LPC1788 Display + STN.

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

LPC1788 Display + STN.

Mensagempor fabim » 08 Set 2014 17:05

Pessoas.
Estou aqui com um brinquedinho meu que usa LPC1788, com barramento de 40 vias com display dedicado, multiplexado com barra de pinos de 2,54mm.
Bem, eu possuo um display http://www.diamondhmi.co.uk/products/gr ... /va3202404, e estava observando o barramento dele, e cheguei a conclusão que o LPC1788 pode ser configurado para controlar este tipo de display.
Mais estou em duvida em quais linhas de controle o display FTN é ligado !!!
Barramento de dados, existe uma tabela no UM, mais sobre o controle não informa nada.

Alguém já viu ou já usou algo parecido ?

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Re: LPC1788 Display + STN.

Mensagempor fabim » 09 Set 2014 17:02

Gozado, que neguinho aqui fazer uma placa com 68000 querendo fazer um micro PC não é coisa ultrapassada, e todo mundo acha legal.

Usar um display de um osciloscópio dos primórdios é !!

Tá louco, povo probe de espritu !!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor chrdcv » 11 Set 2014 15:02

fabim escreveu:Pessoas.
Mais estou em duvida em quais linhas de controle o display FTN é ligado !!!
Barramento de dados, existe uma tabela no UM, mais sobre o controle não informa nada.
Fabim

http://www.lpcware.com/content/forum/ca ... 04-tft-lcd
http://www.jp.nxp.com/wcm_documents/tec ... utions.pdf
http://www.hodenshi.com/uploadImage/jswz/LPC1788_en.pdf

http://the-embedded-world.googlecode.co ... x_8x_lcd.h

Já deu uma olhada nos exemplos que vem com o IAR ou o Keil?
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor fabim » 12 Set 2014 08:30

chrdcv, Veja bem.

O 1788 suporta até 1024x768 em palavras de 32 bits tranquilamente.
Só abrir o UM, e fazer os cálculos !!

Minha duvida não é esta menino biito !!
O Datasheet do controlador que eu enviei, tem vários barramentos, e um barramento lateral.
Eu olhei o barramento, a lógica, o 1788, e fico tentando entender.

Abri um drive de pic para um display com este controlador, RA8835, que é o controlador que esta no display.
E vi a comunicação em 4 bits, mais sincronismo ETC, será que este display é o STN 4 BPP que o UM do 1788 diz ?
Tipo, que eu saiba estes display com o RA8835, liga ou desliga o pixel, e não meche na intensidade do pixel !!
Tchan NOJENTO !!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Set 2014 22:38

eu ri! huahuahua o mais ironico eh que, mesmo com o 68000 completamente abandonado e o ARM bombando nas paradas de sucesso, nao se encontra uma maldita alma viva que conheca o ARM realmente a fundo como vc encontra gente que conhece o 68000 a fundo! :O

fabim escreveu:Gozado, que neguinho aqui fazer uma placa com 68000 querendo fazer um micro PC não é coisa ultrapassada, e todo mundo acha legal.

Usar um display de um osciloscópio dos primórdios é !!

Tá louco, povo probe de espritu !!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Set 2014 23:20

Esse LCD que VC indicou parece ter controlador interno. Portanto VC pode liga-lo aos pinos de GPIO do LPC que é a maneira mais fácil. Você está confundindo o funcionamento do barramento de LCD do LPC.
Caso VC não esteja usando memória externa você pode usar os pinos de barramento de memoria externo usando os sinais WR DATA e CS aí VC teria que configurar o barramento externo para ativar o pino CS do LPC para determinado endereço e depois basta usar um ponteiro para escrever no endereço que vai ativar o CS e o barramento do LPC faz o resto como se estivesse escrevendo em uma SRAM comum, este método é mais complexo
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor fabim » 15 Set 2014 08:20

Ai que esta Rodrigão !!

No meu caso, minha placa já possui barramento para TFT, e conector TFT, padrão bits 565.
No barramento do LCD do 1788 é tranquilo, é bem explicadinho, mais no caso os datasheet's destes LCD's STN monocromáticos que não são nem um pouco didáticos, e sim sem conteúdo nenhum !!
Neste display em questão, possui 3 conexões para soldagem de flat cable com pitch de 1mm, e mais o barramento lateral, onde me parece ser o barramento STN 4BIT !!

Pelo que pude entender, é como se o display suportasse interface paralela para o controlador, ou conexão direta com o barramento de dados de imagem !!

abçs

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Set 2014 20:28

vc tem que ter certeza de sobre qual modelo de display esta usando para tratar de acordo: no site do fabricante eh indicado que o VA3202403 possui controlador e o VA3202404 (o link que vc passou) nao possui controlador.

fabim escreveu:Ai que esta Rodrigão !!

No meu caso, minha placa já possui barramento para TFT, e conector TFT, padrão bits 565.
No barramento do LCD do 1788 é tranquilo, é bem explicadinho, mais no caso os datasheet's destes LCD's STN monocromáticos que não são nem um pouco didáticos, e sim sem conteúdo nenhum !!
Neste display em questão, possui 3 conexões para soldagem de flat cable com pitch de 1mm, e mais o barramento lateral, onde me parece ser o barramento STN 4BIT !!

Pelo que pude entender, é como se o display suportasse interface paralela para o controlador, ou conexão direta com o barramento de dados de imagem !!

abçs

Fabim
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 18 Set 2014 13:19

Sam, Estou perdidinho !!
Para desencargo, eu preferi abandonar a idéia de usar o barramento dedicado, e aproveitar os pinos que já estão no flat para usar a entrada de 8 bits padrão para o controlador !!

rsrs

ABÇS
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 18 Set 2014 22:02

entao fabim, tem bem pouca informacao mesmo no datasheet... mas meo, bota a cuca para pensar: eh um display STN passivo sem controlador, entao ele nao deve ter memoria, ou seja, o que vc jogar para ele, ele vai jogar em uma posicao na tela... mas qual posicao? bom, vc indica usando CP, LP e FLM. se o display for parecido com os outros, a ideia eh simples: CP eh uma especie de clock para transferir os dados, o LP eh uma especie de HSYNC e o FLM eh uma especie de VSYNC. os sinais vc pode gerar por um loop infinito:

Código: Selecionar todos
int main()
{
   int x,y;

while(1) // loop infinito
  {
    for(y=0;y!=240;y++) // 240 linhas
    for(x=0;x!=320;x++) // 320 colunas
    {
      GPIO.CP = 1; // bota o clock em nivel 1: eh quando vc pode mexer em qq sinal
      GPIO.D0 = (y==0 || x==0 || x==y); // desenha as linhas
      GPIO.D1 = (y==0 || x==0 || x==y); // desenha as linhas
      GPIO.D2 = (y==0 || x==0 || x==y); // desenha as linhas
      GPIO.D3 = (y==0 || x==0 || x==y); // desenha as linhas
      GPIO.LP = (x==319); // ativo na ultima coluna
      GPIO.FLM = (y==239); // ativo na ultima linha
      GPIO.M = (y==0&&x==0) ? !GPIO.M : GPIO.M; // inverte AC a cada frame
      // talvez precise de um delay de nanosegundos aqui! :O
      GPIO.CP = 0; // bota o clock em nivel zero: eh quando o chip lah amostra os sinais, entao vc nao mexe em nada.
      // talvez precise de um delay de nanosegundos aqui! :O
    }   
  }
}

infelizmente nao tenho como testar o codigo aqui e vc tem que adaptar para seu microcontrolador ae... mas nao eh de todo dificil de testar, entao fiz uma versao dele em verilog para testar:

Código: Selecionar todos
`timescale 1 ns / 1 ps

module stn;

reg GPIO_CP,GPIO_D0,GPIO_D1,GPIO_D2,GPIO_D3,GPIO_LP,GPIO_FLM,GPIO_M=0;

integer x,y,z;

initial
    for(z=0;z!=4  ;z=z+1) // 4 frames
    for(y=0;y!=240;y=y+1) // 240 linhas
    for(x=0;x!=320;x=x+1) // 320 colunas
    begin
      GPIO_CP = 1; // bota o clock em nivel 1: eh quando vc pode mexer em qq sinal
      GPIO_D0 = (y==0 || x==0 || x==y); // desenha as linhas
      GPIO_D1 = (y==0 || x==0 || x==y); // desenha as linhas
      GPIO_D2 = (y==0 || x==0 || x==y); // desenha as linhas
      GPIO_D3 = (y==0 || x==0 || x==y); // desenha as linhas
      GPIO_LP = (x==319); // ativo na ultima coluna
      GPIO_FLM = (y==239); // ativo na ultima linha
      GPIO_M = (y==0&&x==0) ? !GPIO_M : GPIO_M; // inverte AC a cada frame         
      #80; // talvez precise de um delay de nanosegundos aqui! :O
      GPIO_CP = 0; // bota o clock em nivel zero: eh quando o chip lah amostra os sinais, entao vc nao mexe em nada.         
      #80; // talvez precise de um delay de nanosegundos aqui! :O
    end

endmodule

no verilog eu coloquei um clock de 160ns, daih cada frame está com uns 18ms, ou seja, 55Hz. nao sei se seu microcontrolador roda esse loop em 160ns, mas nao eh um tempo de outro mundo e tambem nao eh um requisito rodar nessa velocidade para testar, enfim, eh soh para ver se funciona no seu display e o que aparece na tela! :P

bom, poderia gerar uma imagem ou outro padrao mais maluco, mas a ideia eh gerar apenas um padrao simples para ver como eh a interface.

fabim escreveu:Sam, Estou perdidinho !!
Para desencargo, eu preferi abandonar a idéia de usar o barramento dedicado, e aproveitar os pinos que já estão no flat para usar a entrada de 8 bits padrão para o controlador !!

rsrs

ABÇS
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 19 Set 2014 08:14

Sam, vou fuçar aqui de boa !!
Eu agora acho que entendi a bagaça, vou fazer uma placa de adaptação e ver como fica !

muito very thanks !!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Set 2014 21:49

Vou ver se monto tambem um modelo em verilog de como entendi que o display funciona, assim dah para verificar melhor se a logica esta consistente! :D

Sent from my iPhone using Tapatalk
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Voltar para ARM