Ola Marcelo,
Respondendo diretamente a sua pergunta, copio aqui o que eu achei na página principal do projeto, que por sinal acabei esquecendo de colocar o post original:
http://www.wxwidgets.org/
wxWidgets lets developers create applications for Win32, Mac OS X, GTK+, X11, Motif, WinCE, and more using one codebase. It can be used from languages such as C++, Python, Perl, and C#/.NET. Unlike other cross-platform toolkits, wxWidgets applications look and feel native. This is because wxWidgets uses the platform's own native controls rather than emulating them. It's also extensive, free, open-source, and mature. Why not give it a try, like many others have?
Como escrito na terceira frase, pode-se ver que ele é feito exatamente para se parecer como um programa nativo. E mais, existe o wxUniversal no qual vc pode deixar o seu programa com a mesma cara em todos os sistemas.
Não puxando a sardinha para o lado deles, mas já puxando:
- O Kicad é baseado nele.
- O Audacity também é baseado nele
- O SymLab também é baseado nele.
Mais alguns exemplos:
http://www.wxwidgets.org/about/screensh.htm
Lá vc poderá ver que o ambiente para Linux e para Windows são diferentes, mas as funcionalidades são as mesmas.
Mais algumas historinhas sobre o wxWidgets:
- Era para se chamar wxWindows, mas a microsoft conseguiu proibir esse nome;
- Ele começou a ser criado em 1992; Mas em 1998 saiu a versão 2.0. Então eles estão trabalhando a mais de 10 anos com a mesma versão, mas agora já se encontra na 2.8. O que está muito estável e funcionando redondo. (Pelo menos para os meus projetos!

);
- Existe um livro free que eu postei lá em cima com mais de 700 páginas explicando sobre tudo;
- Existe uma vasta gama de código com suporte para periféricos. Um que eu achei muito interessante e funcionou foi a WebCam. Funciona perfeitamente em Windows e Linux, sendo que é necessário usar 2 libraries diferentes(V4L e V4W), mas rodou com o mesmo código na camada mais alta(WxWidgets);
- O fórum funciona! (Experiência própria)
- Eles tem várias ferramentas para se fazer drag and drop, As mais comuns são o wxDev-Cpp(windows somente) e wxDesigner.
- Existe uma IDE que roda tanto Windows como Linux: CodeBlocks.
Problemas que tive com ele:
- Para imagens ele é lerdo, mas é que eu precisava usar outro tipo de objeto e ainda não utilizei. Então, de modo geral, tratamento de imagem é lerdo.(Pelo menos até eu usar um outro objeto que eles me sugeriram)
[]'s