Curso de engenharia em eletrônica a distancia

"Comercio" de componentes entre foristas

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Curso de engenharia em eletrônica a distancia

Mensagempor bruxo » 17 Nov 2014 07:50

Existe curso de engenharia em eletrônica a distancia?
bruxo
Byte

Re: Curso

Mensagempor andre_luis » 17 Nov 2014 09:04

Para graduação não sei, mas para pós-graduação algumas universidades possuem essa opção via Web, mas aos sábados é obrigatório presencial, creio que periodo integral.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor norad58 » 17 Nov 2014 19:25

Lembro de ter pesquisado ha algum tempo atras e existia uma faculdade EAD em Minas Gerais que ministrava o curso de engenharia eletrica, mas algumas aulas tinham que ser presenciais, podendo ser feitas lá em Minas Gerais ou em algum Polo autorizado e lembro que tinha um aqui em São Paulo.
norad58
Word

Mensagempor chipselect » 18 Nov 2014 08:01

O curso de Engenharia Elétrica da Uniube é com ênfase em automação, então pode não encaixar muito nas expectativas de alguns.

www.uniube.br/copese/ead/curso/c619/g/engenharia-eletrica.html

Existe pólos para as aulas presenciais em alguns estados:

www.uniube.br/copese/ead/polos_estados/

As primeiras turmas tinham aula um final de semana inteiro por mês (sexta das 19:30 às 22:30, sábado das 08:00 às 22:30 e domingo das 8:00 às 12:00).

As últimas turmas tinham aula dois finais de semana por mês, se não me engano, não tinham aula de sexta e domingo.

O curso de engenharia à distância só é recomendado para quem já conhece boa parte da área e está precisando apenas do diploma. Não que não vá aprender nada, vai aprender alguma coisa sim, mas para quem não sabe nada, principalmente cálculo, vai ficar igual ao pessoal que vi, se matando de estudar por conta ou colando a doidado, e para esse último grupo, a faculdade estava ficando rigorosa, colocando mais fiscais nas provas.

Se alguém quiser realmente aprender, melhor um curso presencial mesmo, mas de uma faculdade conceituada, pois vi que o conhecimento de recém formados em várias "faculdades" por aí tem um conhecimento muito inferior até mesmo desse EAD da Uniube.
chipselect
Word

Mensagempor marcelo_asm » 18 Nov 2014 12:47

cruzes :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

se com a maioria dos cursos sendo presenciais, os alunos são do jeito que são, imagino a belezura que vai ser se for EAD.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor dreher » 18 Nov 2014 19:49

marcelo_asm escreveu:cruzes :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

se com a maioria dos cursos sendo presenciais, os alunos são do jeito que são, imagino a belezura que vai ser se for EAD.

Eu boto fé no EAD, porque a galera não deve matar aula para ir pro boteco, kkkkk
dreher
Byte

Curso

Mensagempor bruxo » 19 Nov 2014 07:07

Já tenho diploma ensino médio (técnico em eletrônica industrial) com registro no CONFEA.

O problema não é fazer o presencial.
Problema que na minha localidade não tem universidade.
Mais próxima é a 300KM.
Já pensou fazer isso todo dia,e ainda encarar 10 horas de trabalho diário,transporte etc.

Só para super herói.
Que não é meu caso.

Toda ação gera uma reação.
Toda força de ação retornara a quem a gerou.
Seria verídico?
bruxo
Byte

Mensagempor chipselect » 19 Nov 2014 08:44

bom, neste caso o curso superior em modalidade EAD seria o de Eng. Elétrica mesmo... só encontrei na Uniube.

O curso em si não achei difícil pois boa parte das matérias eu já tinha feito no curso de Ciências da Computação e técnico em eletrônica.

Eu fiz o curso no pólo de Maringá e, na época, o curso tinha autorização mas não era reconhecido ainda, então todos os professores do CEIT (pólo da Uniube em Maringá) tinham pelo menos mestrado e eram professores da UEM e da UEL, e eles davam o mesmo conteúdo, mas alertavam que estavam dando um conteúdo de 1 ano em poucas aulas e era pra gente se matar pra aprender.

Alguns materiais vinham com erros pavorosos, os professores ficavam indignados e, depois de "elogiarem delicadamente" os autores, passavam as correções pros alunos. Todos os alunos reclamavam do material, daí começaram a adotar os livros clássicos de engenharia, e os professores deram uma risadinha sarcástica e falaram que, como o livro tinha "poucas páginas", era pra gente se esforçar um pouco mais porque o material era um pouquinho extenso.

Teoricamente, se a cobrança for igual ou superior ao do presencial (que é o que os professores pregavam lá), os alunos que se formarem por EAD deverão ser meio que uma seleção, vão ser os alunos que se viram para estudar e vão atrás, dificilmente vai ter aquele aluno folgado que são comuns no curso presencial.

Um exemplo era o curso de engenharia de produção, que na última etapa tinha só um aluno... como ele passou não sei, mas com o professor em cima, pra ele "colar" seria ruim. As turmas da última etapa que tinham mais de 10 alunos eram "verificadas de perto" pois a direção da Uniube alegava que essas turmas só poderiam ser grandes assim porque estariam colando nas provas, daí dobraram o número de fiscais de prova para essas turmas...

Para quem não sabe absolutamente nada, um curso EAD de engenharia será um pesadelo, geralmente as turmas das últimas etapas tem entre 1(um) e 10 (dez) alunos (sendo comum 4 ou 5), pois cerca de 60% desiste nos dois primeiros anos do curso. Lembro que a minha turma chegou a pagar professores particulares para ter aulas virtuais nas matérias mais difíceis, principalmente de cálculo.

Hoje o curso está reconhecido, e pode ser que a qualidade tenha decaído por conta disso. Situação similar já tinha acontecido com todas as faculdades particulares (presenciais) por aqui, ou seja, depois que o curso é reconhecido, só sobra um professor com mestrado... por causa do custo... geralmente o curso fica ruim, presencial ou não.

Analisando os formandos e recém formados nas faculdades particulares daqui, no caso de engenharia, o pessoal da minha turma não fica devendo em nada para eles, mas é porque a maioria já tinha muito mais de 10 anos trabalhando em usinas e afins, mais da metade eram empresários ou gerentes, estavam mais pelo diploma do que pelo conhecimento, só que conheciam muito do assunto, então poderiam até dar aulas... e deixaram bem para trás os formados nas presenciais que entrevistei...

Resumidamente, para a época que fiz o curso, o que os professores alegavam que o curso é pra quem já trabalha na área, já estudou alguma coisa por conta e não tem tempo para estudar em um curso presencial, então teriam certa afinidade com as matérias, exigindo um tempo menor para assimilação, daí saía a justificativa de menos aulas práticas e teóricas, além de explicar a peneira que faziam para ter poucos alunos nas últimas etapas do curso.

Na prática, o que vi é que o pessoal que tinha preguiça de estudar caiu nos 2 primeiros anos, e nos anos seguintes foram caindo os que não tinham afinidade com a área e não estavam tão a fim de estudar, mas restaram aqueles que precisavam muito do diploma, os autodidatas e os que a empresa estavam bancando o curso e precisariam devolver o valor pago caso desistissem.
chipselect
Word

Mensagempor bruxo » 19 Nov 2014 17:18

Muito bem meu caro colega chipselect

Seria esse mesmo que preciso.
Tenho 25 anos de profissão,sempre estudo nas horas de folga,acredito que seria por aí mesmo.

Tem ideia do valor da mensalidade
Tempo seria 5 anos,mesmo formado técnico em eletrônica
bruxo
Byte

Mensagempor chipselect » 19 Nov 2014 18:04

Eu pagava pouco menos de R$600 nas últimas mensalidades, mas eu tinha 20% de desconto como portador de diploma de curso superior, então a mensalidade real era mais ou menos um salário mínimo.
chipselect
Word

Mensagempor bruxo » 20 Nov 2014 06:57

R$ 724,00 X 60 meses = 43.00,00 outras despesas.
Acredito que daria uns R$= 50.000,00
bruxo
Byte

Mensagempor bruxo » 21 Nov 2014 12:11

No meu caso fica muito distante. Uns 800KM ida + KM800 Volta
bruxo
Byte

Mensagempor bruxo » 24 Nov 2014 12:20

Muito obrigado a todos pelas repostas.
Foram muito válidas.