Protesto : Assassinato da ortografia

Coloque aqui sua bronca

Moderadores: 51, Renie

Protesto : Assassinato da ortografia

Mensagempor andre_luis » 26 Jun 2007 10:40

Humm...Será que escrevi direito ? :oops:

Pessoal, vamos ficar mais atentos aos erros de ortografia, ao menos nos títulos dos tópicos, pois alguns erros chegam a ferir os olhos de quem lê. :shock:

É compreensível que durante as 'conversas', haja uma certa pressa para aproveitar que o outro esteja on-line; mas nesse caso, nao vamos relaxar...ok ? 8)

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 26 Jun 2007 10:48

açacinato da ortojafia..

Po André.. Sacaneia não....

Este forum não é carta oficio on line.

De escrever "c vai ir" vc, etc. até concordo..
Mais abrir um post pra isso.. poutz.

Abração

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 26 Jun 2007 10:51

Poisé cara, eu vi a pouco um título de tópico com a palavra "esterno", e isso foi o começo do fim....
:evil:

É....pessoas à-frente-do-seu-tempo são mal-compreendidas....:D

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 26 Jun 2007 11:42

Poderia ser pior, por exemplo, com todo mundo traduzindo as mensagens no miguxeitor
(que ficaria assim):
poderIaH SE pioR...por exXxEmPlU...kUM todu MuNdU TrADuZinu AxXx mEnsagENxXx NU mIGuxXxeITor
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor proex » 26 Jun 2007 14:09

Os erros de digitaçao até que passam pois muitas vezes o dedo escorrega no teclado e ja esta comprovado que a mente humana tolera e consegue entender o texto mesmo tendo muitas letras trocadas.

Viram, terminei a frase acima sem uma virgula sequer.

Muito pior que erros de digitaçao, são os erros de concordância, erros na construção das frases.
proex
Dword

Mensagempor andre_luis » 26 Jun 2007 16:48

Percebi agora que enunciei mal meu protesto.

O que quiz realçar, foi a ocorrencia de erros no título dos tópicos, e não nas mensagens postadas. ( nao é pra sermos tao rigorosos assim... ).

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor ivan » 26 Jun 2007 17:53

A questão, a meu ver, é o português escrito nos títulos e no conteúdo tb. Devemos obedecer o mínimo da gramática para podermos nos comunicar decentemente. Pontuação, acentuação, concordância nominal e verbal. Senão, vai ser uma chuva de "nós vai" e "a gente fomos". Já chega ter q encarar os "tipo assim..." da vida.
Eu msm escrevo muita gíria e abreviações típicas de internet, adoro os regionalismos - o tu dos gaúchos, o xente do nordestino, etc - mas procuro seguir, no mínimo, as principais normas da lingua portuguêsa. Posso até não conseguir totalmente, porém tento!
Minha filha cursava a 3a série na escola pública, a melhor próxima de minha casa no RJ. Em uma reunião de pais, eu argumentei q a escola poderia enviar os livros disponíveis na biblioteca para q os aluno lessem em casa, pois quem lê bastante, passa a falar e escrever melhor e tem mais chance em concursos. Os outros pais reclamaram quase em côro:
- Se a gente não lê/fala direito, porquê nossos filhos tem que ler/falar melhor que nós?
A partir do ano seguinte, pois era o mês de outubro, minha passou a só estudar em escola particular.

Mas, cada um é juiz de si mesmo!
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor renatokodaira » 26 Jun 2007 19:45

Eu concordo com você André, mas ninguém vai ser imune a cometer erros de português. Por exemplo, só nesse tópico, você escreveu "quiz", quando deveria ser "quis" pois o verbo é querer e no subjuntivo fica quiser com "S".
Você também escreveu "Eu vi a pouco", quando deveria ser "Eu vi há pouco" , ou seja você matou o verbo haver no sentido temporal (de passado).

Já o Fabim escreveu: "Mais abrir um post ..." quando deveria ser "MAS abrir um post ..." sem falar que post quer dizer o quê ?

Então vai ser difícil .... a culpa é que brasileiro não gosta de ler (livros) e a internet tá piorando tudo, pois os erros estão se propagando pois tudo mundo se mete a escrever e escreve de qualquer jeito, alguém lê e aprende errado e por aí vai ...

Agora, achem os meus erros de português kkkkkkkkk deve ter alguns :o)
renatokodaira
Byte

Mensagempor renatokodaira » 26 Jun 2007 22:48

Eu acho que podíamos criar uma lista com os erros mais comuns e colocar a forma certa, deixando o tópico permanente para o fórum. Quando algum colega escrever algo que esteja errado, quem quiSer corrigí-lo teria a oportunidade de acrescentar a correção na lista e assim todo mundo aprenderia a forma correta.

Por exemplo eu vejo muito:

Excessão (errado), correto é exceção

Tenção (errado), correto é tensão

Estensão (errado), correto é extensão

"Há muito tempo atrás" (errado), o certo é "Há muito tempo" ou "muito tempo atrás" (o "há" já tem conotação de passado)

"Fazem três horas" (errado), o certo é "Faz três horas" (quem faz é o tempo, não as três horas - o verbo fazer no sentido de tempo sempre fica no singular).

Voltagem (errado), o certo é tensão, tensão elétrica.

Amperagem (errado), o certo é intensidade de corrente elétrica, ou simplesmente corrente.

KHz, Khz, KHZ (todos errados), o certo é kHz (o prefixo "k" deve ser minúsculo, para não confundir com o símbolo "K" de kelvin). O mesmo vale para km, kg, kA, etc

"graus celcius" (errado) - correto: "graus celsius"

e assim vai ...
renatokodaira
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Jun 2007 09:39

Ok...bom, escrever é uma arte também...O modo como editamos e formatamos nossas mensagens é parte da nossa personalidade, por isso tomamos certas 'liberdades' de expressão, que em nada comprometem a intelegibilidade do conteúdo.

Mas, sobre a ocorrencia de erros de ortografia durante as 'postagens' é natural, uma vez que estamos conversando em um chat praticamente on-line, mas é meio sofrível quando - na falta de um ? - temos que adivinhar se o camarada está perguntando ou se está afirmando...isso quando o que ele escreve está compreensível...

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor renatokodaira » 27 Jun 2007 10:16

Inteligibilidade ... :D
renatokodaira
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Jun 2007 13:26

Então ? Isso não comprometeu a inteligibilidade da mensagem.
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 27 Jun 2007 16:14

bom olha bem o açassinato do portujes.

Quadrilha Japonesa acaba de assaltar um Banco!
A polícia já sabe o nome de todos, qualquer informação favor
ligar 190!

-Sataro Obanko
-Kataro Ochefe
-Mataro Ocaxa
-Kontiro Nakara
-Kataro Anota
-Mijaro Nakalssada
-Trokaru Unstiru
-Acertaru Uzome
-Kagaru Dimedu
-Pularo Omuro
-Kaíro Nuxaum
-Sairo Korreno
-Fujiro Nakombi
-Erraru Kamin
-Batero Nomuro
-Trokaro Dikarru
-Pegaru Karona
-Sairo Vazadu
-Caíro Nubuero
-Uzome Pegaru
-Entraro Nakana
-Tomaro Noku

Qualquer informação deverá ser dada ao delegado: Ossaco Tamuxo........não esqueça por favor!!!! pessoas muito perigosas!!!
fabim
Dword

Mensagempor ze » 12 Jul 2007 08:05

cheguei meio atrasado, mas...
gostaria de concordar com os companheiros que solicitaram verificações ortográficas nos textos [inclusive].
Ao meu ver, erros de escrita empobrecem sim a leitura. Imagine um estrangeiro tentando aprender nossa língua lendo frases com erro de digitação (ou ortográfico/gramatical).
Imagine-se aprendendo inglês lendo texto com erros...
Ou alguém utilizando um tradutor automático com textos errados...
Ficaria ininteligível (!) na sua língua nativa.
(será que alguém entraria neste forum para aprender língua portuguesa??) :D
Indo um pouco mais além: falar corretamente também tende a ganhar importância adicional devido à introdução de tradutores eletrônicos em tempo real o qual seria impossibilitado de traduzir um caipira (sem discriminação - só para ilustrar) por exemplo

Nota 9,9999999999 para o autor do tópico (que cometeu alguns erros, ou melhor, enganos ortográficos em seu texto)

Herrar é umano!!
ze
Dword

Mensagempor regiscruz » 16 Jul 2007 22:28

Eu mesmo sou expert em escrever errado neste forum....rs... estou até com vergonha agora.

Meu Deus, porque não fomos colonizados pelos inglêses...rs... Teriamos muito menos problemas em todos os sentidos....
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Próximo

Voltar para Boca no trombone