Erro do Livro ou Meu?

Opiniões / comentarios sobre livros

Moderador: 51

Erro do Livro ou Meu?

Mensagempor Iran » 21 Jul 2008 19:13

Não sei se alguém vai ter saco de olhar isso, mas alguém que já viu e lembra ou alguém que esteja vendo se responder ficarei grato.

No livro Introduction to Simulink with Engineering Applications disponivel em www.gigapedia.org nos exercícios do capítulo 1 página 1-29 temos esses 3 problemas.

1. Use Simulink with the Step function block, the Continuous−Time Transfer Fcn block, and the Scope block shown, to simulate and display the output waveform of the RLC circuit shown below where is the unit step function, and the initial conditions are iL(0) = 0, and vC(0)

2. Repeat Exercise 1 using integrator blocks in lieu of the transfer function block.

3. Repeat Exercise 1 using the State Space block in lieu of the transfer function block.

Lá tem o circuito e as respostas (Vc(t)), que deveriam ser as mesmas, porém, a resposta da questão 2 não bate com a 1 e 3 que acho estão certas.

Achei estranho uma derivação que foi feita numa equação integro- diferencial na questão 2, a derivação do degrau unitário resultou em zero quando no meu entendimento deveria ser um Impulso.

Grato,
Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor Iran » 21 Jul 2008 20:17

É, fucando um pouquinho mais descobri, minhas suspeitas estavam corretas, a derivada do degrau é um impulso, então está errada a equação diferencial depois da derivação, está errado o diagrama de blocos, depois do bloco Step temos de inserir um diferenciador.

Esta errado tb a saída, introduzindo o diferenciador a resposta se iguala as outras.

Estou usando a primeira edição do livro, na segunda isso já deve ter sido corrigido.

Fica a Dica.
Zé Iran.
Iran
Word

Mensagempor MOR_AL » 04 Ago 2008 12:22

Olá Iran. Tudo bem?

Há um detalhe a mais com relação a diferença entre um impluso e uma onda degrau diferenciada.
Teoricamente o impulso possui todas as frequências. Seu espectro é contínuo, com a mesma amplitude e a área (do impulso) é unitária. O detalhe é que as defasagens são nulas. Iguais. Todas as senóides iniciam ao mesmo tempo. f(t) = sen (wt + 0).
Já em um degrau com um diferenciador isso não acontece, a menos que este diferenciador seja teórico. Verifique a resposta da fase do degrau diferenciado e compare com a do impulso.

Só comentei porque este detalhe eu ainda me lembro. Se perguntar mais provavelmente já não saberei lhe responder sem ter que reestudar este assunto.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Livros