Temperatura CPU do PC

Coloque aqui sua bronca

Moderadores: 51, Renie

Temperatura CPU do PC

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 30 Ago 2008 15:33

Temperatura CPU do PC
Os fabricantes de uP, Intel inclusive, colocam um 'treco' expesso para o
acoplamento térmico uP/Dissipador de calor.
Será que ignoram que a pasta térmica não é boa condutora, e que o correto é usar a quantidade mínima possível ?
Agora mesmo estou aqui com uma placa mãe da Positivo / Intel com o Pentium colado ao dissipador, pois a droga do 'treco' ressecou.

E pior a alavanca do conector de força de inserção zero, da CPU, não estava travada.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor leoabubauru » 02 Set 2008 14:06

Amigo Djalma,

será, peraí, tem alguma coisa errada com o que aprendi nos últimos anos...
pasta térmica não é boa condutora (de calor)? Pra quê serve, então, a pasta "térmica"?

- http://www.guiadohardware.net/termos/pasta-termica
- http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126

Abraço

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 02 Set 2008 14:24

leoabubauru escreveu:Amigo Djalma,

será, peraí, tem alguma coisa errada com o que aprendi nos últimos anos...
pasta térmica não é boa condutora (de calor)? Pra quê serve, então, a pasta "térmica"?

- http://www.guiadohardware.net/termos/pasta-termica
- http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126

Abraço

Laercio

Deve-se colocar pouca pasta, na verdade a pasta é para "tapar" o espaço entre o uP e o dissipador, pois o ar seria um péssimo condutor. Existem pastas a base de aluminio(ou coisa do genero) que melhoram a transferência, mas mesmo assim não se deve colocar muito.

Abraço
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 02 Set 2008 14:59

leoabubauru escreveu:Amigo Djalma,
pasta térmica não é boa condutora (de calor)? Pra quê serve, então, a pasta "térmica"?...

Leoabubauru Faça a seguinte experiência:

Estenda um filete de pasta térmica sobre a mesa 1 1/2 a 2 cm de comprimento , coloque o dedão indicador em uma extremidade e a ponta do ferro de soldar a 350° C na outra extremidade. O Dedão reclamou ? rsrsrs

Para que serve o Jorge Francisco disse. As superficies do uP e do dissipador aparentemente são lisas, mas se colocar um microcópio tem mais picos que o Monte Everest e mais depressão que a Holanda rsrs. A pasta térmica preenche esses espaços.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor ernande_filho » 03 Set 2008 01:07

Lapida teu dissipador que ajuda e muito!

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=52343
Ernande Filho

==>> Meus cabelos já não caem, PULAM!! <<==
ernande_filho
Byte

Mensagempor andre_luis » 04 Set 2008 14:03

A nova moda agora é usar célula de peltier, mas isso é caro e difícil de encontrar no Brasil.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 04 Set 2008 18:37

andre_teprom escreveu:A nova moda agora é usar célula de peltier, mas isso é caro e difícil de encontrar no Brasil.

+++

É nada, digite peltier no mercadolivre, deve ter para lá de umas 10 ofertas
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor leoabubauru » 04 Set 2008 19:37

Desculpem-me, amigos. Acredito que eu não tenha sido claro em minha colocação.

Entendo o fato de a superfície não ser lisa. Entendo, também, o fato de que muita pasta térmica provoca muita sugeira (sempre detestei quando esbarro em algo com pasta) e que aquelas pastas escuras que alguns montadores de PC usam no processador, endurecem com o passar do tempo dificultando o trabalho. Entretanto, só o fato de ela ser melhor condutora que o ar já é bom sinal. Se não fosse boa condutora, usaríamos, sei lá, talvez gelatina, no lugar de pasta térmica (brincadeirinha)! Pense no exemplo do Jorge, Djalma: pra que tapar os espaços com algo que não ajuda a condução de calor?

Com relação ao teste sugerido, Djalma, não esqueça que a mesa vai dissipar o calor também.

Neste sentido, portanto, estou com vocês: realmente a pasta térmica em excesso atrapalha o nosso trabalho (entendo que colocar muita pasta térmica não diminui mais a temperatura do que colocar uma quantidade ideal. Apenas suja mais). Noutro, porém, discordo: Pasta térmica é, de fato, boa condutora. Basta analisar o "datasheet" de uma...

Gostei da técnica de polimento...
Aqui no Brasil já tem gente vendendo célula de peltier...

Abraços

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Set 2008 21:14

Leoabubauru

O ar se estiver contido em um recipiente pequeno, é péssimo condutor de calor, porque? Porque não há convecção.

Tudo é relativo, então a pasta térmica é muito melhor condutora que o Ar, nessas condições.

não esqueça que a mesa vai dissipar o calor também.

Repita a experiência então com um condutor de cobre, será que a mesa vai impedir de queimar o dedo?

Do polimento manual: Há o risco da superfície ficar espelhada mas, não plana o que seria bem pior. E depois, a imperfeição do polimento aumenta a superfície efetiva. Parece estranho isso? Então escale o morro que possua um túnel e desça do outro lado, não é um caminho muito mais comprido que o túnel ?

Nos capacitores eletrolíticos as lâminas de alumínio são cauterizadas para aumentar a superfície.
Faça uma “Autópisia” em um para ver.

Abraço e boa escalada :lol:
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Set 2008 07:56

phophollety escreveu:
andre_teprom escreveu:A nova moda agora é usar célula de peltier, mas isso é caro e difícil de encontrar no Brasil.

+++

É nada, digite peltier no mercadolivre, deve ter para lá de umas 10 ofertas

Mas a que custo ? Voce pagaria 60 reais por isso ?
Na China custa centavos, obviamente em quantidade.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor gordomlm1 » 06 Set 2008 12:26

O excesso de pasta térmica "sempre" será espirada pela pressão do conjunto processador/dissipador, vide a lei de física que diz que "dois corpos (no caso três) não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo".
Aí sim quando se tem pasta em excesso a sujeira em volta é de lascar.

Mas o terrível é pegar micros de grandes e conceirtuados integradores e descobrir que montaram micros sem a pasta térmica ou outro produto similar, existem os condutores térmicos do tipo "não contaminante" - normalmente na forma de uma fita cinza e que atuam ou ficam moles acima de 85°C - se moldando ao espaço livre, e após um ano de funcionamento irregular, a garantia só restaura mau e porcamente o sistema operacional, descobre-se que a solução custava uns poucos centavos. Quando não se tem que se trocar a CPU por estar sériamente compromentida, ou mesmo um hd por ter sido danificado por funcionamento errático do sistema .

Agora F*** mesmo é a inteligencia de uns e outros conforme as fotos abaixo:

Imagem

Imagem

Vou me abster de comentários, sei lá se burrice não é contagiosa.
Exemplo de uma montagem realizada por uma grande empresa do setor.

Algo bem comum de acontecer

Abraços

Maury
gordomlm1
Nibble

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Set 2008 17:08

gordomlm1 escreveu:O excesso de pasta térmica "sempre" será espirada pela pressão do conjunto processador/dissipador, vide a lei de física que diz que "dois corpos (no caso três) não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo".

Olha meu caro, quando montei meu PC veio com o uP Intel um disco expesso de aproximadamente 1 mm. Ele não éra pasta térmica pura não pois era muito consistente, joguei fora e apliquei uma finíssima camada da pasta térmica, até hoje esta aqui funcionando e nunca superaqueceu.
E nem eu dei trabalho a Física rsrsrs
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Set 2008 17:18

andre_teprom escreveu:
phophollety escreveu:
andre_teprom escreveu:Mas a que custo ? Voce pagaria 60 reais por isso ?

Para manter a Cerva a caipirinha, gelada, o cafézinho quente ou Pentium "fresquinho"
(Que fresco ele já é, cada dia se comportade modo diferente, as vezes inicia rápido outras nem inicia) pagaria, pago, vou lá gora mesmo ao mercado livre :D :D :D
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 07 Set 2008 21:04, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor gordomlm1 » 07 Set 2008 20:42

:?: É, a surpresa seria se não funcionasse. HEHEHEHE :shock:
gordomlm1
Nibble

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Set 2008 21:21

Pois é.

Pô o meu TK 8000 = TK da Sincler nunca travou e tem até funçõesTrigonométricas e notação científica. Até hoje tenho ele aki.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para Boca no trombone