main(argv, argc)
int argv;
char **argv;
{
printf("oi mundo!\n");
}
chrdcv escreveu:Marcelo Samsoniuk escreveu:e quem precisa de c++? (:
Não tenho o domínio completo de C++ (afinal, nem o próprio autor da linguagem tem -- ele mesmo disse isso no livro dele TCL 3rd), mas quando me deparo com o fato de C++ ser uma linguagem multiparadigma (orientada por objetos, genérica, orientada a dados e procedural), e ainda de certa forma ser 99% compatível com grandes e antigos projetos escritos em C e ainda possuir uma biblioteca generosa que é a STL ou ainda a BOOST (sem falar da alemã LEDA). Penso que muito trabalho foi desenvolvido por Bjarne Stroustrup e Alexander Stepanov. A sintaxe é realmente horripilante em alguns casos e o tempo que se demora para aprender C++ realmente é significativo, mas isso tem a ver tb. com o poder de expressividade da linguagem frente as evoluções que se seguiram desde então!
C é poderosa, versátil, mas infelizmente não tem verificação de tipos muito concisa. C++ oferece possibilidades, onde não é muito difícil acertar um tiro no pé, mas sim arrancar a perna toda caso decisões errôneas sejam tomadas.
Outro dia estava lendo um comentário, dizendo pq. o pessoal da comunidade de software livre não usava C++ (o próprio Linus certa vez fez comentários negativos sobre C++) ao passo que Stroustrup respondeu que os programadores eram obsoletos e resistentes à mudanças. Bem, isso é o que eu me lembro...
É indiscutível a importância de C e do UNIX, afinal não foi a toa que o Ritchie e o Thompson foram laureados com um Turing, ACM e o Ritchie ainda ganhou uma medalha Japonesa (não me lembro qual, isso a dois ou três anos atrás). Mas vale a pena lembrar tb. que o mundo evolui e de certa forma, atualmente há um simbiose durante as propostas e alterações das especificações de ambas linguagens. Basta ler a especificação do C99, onde entrou o tipo boolean, complex e inline.
Assim como linguagens naturais, linguagens de programação tb. evoluem e algumas vezes podem ou não refletir as necessidades para as quais não foram projetadas.