Aquino escreveu:ou então é melhor se dedicar a gerir uma equipe, lidar com clientes, desenvolver as habilidades de negociação e colocar a cara na rua atrás de negócios? Me parece que os ganhos são bem maiores na segunda opção.
Se não tiver o perfil pra isso, acho melhor nem pensar em abrir um negócio. Tenho amigo que tem uma empresa que fatura razoavelmente, mas a coisa é sazonal, o que gera num nivel de estress elevado, além de que gasta a maior parte da energia lidando com atividdes burocráticas.
Eu trabalho numa empresa onde sou coordenador em carteira, e faço gestão de quase 10 pessoas, mas isso me afasta muito da área tecnologica, onde essas habilidades realmente seriam meu diferencial. Estou me preparando para tirar uma certificação em gerenciamento de projetos, mas apenas porque o mercado pede, poque pessoalmente preferia ter gasto a grana com outros cursos na minha área.
Aquino escreveu:Sabe, as vezes eu me pergunto: Compensa continuar estar se atualizando constantemente para ser sempre apenas o desenvolvedor, sem grandes ter pretensões salariais já que nosso trabalho não é valorizado
Isso não acontece lá fora, na Europa ou USA, onde existe desenvolvimento em escala e consequentemente oferta de emprego na área, valorizando quem sabe, e por isso estou decidido a sair definitivamente desse país, mas isso é uma outra história...conto depois se/quando conseguir.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."