Lupa Luminaria Mesa Profissional Eletronica

"Comercio" de componentes entre foristas

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Lupa Luminaria Mesa Profissional Eletronica

Mensagempor menegola » 08 Set 2021 13:02

Ola pessoal.
Gostaria sugestão de vocês.
Estou pesquisando luminária tipo lente lupa para bancada, (anualize defeitos placa circuito impresso) pois tenho um pequeno grau de presbiopia (ou vista cansada dificuldade de enxergar pra perto)

Essas do tipo:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
menegola
Word

Re: Lupa Luminaria Mesa Profissional Eletronica

Mensagempor edsont » 08 Set 2021 13:28

Eu só posso opinar sobre o que eu já utilizei, então:
o que eu tenho é a lupa SOLVER-S21L500.
Problemas:
-A lente veio meio solta, precisei desmontar e fixar melhor as presilhas (de aço) da lente, que é de vidro (verde).
-O braço não para em determinadas posições, a mola fica voltando um pouco. Não achei solução para isso, as molas ficam embutidas nas tubulações.
-Comprei em 2018. Hoje a morsa que prende à mesa está se desfazendo lentamente, soltando um pó branco na parte superior onde é espetado o braço articulado.
Fora isso é boa. Ilumina bem.
Tem 5D (dioptria), hoje eu compraria 8D ou 10D para trabalhos mais delicados como afiar uma broca 0,5mm. Mas para soldar talvez seja um problema distância focal tão curta.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor menegola » 09 Set 2021 08:03

Qualidade de imagem e boa?
menegola
Word

Mensagempor MOR_AL » 09 Set 2021 09:27

Eu uso óculos já há muito tempo.
Sem eles minha visão é completamente desfocada.
Nos trabalhos com eletrônica, cheguei ao que considero a melhor opção.
Uso óculos para perto, incluo aquela lupa de cabeça, das simples.
Para ler o 1N4148 dos diodos com corpo vitrificado e com falhas na escrita, uso meus óculos para perto, uma lupa de bolso 30X com 21mm de diâmetro (no Google tem o nome de Triplet). Essa lupa é formada por duas lentes mecânica e oticamente acopladas. Elas giram para protege-las e guardá-las.
Quando o trabalho é muito mais minucioso, costumo usar um microscópio para eletrônica, com saída USB, mas isso raramente.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edsont » 09 Set 2021 10:01

menegola escreveu:Qualidade de imagem e boa?

Não entendi bem a pergunta, mas...
A lente apresenta um pouco de aberração cromática, provavelmente por ser de vidro verde.
A imagem fica um pouco distorcida nas bordas, o que eu acho normal para esse grau de aumento.
edsont
Word

Mensagempor sync » 09 Set 2021 18:44

MOR_AL escreveu:Eu uso óculos já há muito tempo.
Sem eles minha visão é completamente desfocada.
Nos trabalhos com eletrônica, cheguei ao que considero a melhor opção.
Uso óculos para perto, incluo aquela lupa de cabeça, das simples.
Para ler o 1N4148 dos diodos com corpo vitrificado e com falhas na escrita, uso meus óculos para perto, uma lupa de bolso 30X com 21mm de diâmetro (no Google tem o nome de Triplet). Essa lupa é formada por duas lentes mecânica e oticamente acopladas. Elas giram para protege-las e guardá-las.
Quando o trabalho é muito mais minucioso, costumo usar um microscópio para eletrônica, com saída USB, mas isso raramente.
MOR_AL

Amigo
Eu gostaria de mais detalhes (marca/modelo/ampliação) da lupa de cabeça, é a única coisa que ainda não tentei,
Uso uma lupa de mesa iluminada por LED, ela é muito boa pelo preço que paguei na época, agora não considero um bom preço

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... i-volt-_JM

as articuladas são um sonho de consumo mas o preço das boas articuladas ainda me assusta.

Possuo uma lupa Triplet 30x como a sua mas achei o aumento muito forte e campo de visão pequeno, depois comprei outra Triplet 10x e me adaptei melhor.
O triplete óptico original possui 3 lentes, essas que vem escrito Triplet parece que é só a marca da lupa e contém um doubleto. A imagem é bem boa, de qualquer forma.

Agora me falta experimentar a lupa tipo óculos mas eu não consegui decidir-me pois tem várias ofertas no mercado livre variando preço e a qualidade aparente.
sync
Byte

Mensagempor edsont » 10 Set 2021 08:47

Tirei algumas fotos pela lupa mas a imagem fica pequena e sem nitidez, bem diferente de quando visto diretamente.
Também tenho algumas fotos de quando desmontei para prender melhor a lente.
Para não carregar o Forum coloquei as fotos (não editadas) no Google Drive, vou apagar em breve.

https://drive.google.com/drive/folders/1ub4DYyvzhpmGIXQdbiMWGsqTW0jLHqzF?usp=sharing
edsont
Word

Mensagempor MOR_AL » 10 Set 2021 09:22

sync escreveu:...
Amigo
Eu gostaria de mais detalhes (marca/modelo/ampliação) da lupa de cabeça, é a única coisa que ainda não tentei,
Uso uma lupa de mesa iluminada por LED, ela é muito boa pelo preço que paguei na época, agora não considero um bom preço

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... i-volt-_JM

as articuladas são um sonho de consumo mas o preço das boas articuladas ainda me assusta.

Possuo uma lupa Triplet 30x como a sua mas achei o aumento muito forte e campo de visão pequeno, depois comprei outra Triplet 10x e me adaptei melhor.
O triplete óptico original possui 3 lentes, essas que vem escrito Triplet parece que é só a marca da lupa e contém um doubleto. A imagem é bem boa, de qualquer forma.

Agora me falta experimentar a lupa tipo óculos mas eu não consegui decidir-me pois tem várias ofertas no mercado livre variando preço e a qualidade aparente.

Uso a lupa de cabeça para soldar os componentes na PCI. Ela é daquelas simples. Possui três aumentos;
Um acrílico ou plástico fixo, formando duas lentes.
Outro móvel, semelhante ao primeiro, pode ser posicionado entre o primeiro e os olhos.
O terceiro é uma lente tipo círculo, que pode se posicionada após o primeiro e o segundo.
O link a seguir, mostra o modelo da minha lupa.
Quando monto os componentes na PCI, só uso a fixa.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 01c538376b

Como informei antes, uso a lente 30X apenas para identificar os códigos impressos em componentes bem pequenos, como SMDs e diodos do tamanho de grão de arroz.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor menegola » 29 Set 2021 09:33

Estou disposto a gastar uns R$ 500,00 importada, mas que tenha custo beneficio.
Alguém teria sugestão?
menegola
Word

Mensagempor brasilma » 29 Set 2021 09:46

Menegola, se fosse possível o ideal seria um teste prático, creio em termos de ampliação deva ficar em torno de 8-10x e possuir a maior área.

Para trabalhar com SMD uso um cabeçote de microscópio estereoscópico (pois já possuía) com ampliações entre 0,8 - 7,5x.

Mas é uma mão de obra, para posicionar a placa e os componentes próximos das posições - põe óculos - para observar e soldar - tira óculos e observa pelas oculares, num ciclo qse infinito :D . Tenho também uma câmera USB no sistema, mas ai tem de ligar notebook e a qualidade da imagem além de não ser tão boa como uma ótica, não é estereoscópica (o que ajuda no trabalho).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor edsont » 29 Set 2021 13:12

Uns 3 meses atrás, comprei uma lupa de cabeça:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1816221178-lupa-oculos-cabeca-profissional-jogo-8-lentes-10-15-20-25x-_JM

Como eu uso óculos para astigmatismo, não deu certo de usar. Então eu pego as lentes e colo num óculos de proteção (rã, tipo mergulador). Como o aumento é grande só dá para usar um lado por vez. A distância focal é de uns 3 centímetros. Eu pensei em fazer um furo na lente do óculos de proteção para encaixar as de grau, mas faltou ânimo.

E logo no início eu inventei de limpar uma das lentes com álcool. A lente ficou branca. Tem uma espécie de cola que segura a lente e com o álcool espalhou pela lente. Não consegui limpar e fiquei com uma lente a menos.
edsont
Word

Voltar para Troca-se/ Procura-se/ Ofertas