Osciloscópio

"Comercio" de componentes entre foristas

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Osciloscópio

Mensagempor MOR_AL » 17 Ago 2013 15:07

Há algum tempo, apareceu um tópico com discussão sobre osciloscópio.
Vou viajar daqui há alguns meses e pretendo comprar um mais atual. Procurei o tópico com a palavra chave "Osciloscópio" mas não encontrei.
Alguém saberia me informar qual o endereço desse tópico?
Grato.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Osciloscópio

Mensagempor edison » 17 Ago 2013 15:32

-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Ago 2013 21:51

edison escreveu:Ficou meio vago a tua dúvida mas na minha busca deu isso : 4 páginas !
http://www.asm51.com.br/phpbb/search.ph ... =Pesquisar

Pois é!
Não é nenhuma dessas opções.
Era um tópico, que o pessoal ficava discutindo sobre as funções e facilidades de algumas marcas não de primeira linha, como display colorido, taxa de amostragem, No. de canais, etc. e de osciloscópios com marcas já consagradas no mercado, como Tektronix, etc.
Quero acessar este tópico para melhor me posicionar quando for decidir.
Tenho um HP meio antigo, do tipo TRC, que responde até 300MHz (acho), apesar das ponteiras só irem até 100MHz, segundo o fabricante. Tenho um Tektronix TDS220 com 1 Gs/s.
Tava pensando em comprar um com mais funções e com display colorido. Em alguns casos, as ondas no LCD P/B se confundem.
Já vi que procurando com a string "Osciloscópio" no título, não retorna o tal tópico.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Maffeis » 19 Ago 2013 09:44

Eu criei um tópico assim
Porem havia criado no Boteco
Acho q fica 1 mês ativo somente o tópico
Maffeis
Word

Mensagempor RobL » 19 Ago 2013 10:00

Como você quer algo melhor ou com mais propriedades que seus osciloscópios, creio que é só escolher um modelo TeKtronics ou se quiser menor preço selecionar um super Rigol. No caso da compra do Rigol, se estiver na Europa (UE) compre na Batronix na alemanha, produtos previamente testados. Eles lhe enviam para qualquer pais da europa, em um dia por preço muito baixo, no seu caso sem VAT (informar que o scope não ficará na UE).
Agora, se for despoupar na Disney, sugiro somente o TeK.
RobL
Dword

Mensagempor mastk » 19 Ago 2013 18:39

Moral, abra um novo tópico, porem já lhe falo o seguindo, oscs estão muito em conta, partindo de mil reais existem diversas opções.
Eu tenho um Hikari, um Rigol, e já usei da Minipa e de mais alguns fabricantes e tirando o Rigol, os demais são um pouco mais caros e se comportam pior que ele.
O problema do Rigol é a ventoinha misiravel que faz um barulho do C_A_R_A_L_H_O, no demais ele é ótimo.

Um coisa que, recomendo que dê uma olhada é nos oscs de tela WIDE, posso bater uma foto para comparar, a tela WIDE fica muito bacana, se consegue ver melhor os sinais e se navega menos.
mastk
Dword

Mensagempor norad58 » 19 Ago 2013 20:47

Mor_al

Minha sugestao é Tek, Fluke(caro pra mais de metro) ou Agilent....o resto é brinquedo. :D
Tem osciloscopio na faixa de 4K dilmas de 100mhz com varios recursos novos como Analise de Fourier, interface USB para data storage, Historiograma, etc.
Tudo vai depender de quanto vc quer gastar.....

Exemplos:
http://www.farnellnewark.com.br/dsox201 ... 510,0.aspx

http://www.farnellnewark.com.br/tbs1102 ... 322,0.aspx
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 19 Ago 2013 23:14

Maffeis escreveu:Eu criei um tópico assim
Porem havia criado no Boteco
Acho q fica 1 mês ativo somente o tópico

Ah! Então deve ser essa a explicação de não encontrar.
RobL!
A viagem é para os EUA. Passar o Natal lá, mas na parte quente.
Mastk!
Basicamente pensei em um osciloscópio com as seguintes especificações:
Taxa de amostragem: 2Gs/s
No. de canais: 2
Formas de onda: Coloridas.
Funções:
a) FFT.
b) Medida de tempos.
c) Medida de frequência.
Escala mínima vertical: 2mV/div

Tenho alguns candidatos:
http://www.testequipmentdepot.com/tektr ... s2012c.htm
http://www.amazon.com/Tektronix-TDS2012 ... B00A4LKGAY
http://www.tequipment.net/RigolDS1102E.html
http://www.tequipment.net/RigolDS2102.html
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor chrdcv » 20 Ago 2013 15:58

MORAL, o pessoal da lista andou comprando osciloscópios Rigol (ou seria Rugoso? Depois da camioneta CHANA, e resistores do fabricante Mijo, não subestimo a capacidade dos asiáticos em bolarem tão bons nomes sem a realização de uma pesquisa em diferentes línguas/culturas), já ouviu falar deles?
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor denis » 20 Ago 2013 16:20

Dá uma olhada na questão da memória, alguns modelos como o Tektronix TBS1062 tem 2,5k enquanto o modelo compatível da Agilent DSO1052 tem 16k.

abs,
denis
Byte

Mensagempor RobL » 20 Ago 2013 17:36

Essa memo é muito importante. Acho que a Rigol mudou a unidade para Mpts (mega pontos). Neste caso é necessário saber quantos bits tem a memo para comparar. Só lembro o nome técnico dessa memo e outras partes quando vou comprar scope, mas acho que esta memo tem o nome de "Memo Depth" ou algo por aí. Em outras palavras, esta é a memo rápida e caríssima ligada diretamente a cadeia de ADC de alta velocidade (poucos Kbytes ). Não confundir com memo de gráficos (gravador) que tem vários Megas , são lentas e de baixo preço (memórias comuns). Por exemplo, tem Tek de dezenas de mil US$ que chega a ter em torno de 1M dessa memo rapidíssima, mas isso é para laboratório de pesquisa.
Outra parada para você que quer um bom LCD. Muito importante é a taxa de atualização. Comparar entre os modelos.
Se tiver cacife a linha DS4000 Rigol tem ótima relação custo/benefício. Mas TeKtronics tem KnowHow !!!
Hoje dentre muitas partes importantes em um scope, o bloco analógico de entrada do sinal é um dos mais importantes. Penso que a China não tenha um projeto próprio para esse bloco. Provavelmente a entrada do Rigol deve ser alguma licença da Agilent. Quanto ao trigger os TeKs são imbatíveis. Quanto a medir sinais com baixa amplitude os Teks tem menos ruído que os concorrentes. No entanto, a Rigol lhe entrega outras características e muitas outras propriedades por um preço um pouco mais brasileiro.
RobL
Dword

Mensagempor andre_luis » 20 Ago 2013 19:46

MOR_AL escreveu:Há algum tempo, apareceu um tópico com discussão sobre osciloscópio...Procurei o tópico com a palavra chave "Osciloscópio" mas não encontrei. Alguém saberia me informar qual o endereço desse tópico?

MOR_AL,

Quando eu desejo procurar qualquer coisa em algum fórum, vou direto para o Google e no caso aqui, coloco o domínio ( exemplo: "ASM51.eng.br + OSCILOSCOPIO" ). Por alguma razão, a ferramenta de busca dos fóruns funciona menos, apesar de terem a própria base de dados.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Ago 2013 21:20

chrdcv!
Não ouvi falar não, mas até que é engraçado, hehehe!
Denis!
Vou verificar isso!
RobL!
Então tem memória rápida, para o ADC e memória comum, para armazenar as ondas. Agora entendi o porque dos osciloscópios da Tektronics costumam informar um número bem inferior ao da Rigol. A primeira (Tek) refere-se às rápidas e a segunda às lentas (Rig).
Com relação à taxa de atualização, entendo que qualquer coisa maior que uns 30Hz já dá para enganar minha visão. É isso?
Dei uma olhada nos DS4000. É um sonho de consumo. Apenas um sonho. Teria raras necessidades.
É... Não se pode ter tudo a um preço inferior.
É um compromisso entre necessidade e custo.
Andre!
Boa dica. Valeu.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 20 Ago 2013 22:15

norad58 escreveu:...Minha sugestao é Tek, Fluke(caro pra mais de metro) ou Agilent....o resto é brinquedo...

Eu pessoalmente nunca me adaptei aos osciloscópios digitais.
Há algo na inércia no feixe dos TRCs que consegue filtrar os ruidos que por melhor que sejam os filtros dos TEK da vida, acabam poluindo a imagem.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor RobL » 21 Ago 2013 08:21

Quanto a taxa de atualização do display, não tem nada a ver com flicker. É a velocidade com que o hardware troca informação da entrada com o display, são displays especiais, rápidos. Compare esse dado entre os seus selecionados.
Note que a memo rápida do Rigol está em Mpts. Por isso fica maior, mas pode até ser maior. Tem que saber quantos bits. Chuto que 8 bits. Nteste caso deve ser Mpts/8 . Normalmente a memo para gravação, atinge vários Mbytes acima de 4Mb. A rápida poucos Kb, a não ser em scopes para pesquisa caríssimos. Aliás o preço está relacionado ao bloco de entrada e essas memo. O resto é brinde !!!
Sugeri, pois pensei que a faixa da linha DS4000 estivesse entre US$2,000 a 2,500. Sei lá, penso que compensaria um esforço. Mas ví agora na Batronix e está bem uns 30% acima.
RobL
Dword

Próximo

Voltar para Troca-se/ Procura-se/ Ofertas