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SEP - Serviço Especial Particular

MensagemEnviado: 31 Jul 2011 19:38
por MOR_AL
Olá!
No prédio de 4 andares, onde minha sogra reside, tem um elevador que foi comprado de uma obra há uns quarenta anos. Acho que Dom João VI deve ter andado nele.
O circuito de controle, no quadro que fica no telhado, já deu o que tinha que dar.
Lá tem todos os comandos de um sistema de elevador, mas apenas é usado o que aciona o elevador para subir e para descer. No elevador tem dois botões, o Sobe e o Desce. Tem também uma chave que conecta as duas chaves Sobe e Desce. Todos os outros acionamentos estão sem uso, muito velhos e empoeirados no tal quadro do telhado.
Moro em outra cidade e fui lá hoje para dar uma olhada porque o elevador pifou de vez. Descobri um mau contato e fiz o elevador apenas subir. Não dá para seguir outros fios.
Concluí que todos aqueles componentes que estão no quadro podem e devem ser retirados e jogados fora. Tudo pode ser substituído por duas chaves contatoras, dois reles e um fusível.
O diagrama esquemático proposto se encontra abaixo. Não coloquei os reles, mas devem acionar as bobinas das chaves contatoras, por meio dos botões Sobe e Desce e não diretamente como está.

Imagem

O serviço:
1 – Retirar todos componentes que se encontram no quadro e jogar no lixo. Aproveitar apenas o quadro.
2 – Comprar e montar o circuito com os componentes e ligações em uma montagem não amadora, que permita fácil identificação dos componentes e uma rápida troca, caso alguma peça tenha que ser trocada.
3 – O circuito deverá ser instalado em uma caixa, com tampa, que reduza a entrada de poeira. A caixa deve ficar fixada ao quadro,

Local: O elevador se encontra em Nilópolis, perto da rodoviária. Tem ônibus fácil.
Auxílio: Identifiquei os fios de ligação do elevador (3), da rede (3) e do motor (3).
Propostas: Os interessados deverão me enviar MP, para tratarmos dos detalhes, para que possa ser feita uma proposta.
Pessoal.
Estarei indo para o local, onde se encontra o elevador, amanhã, terça-feira 02/08/2011. Mostrarei o local para alguns dos pretendentes. Se algum de vocês ainda estiver interessado, favor me enviar uma MP ainda hoje.
Grato.

MOR_AL

MensagemEnviado: 31 Jul 2011 20:14
por Maffeis
como o elevador é da casa da sogra.

aquela parte do freio deve ser retirada
hahahahah.

não sei o quanto velho é esse elevador

mas não tem linha de segurança nas porta, para permitir que o elevador ande somente com as portas fechadas.

Geralmente tem uns fechos que fazem essa linha e tem uma trava mecanica para permitir que a porta abra somente quando o elevador estiver presente.

MensagemEnviado: 01 Ago 2011 09:04
por MOR_AL
Maffeis escreveu:como o elevador é da casa da sogra.

aquela parte do freio deve ser retirada
hahahahah.

não sei o quanto velho é esse elevador

mas não tem linha de segurança nas porta, para permitir que o elevador ande somente com as portas fechadas.

Geralmente tem uns fechos que fazem essa linha e tem uma trava mecanica para permitir que a porta abra somente quando o elevador estiver presente.

:lol: :lol: :lol:
Nem tem porta pantográfica...Hehe!! :twisted:

MensagemEnviado: 01 Ago 2011 19:51
por RAguiar
Como é um motor de 5HP, aproveite para corrigir o FP e bolar um sistema de partida em rampa (com clp LOgo ou PIC e softstarter)...assim o consumo do mesmo diminuirá e os solavancos na rede elétrica tbm.

MensagemEnviado: 01 Ago 2011 20:05
por MOR_AL
RAguiar escreveu:Como é um motor de 5HP, aproveite para corrigir o FP e bolar um sistema de partida em rampa (com clp LOgo ou PIC e softstarter)...assim o consumo do mesmo diminuirá e os solavancos na rede elétrica tbm.

Olá RAguiar!
Infelizmente a realidade é outra.
Moro há 140km de lá e já será muito resolver o problema daqui de minha cidade.
Mas valeu pelas dicas
[]'s
MOR_AL