andre_teprom escreveu:Salve Jorge,
Opa...acho que me expressei mal.
Na verdade, o problema não é com a programação do módulo.
Minha dúvida é saber como avaliar o serviço da operadora (TIM) quantitativamente. Há uma série de variaveis :
1) O nosso equipamento, que usa um G20 se comporta de maneira diferente dependendo da ERB onde esteja conectado. Me parece qua algumas embora o sinal seja forte, a rede de voz ( que deve estar saturada ) tendo prioridade sobre dados, esteja avacalhando com a nossa conexão GPRS.
2) Em SP leva alguns segundos pra realizar a conexao GPRS. Aqui na Barra, leva algumas vezes quase 1 minuto.
3) Em SP, onde a rede é GPRS ( como o modem também ) é menos problemático. Aqui, onde é EDGE - que acredito ser retro-compatível - é mais problemático.
4) Existe algum algorítmo, link da web ou equipamento para avaliar a qualidade da operadora ? Já me disseram aqui que o modem Wavecom possuia algo parecido. Mas eu queria informacoes mais precisas.
E por aí vai....As nossas dúvidas são a respeito dessas informaçoes.
Obrigado.
+++
Andre,
Desenvolvi sistema de telemetria utilizando rede GSM para troca de dados e pude constatar algumas situações, pelo menos aqui em São Paulo:
- A rede de voz é mais prioritária sempre e a operadora não muda isso a não ser que você contrate um serviço de rede de dados exclusivo para você;
- Seguindo a prioridade de voz, nos horários de pico, o throughput da rede é impactado, chegando em situações que eu nem conseguia conectar com meu equipamento.
- Existem comandos (AT) para os modems da Motorola que eu utilizo no meu G24, não sei se são os mesmos mas, seguem abaixo:
Verificar a intensidade do sinal da ERB atual (CSQ):
AT+MIPCSQ?[ENTER]
Lista ERBs disponíveis:
AT+MIPCSQ=?[ENTER]
Existem novos modems com capacidade de dois chips GSM, podendo ser de diferentes operadoras e o modem pode ser configurado para funcionar no chip de melhor sinal.