intalar windows num mac eh sacrilegio!
e nao sei se eh exatamente assim... apesar de ter um x86 lah dentro e muitos perifericos de PC, como fica a funcionalidade dos perifericos que nao existem em PC? por exemplo, o trackpad: o windows com certeza suporta um toque, dois toques e scroll vertical, mas como fica o scroll horizontal, tres toques e quatro toques? sera que suporta rotacao e zoom pelo trackpad? eu acho que eh o mesmo q comprar um iphone e querer instalar windows mobile hehehe
o principal problema eu acho que eh a memoria: tanto no OSX quanto no linux eu consigo rodar o sistema operacional e algumas aplicacoes tranquilamente com 2GB de memoria. de fato, em uma maquina com 4GB eh vejo nitidamente que nao apenas a maquina nunca usa swap, como sempre tem pelo menos 1GB de memoria totalmente livre. mas uma maquina com 2GB rodando windows jah fica capenga e com 4GB, quando muito, fica aceitavel.
outro problema eh a placa de video: muitos macs tem chipset intel onboard e o OSX eh reconhecidamente muito eficiente e usa muitos truques de longa data para acelerar o video, visto que os macs desde sempre usam framebuffer. alem disso, o video eh assincrono em relacao as aplicacoes, algo meio normal em qq unix. o windows, por outro lado, nao tem a mesma performance e precisa de aceleracao por hardware, sem falar q opera sincrono com o video.
se o video for lento, tudo fica lento junto.
e tem tambem o problema da bateria: ela dura mais de 8h na minha maquina rodando OSX. nem vou entrar no merito das diferencas entre um unix e um windows, mas tenho duvidas se o windows consegue fazer as baterias durarem o mesmo tempo. talvez a propria apple forneca drivers que facam o windows funfar bem, mas francamente, tenho minhas duvidas.
enigmabox escreveu:No MACOSX com o aplicativo Bootcamp o windows deve funcionar como num PC normal, dentro do CD de instalação do MACOSX tem os drivers para windows.
Dá pra instalar o Windows junto com o MACOSX, pode ser criada duas partições separadas no mesmo HD. Neste caso de instalaçao, deve ser instalar as tralhas de windows como antivirus , firewall, etc.
No caso de rodar em Virtualbox, onde é criado um arquivo/partiçao dentro do sistema operaional MACOSX, se o windows corromper é só apagar o arquivo e instalar outro via Virtualbox.
Acho que nao haverá muita diferença em rodar windows em MAC ou em PC, pois ambos usam arquitetura x86.