por RobL » 22 Ago 2013 22:49
Vejamos:
Os pontos mais importantes depende da aplicação, mas vejamos:
bandwidth, sample rate, memory depth(quantidade), rise time e um parâmetro que para mim é muito importante: Waveforms Update Rate.
O que é o wfms/s ? É o tempo de aquisição de um trecho de uma forma de onda versus tempo morto, feita pelo scope por segundo e está relacionado a probabilidade de pegar um glitch aleatório.
Os scops tem um tempo de aquisição e um tempo morto (maior que o de aquisição). Se o glitch ocorrer dentro do tempo morto, não vai aparecer. Quanto mais amostras e menor tempo morto, maior a probabilidade de pegar o danado. Por exemplo, um Agilente 3000 parece ter 1.000.000 wfms/s. Claro que também está relacionado a possibilidade da máxima amostragem/s, mas este valor vai depender de outros fatores que o usuário determina, em função deste máximo. O wfms/s tem relação também com o tempo de decodificação e display.
Como disse, só fico esperto nessa área quando estou para adquirir um scope, tempos depois não lembro nem os nomes das variáveis. É o que me ocorre no momento.
Os scopes digitais, são bastante complexos e precisa muito treino e estudo para tirar proveito deles. Processos indiretos de medida, como uso adequado de FFT, a banda e a amostragem podem crescer muito, ou seja, dá para "ver" muito além do que está especificado no scope.
Se for para arriscar em outras marcas, penso que chines, somente Rigol e na pior das hipóteses GW Instek, ou simplesmente Instek. Dizem ser um concorrente ao Rigol.
Veja por exemplo o Instek GDS-2202A por US$1,382(200Mhz 2Gs/s)8 inch 800*600 High Resolution TFT LCD Displaysão. Este Instek tem 80.000 wfms/s contra 2.000 wfms/s de um Rigol como DS1102CA (100Mhz 2Gs/s) que custa em torno de US$1,000.
O Hikari tem 40kpts de memo depth. Essas e outras trocentas marcas, são na verdade algum produto china em massa. Se for um Instek inside, já é lucro.
NOTA sobre a sugestão do Instek : quando estudei a compra de um scope lí muito em forum sobre esta marca e falavam muito bem, com relação ao preço e suas propriedades, mas havia observações de variáveis que não funcionavam bem. No geral, os norte americanos elogiavam.