por chipselect » 03 Fev 2007 21:01
Viktor
Externamente o Pentium é CISC, mas internamente não é bem assim...
Quando você mesmo escreveu:
"Se assim fosse a INTEL não faria o PENTIUM em arquitetura CISC."
Parece-me que você está sugerindo que RISC e CISC não tem tanta diferença de desempenho pois a Intel escolheu a arquitetura CISC. A nossa conversa é sobre o desempenho de RISC e CISC e porque a Intel "escolheu CISC" (na verdade ela não escolheu, teve que manter por causa de compatibilidade de software).
Na verdade, ela manteve externamente a arquitetura CISC mas internamente, para AUMENTAR PERFORMANCE, nem tudo é CISC e nem tudo é como na arquitetura de Von Newmann...
Xultz, a AMD não comprou a NetGate (acho que era esse o nome) pra fabricar x86, pois já fabricava processadores x86 desde a "pré-história", tinha principalmente 386 da AMD de monte... nem se sonhava em Pentium naquela época.
A AMD comprou porque a dita cuja fabricava processadores velozes (para a época) com núcleo híbrido CISC-RISC, compatível com o Pentium a nível de Software, mas o hardware era diferente, e isso permitiu a AMD lançar o K6-2 com o super socket 7 que ela "inventou" (K6-2 é diferente de Pentium na minha opnião... já tive os dois).
Eu não sei onde e nem como a AMD usou as "tais informações roubadas" da Intel, isso não existe nada oficial no site da AMD, obviamente, e ninguém envolvido teria a coragem de admitir alguma coisa, ficando tudo na "dedução". Se ela fez realmente isso, deve ter sido para adquirir mais tecnologia, permitindo desenvolver processadores mais velozes, vale lembrar que a AMD não tem um processador 100% compatível com o PENTIUM.