Chamador com botão unico e interface USB/ETH

Empregos, propagandas, promoções, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Chamador com botão unico e interface USB/ETH

Mensagempor marchiore » 05 Fev 2021 10:08

Olá, estou precisando de um projeto que funcione da seguinte forma.

Central (placa/equipamento) para receber o sinal, esse sinal pode ser RF mesmo, pois a distancia pode chegar até 200 metros, controles com botão unico para ativar a central, cada botão tem que ter um sinal unico.

Objetivo do projeto:

temos um sistema de automação para bares, restaurantes e similares, queremos integrar nas mesas um botão que uma vez pressionado vai enviar o sinal para a central a qual vai mandar um sinal para a porta (USB ou ETH) que o botão numero (10 por exemplo) foi pressionado, com isso nosso sistema toca o aparelho de atendimento de todos os garçons avisando que houve uma chamada, já temos esta operação com QRCode, onde o cliente abre uma pagina e chama o garçom, só que o aparelho na mesa e bem mais simpatico ao uso para os consumidores.

Caso alguém tenha um hardware com funcionamentos similares podemos discutir

Obrigado.
marchiore

Re: Chamador com botão unico e interface USB/ETH

Mensagempor xultz » 05 Fev 2021 12:02

Não tenho um hardware pronto, mas você consegue fazer usando módulos prontos.
O primeiro pepino do teu produto é o transmissor. Você consegue resolver comprando um controle remoto pronto (do tipo de alarme ou portão automático). Se essa opção for suficiente, você ganha um tempão, o que precisa verificar é se você consegue comprar um controle que tenha um design adequado para a aplicação.
Um controle pronto utiliza uma frequência livre (a maioria é 433,9MHz) e tem dentro um chip codificador que possui um código único (geralmente de 24bits). Por este motivo, quando você pega por exemplo um motor de portão, ele precisa "aprender" os códigos dos controles que ele deve obedecer. O processo de aprender o receptor fica escutando qualquer controle, e quando recebe um código de controle ele guarda na memória. No funcionamento normal, se ele recebe um controle, ele verifica se o código está na memória, se estiver, ele aciona o portão.
Para o circuito receptor, o ideal é usar um módulo de receptor prá isso, tem muuitos no mercado e são bem baratinhos. O módulo basicamente fica escutando o RF e quando recebe uma modulação, coloca o sinal digital no pino de saída. O microcontrolador fica lendo esse pino digital para decodificar e calcular o código do controle remoto.
Daí prá frente, você faz com essa informação o que achar maia adequado, pode mandar prá um computador por USB, por TCP/IP, aciona um painel de leds, etc.

O que eu quero dizer é que é possível você desenvolver o circuito para tua aplicação usando esses blocos prontos (controle remoto e módulo receptor), sem precisa se basear em algum outro hardware pronto. A título de comparação, uma placa de controle de portão automático faz boa parte do que o teu produto precisa fazer.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor tcpipchip » 06 Fev 2021 10:03

Boas dicas Xultz!!!!!!!!!!!!!!!!!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor tronico » 08 Fev 2021 13:06

Olha se tem um sistema de automação para bares pronto, poderia usar o próprio ESP32 para conectar direto no sistema pela rede, assim não precisaria de uma central, mas claro vai precisar expandir a rede Wifi.
tronico
Byte

Mensagempor xultz » 08 Fev 2021 14:59

Da forma como você colocou, realmente é mais interessante fazer por wifi direto, mas o diabo morre nos detalhes.
Num restaurante você pretende colocar muitos transmissores (um por mesa pelo menos), e você pode imaginar instalação com algumas dezenas de transmissores. Assim sendo, o custo dessa parte será de mesas * transmissor. É muito difícil conseguir fazer um transmissor com ESP32 atingir o mesmo custo de um controle remoto de portão/alarme.
Um segundo detalhe é que no caso de um ESP32, o ideal é que ele se mantenha conectado para transmitir a requisição o mais rápido possível. Isso significa que ele vai ficar gastando energia da pilha mesmo sem estar sendo usado. Se ele se energizar quando apertar o botão, entrar na rede wifi, para daí transmitir a informação, pode perder agilidade. Um controle remoto tem a pilha eletricamente desconectada do circuito, e só se liga quando aperta o botão. A otimização do consumo de energia é máxima. Se pensar que todo transmissor é alimentado por pilhas, e que elas precisam ser substituídas quando esgotam, esse custo também é multiplicado pelo número de mesas. Se pensar que uma pilha de controle remoto pode durar anos até ter que substituir, qualquer coisa com durabilidade menor que isso implica em custos pro cliente.
A vantagem de usar wifi é que poderia colocar informações de volta para o cliente, o que pode ser um diferencial interessante. Poderia informar que o garçom já está indo atender, poderia mostrar o status do pedido (se ele já sendo preparado, ou coisas do tipo) mas obter essas informações da cozinha podem ser mais difíceis do que parece.
Se eu fosse pensar em fazer algo por wifi, pensaria em alguma solução que o cliente se conecta no wifi com seu smartphone e faria os comandos, assim o comerciante tem um gasto mínimo com hardware.
Sei lá, minhas ideia.
xultz
Dword

Mensagempor tronico » 08 Fev 2021 16:01

Muito bem, nem eu gostei muito da minha ideia com ESP32 kkk, o ESP32 até conecta bem rápido na wifi (< 3s) e poderia voltar a dormir mas ainda consumiria mais bateria e o custo do hardware seria maior em comparação com o controle remoto de portão/alarme.
Pelo o que eu entendi já existe a solução do cliente usando seu próprio Smartphone lendo o QRcode.
tronico
Byte

Mensagempor edsont » 08 Fev 2021 17:48

A idéia do controle remoto é boa.
Eu estava pensando se não teriam que ficar presas às mesas. Hoje em dia furtam qualquer coisa. É bem capaz de alguem furtar para usar a pilha do controle.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor eletroinf » 08 Fev 2021 20:20

Essa ideia tem no restaurante/café colonial Lisaruth, em Santa Cruz do Sul, que eu esporadicamente frequentava.
Veja na foto abaixo, no meio dos pratos/copos, tem o "chamador" e "cancelador" de garçom. Deve ser com pilha CR2032 pelo tamanho e é grudado na mesa.
Possui um botão para chamar o garçon e outro para cancelar a chamada e parece que o terceiro é para fechar a conta, mas eu não lembro.

https://www.instagram.com/p/Buq0GIznXn- ... _copy_link

Uma boa ideia é descobrir o fabricante para ver como é o produto. Talvez ligar para o restaurante e perguntar quem fornece...

Edit
O do Lisaruth é tipo esse aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... d5db58968d

https://www.paineis.com.br/chama-garcom ... om-de-mesa

Mas procurando no google tem pencas, principalmente no aliexpress
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor xultz » 09 Fev 2021 11:34

Quase todos os chips codificadores de controle remoto suportam 3 botões, então é simples de implementar a lógica do controle ter três funções diferentes.
Na minha primeira resposta uma coisa que eu coloquei é que SE o design de um controle remoto que já existe for adequado para o produto, aí era só partir pro abraço, mas esse é um aspecto que muito provavelmente não seria tão simples. Eu lembro de ter visto uma vez uma solução que o chamador estava integrado com o suporte de guardanapos da mesa, e acho que já vi outro que o chamador também era um daqueles suportes de propaganda do restaurante (que tem aquele papelzinho com sugestões de comidas, principalmente sobremesas). De qualquer maneira, o chamador em minha opinião precisa, além de ter um visual adequado para o estabelecimento, e ser a prova de vandalismo/furto (se o lugar vende bebidas, espere de tudo por parte dos clientes), e a prova d'água total (quando uma mesa fica livre e o garçom vai limpar pros próximos clientes, ele tem que fazer isso em questão de segundos e não o menor cuidado de não molhar o que tiver na mesa).
Sob este ponto de vista, eventualmente contratar um designer de produto e fazer um molde de injeção precisa entrar na planilha do custo do projeto. E esse tipo de custo às vezes assusta.
xultz
Dword

Mensagempor eletroinf » 09 Fev 2021 11:43

Sim Xultz, eu concordo com as suas afirmações.
Veja que as soluções existentes, como o do último link, usam módulos 433 MHz e possivelmente duas pilhas 2032 dentro ou alguma alimentação oriunda por debaixo da mesa, o que é possível se a mesma for fixa.

Enfim, este tipo de problema tem várias possíveis soluções, desde simples e "meia-boca" até aquelas minimamente decentes, que demandarão um custo maior e que possivelmente o cliente não vai querer.

Agora, ir no estabelecimento movimentado, com este tipo de facilidade instalada, é outro nível, eu usei e achei muito bom.

Veja só, o problema maior é mostrar o valor da solução para o dono do estabelecimento. Se ele não vê valor nisso, esquece.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Voltar para Divulgação