Livro programação CLP PLC Ladder (iniciante,sujestão)

Opiniões / comentarios sobre livros

Moderador: 51

Livro programação CLP PLC Ladder (iniciante,sujestão)

Mensagempor menegola » 03 Nov 2009 08:03

Ola pessoal...

Alguem poderia me dar uma dica?

Tenho interesse em começar estudar programação CLP,PLC LADDER.

Tenho bom conhecimento em acionamento,mas me falta conhecimento em programação software.

Alguem poderia me sugerir algum livro para iniciante com exemplos para iniciar essa cominhada.
menegola
Word

Mensagempor leoabubauru » 03 Nov 2009 12:56

Olá, Menegola

Eu já trabalhei com PLCs e não me lembro de livros específicos. Isso porque a maioria esmagadora dos fabricantes de CLP não adotam um padrão, ou seja, cada um tem o seu Ladder específico. Há anos a indústria vem tentando uma padronização. Já há até normas para isso, mas não são todos os fabricantes que a adotam.

Sugiro que procure no Google alguma tese ou outro tipo de trabalho. Escolher um fabricante e estudar códigos prontos.

Você pode optar por um fabricante nacional. Conheço a ATOS (www.atos.com.br). No site tem o telefone do suporte técnico. Tenho certeza que eles poderão te ajudar neste estudo.

Abraço

EDIT:

Talvez este te ajude, mas não o conheço. Só vi o índice.

http://www.editoraerica.com.br/indice.a ... oma%E7%E3o
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor Silvio51 » 03 Nov 2009 13:16

Menegola...

Trabalho com automação há bastante tempo... o que posso te dizer é que para iniciar você dificilmente vai encontrar um bom livro. O ideal seria você fazer um curso de PLC no Senai (S7-200 Siemens) e também baixar apostilas que têm aos montes na internet. S7-200 foi só uma referência, pois sabemos que os CLPs Rockwell (SLC500, Micrologix, Compactlogix e ControlLogix) são bem mais utilizados. Procura por apostilas do SLC500 que têm material bastante interessante e didático.
Silvio51
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Nov 2009 16:11

http://www.cq.cx/ladder-pt.html

Mas, para contrôle discreto prefiro o GRAFCET + o Processador Booleano do 8051

Ver msg minha em:
http://asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=859&start=15
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 29 Jan 2012 19:59

eu estou precisando de algo mais específico, como utilizar as saídas analógicas e entradas analógicas.
Estou com um Metaltex GPM18 com módulo de expansão e gostaria de exemplos práticos da aplicação das entradas e saídas analógicas.
alguém possui algum material? não entendi o material disponibilizado pela própria empresa.
Agradeço qualquer ajuda.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para Livros