » 23 Mar 2011 08:08

então fabim, sou meio perdido nestes wizard do system, tem lá (CLKSRCSEL) está como main oscilador, e (CLKOUTCFG) como CPU clock!
será ai minha burrice?

estranho, hoje percebi que o relógio tá travando! talvez ele não estaria atrasando e sim travando! deixei ligado de ontem pra hoje, fui olhar hoje e ta parado mostrando a mesma hora! vou trocar o cristal!
cortex
Byte

Mensagempor fabim » 23 Mar 2011 09:44

cortex escreveu:então fabim, sou meio perdido nestes wizard do system, tem lá (CLKSRCSEL) está como main oscilador, e (CLKOUTCFG) como CPU clock!
será ai minha burrice?

estranho, hoje percebi que o relógio tá travando! talvez ele não estaria atrasando e sim travando! deixei ligado de ontem pra hoje, fui olhar hoje e ta parado mostrando a mesma hora! vou trocar o cristal!

logico seu animal... Main é o cristal que vai para o PLL do sistema... Você tem que setar para o cristal externo do RTC..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor cortex » 23 Mar 2011 10:47

fecho! vou testar!! valeu fabim!!
cortex
Byte

Mensagempor proex » 23 Mar 2011 12:55

vai continuar atrasando ou adiantando :lol: :lol: :lol:

.
proex
Dword

Próximo