Página 1 de 1

estabilidade RTC LPC2103.

MensagemEnviado: 12 Jan 2010 07:34
por fabim
Pessoal, montei um circuitinho com o bixim informado a cima, e usei um cristalzinho com +/- 15PPM que eu paguei 3,95R$. :evil:

Deixei o circuito a quase um mes ligado ali no canto sem nem passar perto, agora de manhã fui lá dar uma olhada, e observei que ele adiantou 1,18 segundos.

Isso é normal para uC. com RTC ?

tipo, nesse caso ao invés dele atrasar mais de 13 segundos por ano, ele vai adiantar.
Mais tipo, para aplicações de controle, seria sirene de escola.
Esta permissivel essa variação, ou esta absurda ?

Abraços

MensagemEnviado: 12 Jan 2010 07:41
por Sergio38br
Qual a carga capacitiva do xtal?? Pode ser que esteja um pouco fora da freq..

[ ]'s
Sergio

MensagemEnviado: 12 Jan 2010 08:07
por fabim
http://www.abracon.com/Resonators/ABS07.pdf

Esse mala aí ó, pelo menos foi o que o mané me disse que é.
Quando pedi o datasheet, e é igualim da imagem.

MensagemEnviado: 12 Jan 2010 08:11
por Sergio38br
ta e vc colocou pelo menos 22 pf de cada terminal do cristal para o terra??

[ ]'s
Sergio

MensagemEnviado: 12 Jan 2010 08:37
por fabim
sim,, só que não foi 22, foi 27pF.

Mas mesmo assim, isso não seria o bastante para criar essa porcaria de desvio negativo.
TAdoido sô. quer saber vou rancar o cristal de uma mainboard e soldar no lugar pra ver se é essa porcaria que eu comprei gato por lebre, ou sei lá o que possa ser.
Obrigado

MensagemEnviado: 12 Jan 2010 11:31
por Djalma Toledo Rodrigues
Capacitores NP0 <----> =<10 pF são

Trimmer do lado de entrada do Oscilador.

DJ

Re: estabilidade RTC LPC2103.

MensagemEnviado: 12 Jan 2010 12:04
por msamsoniuk
onde esta o problema? a variacao esta bem pequena! :)

para ter 1.18 segundos de variacao em 30 dias, vc esta tendo uma variacao de apenas 2 ppm, bem dentro dos 15 ppm que vc pediu! ou seja, vc tem um deslizamento de um clock a cada 15 segundos! mas note que a tendencia eh piorar com o tempo, a uma taxa de ateh 3 ppm por ano, em funcao do envelhecimento do componente.

para ser melhor que isso, vc precisa de um TCXO, q eh um oscilador compensado usado em telefones e centrais telefonicas, daih vc consegue 0.5ppm na boa, o que eh tipicamente 40x melhor que os osciladores normais. melhor que isso soh usando um OCXO de algum receptor de satelite, daih vc consegue 0.001 ppm.

uma alternativa eh vc mensurar os desvios e programar um acerto periodico compensando isso, por exemplo, a cada mes vc acerta em um segundo e a cada seis meses acerta mais um segundo, dae vc obtem uma diferenca menor que um segundo a cada ano, mas resolve apenas por um tempo, depois piora.

fabim escreveu:Pessoal, montei um circuitinho com o bixim informado a cima, e usei um cristalzinho com +/- 15PPM que eu paguei 3,95R$. :evil:

Deixei o circuito a quase um mes ligado ali no canto sem nem passar perto, agora de manhã fui lá dar uma olhada, e observei que ele adiantou 1,18 segundos.

Isso é normal para uC. com RTC ?

tipo, nesse caso ao invés dele atrasar mais de 13 segundos por ano, ele vai adiantar.
Mais tipo, para aplicações de controle, seria sirene de escola.
Esta permissivel essa variação, ou esta absurda ?

Abraços

MensagemEnviado: 12 Jan 2010 13:03
por MarcusPonce
Para sirene de escola está excelente: acho que os usuários comuns (não técnicos) não ligam para os segundos do horário, então só vão reclamar quando desviar 1 ou 2 minutos.

Veja que o fabricante garante 15ppm, aquele que você comprou está bem mais preciso. Se for fabricar em série este produto então é possível que alguns fiquem de fora do aceitável.
Se você precisar de um ajuste fino individual por placa, poderia colocar um trimmer ou em paralelo ou no lugar de um dos capacitores do cristal, mas para ajustar uma precisão assim dá trabalho:

a) o ideal é ajustar rapidamente, então precisaria de um frequencímetro dos bons para medir a frequência do xtal com uns 7 dígitos, além de ter uma estabilidade de equipamento de laboratório.

b) Um jeito mais caseiro: os módulos receptores de GPS costumam ter um pino que libera um pulso por segundo. Os fabricantes costumam garantir que a borda do pulso é estável em +/-100ns, o que dá 0,1ppm de jitter, mas a precisão tende a infinito, pois o sistema do GPS é constantemente ajustado. Se você injetar este pulso no seu ARM e ele rodar uma função que mede o atraso entre o pulso e a troca dos segundos do RTC então vai ser fácil de detectar em segundos se a frequência do XTAL está acima ou abaixo.

Uma observação: talvez alguns não se lembrem que o 60Hz da rede é razoavelmente estável, mas varia durante o dia, então não dá para calibrar o XTAL usando a rede.