Cortex-M1

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Cortex-M1

Mensagempor Fábio Pereira » 24 Abr 2007 10:25

A Actel lançou, em parceria com a ARM, o primeiro chip Cortex-M1 projetado especificamente para integração em FPGAs:

http://www.actel.com/ezone/ESC/p2.html

Os Cortex-M1 são chips de 32 bits derivados da família Cortex da ARM. Eles executam um subset das instruções THUMB-2 e possuem inúmeras inovações em relação aos chips ARM7.

A implementação da Actel permite integrar em um FPGA uma CPU Cortex-M1 e um conjunto de periféricos definidos pelo próprio programador. Isto representa uma enorme flexibilidade já que é possível configurar o chip e os seus periféricos para perfeita adaptação aos requisitos da aplicação.

Outro bônus é o fato de que os FPGAs da Actel possuem configuração do tipo FLASH, o que significa que a CPU está disponível para operação quase que instantaneamente após a ativação do FPGA.

Traduzindo: é possível criar o seu próprio microcontrolador Cortex-M1, definindo os seus periféricos (timers, I/O, comunicação, etc.).

Além disso, utilizando-se os FPGAs mixed-signal da Actel (Fusion), é possível também incluir periféricos analógicos (conversores A/D, D/A, comparadores, etc.).

O único empecilho é que a CPU ocupa cerca de 200.000 gates, o que significa que não é qualquer FPGA que pode ser utilizado.

Este parece ser um caminho promissor.

T+
Editado pela última vez por Fábio Pereira em 05 Jun 2007 10:00, em um total de 1 vez.
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor xultz » 24 Abr 2007 10:46

Eu não entendi.
A idéia é ter numa mesma pastilha um uC Cortex e um FPGA, ou é ter um chip FPGA que gravado nele tem o uC Cortex e o restante dos gates fica disponível pro projetista?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Iran » 24 Abr 2007 11:55

Segunda opção pelo que entendi.
Iran
Word

Mensagempor mastk » 24 Abr 2007 12:45

Sim, é uma CPU ARM7 que vem junto com um FPGA, não creio que a CPU esteja mapeada no FPGA.

Realmente incrivel, pena que deve custar caro e ser BGA.
mastk
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 24 Abr 2007 12:50

Não é um ARM7 é um Cortex-M1 ...

E o chip é sintetizado dentro do FPGA, até onde eu sei não é uma pastilha separada é um soft-core.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Fábio Pereira » 24 Abr 2007 13:00

Pessoal,

Não quero criar controvérsias sobre o assunto.

Vejam, CPUs ou cores embutidos em FPGAs não são nenhuma novidade. A Xilinx tem FPGAs com até 4 PPC embutidos, além disso, praticamente todos os fabricantes de lógica programável possuem algum tipo de CPU disponível para ser sintetizada dentro de um FPGA.

A novidade aqui é o fato da CPU ser um ARM CORTEX-M1 ... Aliás, a Actel também possui uma CPU ARM7 ;-)

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor KrafT » 24 Abr 2007 13:19

Fábio Pereira escreveu:"... A Xilinx tem FPGAs com até 4 PPC embutidos..."

Esse em hardware, não?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor mastk » 24 Abr 2007 13:47

Desculpa comi bola denovo, é as drogas

Não é de criar polemica, de um jeito ou de outro esse CORTEX é um barato loco, mais loco se for compravel :)
mastk
Dword

Mensagempor Viktor » 26 Abr 2007 10:54

Muito interessante, porém parece-me que é a típica "ultima das alternativas" quando não há nada disponível que resolva seu problema a contento.
Viktor
Byte

Mensagempor helton » 26 Abr 2007 16:51

Outro core interessante, e concorrente da actel, é o NIOS da Altera, que também é um processador RISC, com pipeline, etc..etc..etc.. e que roda "dentro" de um FPGA, o compilador para este core éo GCC, o que torna muitíssimo mais fácil para fazer e utilizar códigos feitos em outras arquiteturas , como por exemplo AVR(avr-gcc) ou 80C51 (sdcc).
O uClinux roda nele, seu clock chega a 200MHz, e o preço FOB de um Cyclone ( o fpga que roda o NIOS ) , custa em média uns US$ 16,00...
É bem interessante, qualquer dúvida - site do fabricante:

http://www.altera.com/products/ip/proce ... index.html

um wiki com diversos HOW-To de como usar o uclinux no nios:

http://nioswiki.jot.com/WikiHome/Operat ... ClinuxDist
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor andre_luis » 25 Mai 2007 08:48

Fábio, só uma pergunta : Esse Cortex é fabricado apenas pela Actel, ou a exemplo do ARM7 possui mais de uma opção de fabricante para comprar ?

Bom, no roadshow que a PIcomponentes apresentou em 2004, fiquei de queixo caído com as funcionalidades do ambiente de desenvolvimento que a Altera criou para o Nios. Além do etc,etc que o Helton mencionou, no Nios voce pode criar múltiplas CPU's numa mesma partilha, compartilhando recursos de hardware entre si, além de poder criar em linguagem 'C' funçoes API de acesso a recursos de Hardware. Fantástico mesmo.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 25 Mai 2007 09:10

Até onde eu sei o Cortex-M1, assim como o M3 e demais ARMs, está disponível no programa de licenciamento da ARM.

Depende de cada fabricante licenciar a arquitetura e produzir chips com ela.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Voltar para ARM