Erratas do livro Microcontroladores PIC: Programação em C

Opiniões / comentarios sobre livros

Moderador: 51

Mensagempor hermes » 11 Mai 2007 20:52

Olá Fábio e pessoal,

Folheando o livro agora a pouco, acho q encontrei um errinho no exemplo 12.5 da página 249:
Código: Selecionar todos
if (x=1) y=1;

Espero que ajude para as erratas.

[]'s
hermes
Bit

Mensagempor Lorin » 11 Mai 2007 21:21

Se vc fizer assim estará atribuindo 1 a variável x.

No livro está assim:
.
.
if (x == 1) y = 1;
.
.
que é um operador de comparação relacional equivalente a: Igual a.
Daí:
Se (x == 1) <1> verdade faz y=1.

Bem estou entendendo assim...

Sdçs
Lorin
Bit

Mensagempor hermes » 15 Mai 2007 01:01

Sim, o meu é da primeira edição e o código está como eu postei...como não vi nas erratas achei q ainda continuava assim nas edições mais novas...
Assim como na página 119 aparece:
teste long int [10];
teste [10] = 300; //este elemento está além do fim da matriz

Na primeira linha, o identificador aparece antes do tipo de dado, quando deveria ser o contrario, suponho eu...

Na página 183 aparece:
SQRT()
Calcula o valor de x na y.

Repetiu a descrição da função anterior que está na mesma página.

Estou postando esses errinhos da minha edição para, caso não tenham sido corrigidos nas demais, ajudar nas futuras erratas.

[]'s
hermes
Bit

Mensagempor Lorin » 15 Mai 2007 09:28

Quando aparece estes "errinhos", quando percebo eu coloco uma "?" na linha que ocorre o erro, então:

Na página 119 eu coloquei a "?" nesta linha também, corrigindo fica assim:

long int teste [10];

E na página 183 do capítulo 11 - Funções do Compilador (este capítulo, está bastante marcado com interrogações), no meu livro da 3a edição está assim:

POW()
Calcula o valor de x elevado a y.

SQRT()
Calcula o valor de x elevado a y.

Ou seja, as descrições estão iguais...

Quem sabe o Fábio não tenha uma recaída pelos PICs e não faça uma revisão e uma atualizada neste livro com muitos novos exemplos e PICs novos? não é?

Ou então o negócio é pegar o livro e placas do Freescale...Heheheheh

sdçs
Lorin
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 15 Mai 2007 11:21

Pessoal,

Pois é, infelizmente escrever livros técnicos no Brasil não é tarefa fácil, escrever sem suporte do fabricante é pior ainda e escrever/revisar sozinho é ainda mais complicado.

Estou ciente de que o livro contém muitos erros, a grande maioria erros de revisão que passaram despercebidos, outros, originados pelo recurso de copiar e colar do windows.

Sempre que um erro chega ao meu conhecimento, eu o marco para inclusão no arquivo de erratas da editora, mas nem sempre isso acontece no mesmo instante, pois eu tenho outras ocupações que me garantem o sustento e infelizmente o trabalho em relação aos livros é relegado ao segundo plano e é feito nas minhas horas vagas.

Hoje em dia posso contar com alguns amigos que me auxiliam (dentro das suas disponibilidades) a revisar alguns pontos dos novos livros que escrevo. Isto aconteceu com o livro de MSP430 e vem acontecendo com o novo livro sobre ARM. Além disso, hoje em dia estabeleço prazos maiores para escrever os livros e desta forma, eu mesmo realizo inúmeras revisões e modificações durante o processo de escrita do livro.

No entanto, infelizmente não tenho como alterar o conteúdo dos livros que já foram impressos e este é a função das erratas. Tudo o que posso fazer é pedir desculpas pelos erros e imperfeições dos livros e tentar proceder de forma a garantir que tais erros sejam eliminados nas futuras edições do livro.

Sobre uma edição atualizada do livro, não sei até que ponto isto seria viável. A minha versão do CCS (registrada) já está há muito expirada e não tenho mais trabalhado com PICs em novos projetos.

Eu não descarto esta possibilidade, mas esta não é uma prioridade para mim.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor xultz » 15 Mai 2007 12:53

Fábio, eu não sei que critérios de confiabilidade você usa para escolher os "beta testers" dos textos dos teus livros, mas quero me colocar a disposição para ajudar na revisão do livro de ARM.
Como infelizmente nos conhecemos pessoalmente somente uma vez (no curso de FPGA do Augusto Einsfelt) eu compreendo perfeitamente se você não depositar confiança em mim para a tarefa, e se for este o caso, não se preocupe em responder ou se explicar a respeito.
Porém, se você quiser que eu entre no time dos revisores, é só me contatar pelo meu email (xxultz@gmail.com) e me dizer no que posso ser útil.

Forte abraço!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor xultz » 15 Mai 2007 12:56

Só mais um detalhe que esqueci de comentar, você disse anteriormente que o livro vai ser baseado principalmente na linha de ARM da ST, eu tenho o kit de ARM da ST que foi vendido no Brasil, e isso facilita no caso de querer testar alguma rotina ou procedimento descrito no livro, além de eu ter alguma experiência com desenvolvimento de firmware prá linha LPC21XX da NXP usando o gcc.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor hermes » 16 Mai 2007 02:54

Estamos aí pra ajudar! :wink:
hermes
Bit

Mensagempor zielpunkt » 16 Mai 2007 09:15

Então,

Eu trabalhava exclusivamente com assembly e tinha até certa repulsa ao C, por questões daquelas barreiras que a gente mesmo coloca no aprendizado de coisas novas. Foi por meio do livro do Fábio que essa dificuldade tem se resolvido, no meu caso. Digo isso para reforçar a percepção da importância da sua publicação a qual, mesmo com os diversos "bugs" de revisão, torna-se uma ferramenta importantíssima num pais como o nosso, tão carente desse tipo de informação. Isso vale para os demais livros que publicou, os quais certamente tornam-se o livro de cabeceira de um monte de doidos por ai.

Portanto, Fábio, considere o escrito acima como um agradecimento e aproveito para sugerir que abra um espaço na internet, onde os seus leitores possam trocar idéias, informações e colaborar, como já procuram fazer desde a muito tempo, com o aperfeiçoamento das suas obras. O custo mensal disso é relativamente baixo e as tais atualizações e correções "just in time" poderiam dar ainda maior credibilidade ao belo trabalho que vem fazendo, desde o "Tecnicas Avançadas". Além do fato de te permitir promover os seus livros, disponibilizando 'um capítulo' de avaliação, etc. Mas é apenas uma sugestão.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor assamaral » 12 Jul 2007 13:39

Pessoal,

Analisando as fotos, percebi que faltou algo importantíssimo, o copo de café preto, ou aqui no RS seria o Chimarrão, hehehehe. No mais, estas montagens são todas iguais, só muda o endereço do projetista.

Sds.
assamaral
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 12 Jul 2007 14:08

assamaral escreveu:Pessoal,

Analisando as fotos, percebi que faltou algo importantíssimo, o copo de café preto, ou aqui no RS seria o Chimarrão, hehehehe. No mais, estas montagens são todas iguais, só muda o endereço do projetista.

Sds.

Não entendi ...

Do quê exatamente você está falando ? Que fotos ? Que projetista ?

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor jean » 12 Jul 2007 14:25

acho q o assamaral usou outro tipo de "erva"no chimarrão dele. hehehehe
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor assamaral » 12 Jul 2007 15:14

Hahaha, outro tipo de erva, foi boa. :D

Eu falava das fotos da "página 1" deste tópico, lá tem as fotos de montagens...
assamaral
Bit

Respondendo ao LORIN

Mensagempor hemasc » 05 Mar 2008 21:30

Assunto: Respondendo ao LORIN

As duas perguntas que me fizestes, as respostas são sim!!!
hemasc
Nibble

Re: Respondendo ao LORIN

Mensagempor Fábio Pereira » 06 Mar 2008 13:19

hemasc escreveu:Assunto: Respondendo ao LORIN

As duas perguntas que me fizestes, as respostas são sim!!!

Não entendi o post ... Será que o autor poderia ser um pouco mais claro?

O penultimo post é de quase UM ANO atrás ...

Até+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Livros